Velocidade Online

Moto - Nacional

MOTOS - KIKO MARIA EM GRANDE DESTAQUE

Quarta, 08 Maio 2019 09:50 | Actualizado em Sábado, 09 Novembro 2019 19:18

O “Kiko” Maria dominou por completo a primeira prova da categoria de PréMoto3 do Campeonato Nacional de Velocidade, que neste fim de semana se disputou no circuito do Estoril. Ganhou a corrida, depois de ter sido o mais rápidos nos treinos cronometrados, e estabeleceu um novo recorde da pista na categoria em que compete há menos de três anos.

Para o aproveitamento noticioso que entenderes, junto uma nota informativa sobre a prestação do vice-campeão nacional da referida categoria.

Nas restantes categorias e troféus do CNV, os vencedores foram João Curva (nas duas corridas dos troféus ENI-TLC e Kawasaki ZCup), António Geirinhas e Tiago Pires (uma corrida cada qual na Copa Dunlop Motoval), Nuno Ribeiro (85 GP/Moto 4 e MIR Moto 5) e André Pires e Ivo Lopes (uma corrida para cada nas categorias Superbike e Superstock 600).


Ganhou, foi o mais rápido nos treinos e estabeleceu um novo recorde da pista do Estoril para máquinas da categoria em que compete “KIKO” MARIA COM UM “EXCELENTE COMEÇO” DO CAMPEONATO NACIONAL DE PRÉMOTO 3
 
• Vice-campeão largou da “pole position” e manteve-se na frente durante as 14 voltas da corrida
 
 O jovem motociclista Francisco (“Kiko”) Maria começou da melhor forma a sua participação no Campeonato Nacional de Velocidade (CNV) de 2019, ao vencer destacado a primeira corrida da época da categoria PréMoto 3, disputada na tarde deste domingo no circuito do Estoril. Na 14.ª e última volta, estabeleceu mesmo um novo recorde da pista para máquinas da categoria em que há menos de três anos compete, ao percorrer os 4.140 metros do respetivo perímetro em 1m51,952s, à média de 134,5 km/h.
“Foi uma grande vitória. Um excelente começo de campeonato e um incentivo para seguir focado no principal objetivo, que é conquistar o título, depois de quase ter lá chegado em 2018”, declarou, no final, o jovem piloto, que está também a disputar o campeonato de Espanha e a European Talent Cup, considerada o principal trampolim para os jovens dos escalões de formação que ambicionam chegar ao Mundial de Moto GP.
Aos comandos da BeOn do Moto Action Team com motor Yamaha de 250 cc, o vicecampeão nacional da categoria começou por conseguir, no sábado, o melhor tempo dos treinos cronometrados, registando 1m52,230s na sua volta mais rápida entre os 14 concorrentes das categorias de PréMoto 3 e Supersport 300, agrupados na mesma corrida. Hoje, largou célere da ‘pole position’ e liderou a corrida de princípio ao fim, deixando o segundo classificado a 47,562s.
“Tivemos um fim de semana de muito trabalho, mas muito bom, para mim e para a equipa. Obrigado a todos quantos me vão ajudando a construir o meu caminho no motociclismo de competição”, disse, emocionado, “Kiko” Maria aos jornalistas. Fruto dessa “boa sintonia” no seio da equipa, acrescentou, foi possível “chegar ao ‘setting’

 
 
 
 
ideal para a moto e o meu estilo de condução” e “os resultados estão à vista”. As condições climatéricas “desta vez ajudaram”, salientou, ao contrário da chuva persistente com que se confrontou há um mês naquela mesma pista, aquando da primeira prova pontuável para a European Talent Cup, em que é o único participante português.
Durante todo o fim de semana, o piloto sentiu-se “sempre forte e confiante”, tanto mais que estava a fazer a sua quarta prova da temporada e corria em Portugal: “É sempre um orgulho enorme correr no meu país e poder ajudar a fazer crescer a modalidade, tornando-a mais competitiva e atrativa para os jovens”, justificou. 
“Kiko” Maria teve ainda palavras de agradecimento aos seus fãs, que se fizeram representar em grande número no Estoril, aos patrocinadores, “a começar pela Galp e pela Berner”, e aos pais. “Em particular à minha mãe, por me ter vindo apoiar, como sempre, tornando este Dia da Mãe muito especial”, fez questão de referir.
Nas restantes categorias e troféus do CNV, os vencedores foram João Curva (nas duas corridas dos troféus ENI-TLC e Kawasaki ZCup), António Geirinhas e Tiago Pires (uma corrida cada qual na Copa Dunlop Motoval), Nuno Ribeiro (85 GP/Moto 4 e MIR Moto 5) e André Pires e Ivo Lopes (uma corrida para cada nas categorias Superbike e Superstock 600).
O Nacional prossegue nos próximos dias 18 e 19 em Portimão, com a realização da segunda das seis provas do calendário. 
Classificação CNV PréMoto 3 e Supersport 300 – 1.º “Kiko” Maria (BeOn/Yamaha 250), 14 voltas em 26m28,567s, à média de 132,7 km/h; 2.º Tomaz Alonso (Kawasaki 400), a 47,562s; e 3.º David Ferreira (Minarelli GP3), a 48,235s. (Classificaram-se mais oito pilotos)


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos