Velocidade Online

Mundial - Karting

MUNDIAL - KARTING - EKO PRESENTE NA IAME WINTER CUP EM VALENCIA

Quarta, 13 Fevereiro 2019 00:28 | Actualizado em Quarta, 23 Outubro 2019 03:53

EKO Presente na IAME Winter Cup em Valencia

 

Na preparação da nova temporada de karting, a Escola de Karting do Oeste (EKO) deslocou-se à região espanhola de Valencia na passada semana, para competir na IAME Winter Cup, prova internacional que abre a temporada da IAME X30 Euro Series.

 

Foi no passado fim de semana que o Kartódromo Internacional Lucas Guerrero, em Chiva, Valencia, recebeu a primeira prova da temporada da IAME X30 Euro Series, a IAME Winter Cup. Encarando esta prova como uma excelente oportunidade para preparar a temporada no Campeonato de Portugal de Karting, além de proporcionar uma enriquecedora experiência em corrida aos seus pilotos, a EKO levou até Espanha os jovens, Diogo Martins e Santiago Ribeiro, para estes fazerem parte do pelotão de 59 pilotos que participaram do evento na categoria X30 Júnior.

Com invulgares oportunidades de rodar em pista e em situação de corrida, inúmeras vezes num curto espaço de dias, Diogo Martins e Santiago Ribeiro estiveram grande parte da semana em Espanha, efetuando um total de três sessões de treinos oficiais (uma delas cronometrada), três mangas de qualificação e ainda uma corrida no derradeiro dia (Domingo), determinante para uma possivel qualificação para a Final, para a qual apenas os 34 melhores pilotos teriam lugar.

Os dois jovens portugueses, em nítido processo de aprendizagem no karting de alta competição, foram confrontados com alguns dos melhores pilotos da atualidade na categoria X30 Júnior e com um pelotão de participantes com muito mais experiência de alta competição. Assim sendo, foi o principal foco da EKO que os dois jovens, ambos aos comandos de karts da marca Birel ART, pudessem aprender o máximo e arrecadar experiência deste evento, que os possa ajudar na sua evolução no karting.

Nenhum dos dois pilotos conseguiu o acesso à grande final, acabando ambos por ser vítimas da sua inexperiência nas mangas de qualificação de sábado. Os resultados do dia de sábado, forçaram-nos a estar presentes na corrida de Repescagem de domingo de manhã, da qual os seis primeiros ganhavam acesso à Final. Nesta decisiva corrida, acabaram por se envolver num toque, que de imediato causou o abandono de Diogo Martins, enquanto Santiago Ribeiro conseguiu ainda assim terminar a corrida ainda que apenas no 28º lugar.

A participação da EKO (Escola de Karting do Bombarral) no Winter Cup IAME em Valência tinha dois objetivos: testar os novos escapes da X30 e fazer rodar os pilotos - Diogo Martins e Santiago Ribeiro - em vésperas do inicio da época nacional que começa em final de fevereiro com o Open de Portugal, no Bombarral”, disse Nuno Inácio, responsável máximo da Escola de Karting do Oeste e da Birel ART Portugal. “Quanto à prestação dos pilotos, ficámos muito satisfeitos principalmente pela maturidade revelada num ambiente tão hostil como foi o desta corrida. A concorrência era muito forte, com andamento fantásticos, com assistência ao nível de fábrica o que nos surpreendeu bastante. Apesar de se terem classificado na cauda da tabela desta que foi a sua primeira prova internacional, a indicação que retirámos é que os dois pilotos estarão muito competitivos ao nível nacional.”

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos