Velocidade Online

Mundial - Karting

CAMPEONATO MUNDO DE KARTING - XAVIER LAZARO COM FIM DE SEMANA DIFICIL

Terça, 08 Março 2022 06:36 | Actualizado em Quinta, 28 Março 2024 09:35

Xavier Lázaro Com Fim de Semana Difícil em La Conca

Numa das pistas mais complicadas de Itália, o piloto português teve imensas dificuldades a partir do momento em que chegou a chuva.


Xavier Lázaro participou no passado fim de semana na 3ª etapa da WSK Super Master Series. A prova que teve lugar no Kartódromo Internacional de La Conca, marcou aquela que foi a segunda presença do piloto português na competição que decorre em solo italiano.

Inicialmente, esta visita do traçado de Muro Leccese não estava no calendário projetado para o projeto desportivo de Xavier Lázaro em 2022, acabando por posteriormente vir a ser integrada como preparação para a WSK Super Cup by Mini, evento agendado para setembro, no qual o jovem da Várzea de Sintra estará presente. “A Super Cup by Mini é um evento único que desde cedo se definiu que faria parte dos planos competitivos do Xavier para este ano”, confessou o pai do piloto, Vasco Lázaro, que ainda foi dizendo, “essa é uma prova que decorre no mês de setembro, altura em que a dinâmica do Xavier em pista estará bem mais consistente. Por isso, achámos que faria sentido vir a esta prova do Super Master Series, pois o traçado de La Conca é muito particular e assim queimamos uma etapa para preparar um evento que é dos mais importantes do ano no calendário”.

Evolução em Pista e Boas Sensações

Numa pista que é complicada, uma das mais seletivas do calendário de competições da WSK, Xavier Lázaro foi nas várias sessões de treinos livres tendo uma evolução progressiva ao volante do DR da categoria Mini. Confortável em pista, o piloto português foi-se sentindo cada vez mais confiante, ao mesmo tempo que dava boas indicações do que poderia vir a ser um fim de semana bastante positivo.

“O Xavier está a adaptar-se bem ao traçado”, disse Vasco Lázaro. “A pista é interessante e ele absorveu as linhas facilmente e está cada vez mais confortável a rodar em grupo, algo que aqui é fundamental.”

Chegada de Forte Chuva Transforma Pela Negativa

Com a chuva a marcar forte presença em Muro Leccese nos primeiros dois dias de prova, Xavier Lázaro pagou o elevado preço da sua inexperiência. O piloto de oito anos teve imensa dificuldade em lidar com uma pista demasiado escorregadia, que se foi tornando cada vez mais difícil ao acumular lama e detritos num alcatrão que reage mal ao mau tempo. Com muitas dificuldades na tentativa de ser consistente, Xavier Lázaro teve uma complicada sessão de treinos cronometrados, não conseguindo melhor que o 21º tempo do seu grupo, lugar que na combinação dos tempos o atirou para a 64ª posição de entre os 67 pilotos presentes na Mini.

Na 1ª Manga de Qualificação, disputada na tarde de 6ª feira, Xavier Lázaro mostrou vontade de superar as dificuldades, garantindo o 16º lugar numa corrida em que ganhou seis posições desde o arranque.

O dia de sábado foi francamente difícil. A chuva decididamente instalou-se com força, trazendo tremendas dificuldades a todos os participantes, especialmente aos mais inexperientes. Nas quatro corridas disputadas, Xavier Lázaro lutou muito com o kart em pista, poucas vezes saindo vencedor. As classificações na cauda da tabela (22º, 21º, 22º, 19º) não lhe trouxeram grandes perspetivas para a sua primeira participação numa Pré-Final do WSK, com o piloto do DR a sair dos últimos lugares para a corrida no Domingo de manhã.

Sol Trouxe Brilho e Motivação

O dia de Domingo chegou com sol e sem chuva, com ele trazendo outra motivação para a primeira presença de Xavier Lázaro numa Pré-Final de um evento do calendário WSK. Ainda que melhor no que diz respeito às condições atmosféricas, o traçado de La Conca apresentava-se sujo e sem borracha, o que traria algumas dificuldades aos pilotos.

Na Pré-Final, desinibido e muito focado, Xavier Lázaro teve o melhor desempenho do fim de semana, correndo com garra e a disposição de subir posições. O piloto da Várzea saiu da 33ª e última posição para numa prova intensa subir seis lugares, concluindo em 27º. Ainda que sem conseguir marcar presença na Final, o piloto luso estava satisfeito com o seu desempenho.

“Esta foi a minha melhor corrida do fim de semana”, disse Xavier Lázaro. “A pista estava suja, sem borracha e escorregadia, mas adaptei-me bem e consegui o resultado possível. Eu estou a aprender e foi a minha primeira vez aqui. Só tenho oito anos e a maior parte dos que aqui estão são bem mais crescidos e com presença regular nestas competições. Saio daqui mais forte e isso é o mais importante”.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos