Velocidade Online

Moto - Todo o Terreno

MOTOS - TRIAL DE BRAGA - CLUBE AUTOMOVEL MINHO

Quarta, 28 Novembro 2018 10:32 | Actualizado em Domingo, 20 Outubro 2019 01:27

“TRIAL DE BRAGA

Ainda bem presente o jantar comemorativo dos 50 anos do Clube Automóvel do Minho na noite anterior, domingo cedo a Sta. Marta das Cortiças começou a animar-se com a chegada de quem iria fazer a festa do Trial em motas.

O CAM, após um interregno de vários anos tornou a realizar uma prova de trial, pontuável para o Nacional da modalidade.

Com o apoio da Federação de Motociclismo de Portugal FMP, da Câmara Municipal de Braga, Cidade Europeia do Desporto 2018 e da Irmandade da Falperra, o CAM estruturou uma prova numa das áreas que mais tradição tem entre os praticantes da modalidade. 

Composta por oito zonas que os pilotos deveriam percorrer em quatro voltas e com percursos diferenciados para as quatro categorias da modalidade, as dificuldades centrar-se-iam na transposição nas áreas de pedra, nas acentuadas subidas e no piso muitas vezes escorregadio que iria exigir aos pilotos, máxima técnica e concentração.

Trinta e cinco pilotos foram inscritos, dos quais dezassete no Nacional e dezoito na categoria Hobby, enquadramento que permite aos praticantes que não estão inscritos no Campeonato Nacional participarem em provas desportivas oficiais. Esta categoria contou com a presença de André Garcia 16 vezes Campeão Nacional e Pedro Sousa, bracarense igualmente já Campeão Nacional, que aproveitaram o prestígio da prova do CAM para matar saudades, tendo mostrado que quem sabe não desaprende…

Quem igualmente aproveitou para marcar presença em Braga foram os “nostros hermanos” da Galiza que inscreveram oito pilotos na categoria Hobby.

A demonstrar que o desporto não é só para “homens” a representação feminina marcou forte presença e acesa disputa pelos lugares do pódio.   

As categorias mais jovens mostraram uma vitalidade que promete assegurar um futuro risonho na modalidade, com alguns pilotos com idade inferior a dez anos!!!

Com início marcado para as 12.30h a prova desenrolou-se em ambiente de festa, no colorido “normal” desta modalidade, com os pilotos e máquinas a ultrapassarem com maior ou menor dificuldade os obstáculos que testavam a sua técnica, tendo as dificuldades sido acrescidas com a chuva que o final da tarde trouxe a Sta Marta, tornado o piso muito escorregadio e traiçoeiro.

O vencedor da classe Elite, seria o Campeão Nacional Diogo Vieira em Jumatsu, seguido pelo bracarense Leandro Castro em Verigo 300, tendo sido terceiro de muito perto o galego Javier Piñeiro em Gas Gas 300.

Nos Consagrados o vencedor seria Bernardo Vots, seguido de Rita Vieira e de Mariana Afonso.

Na promoção Paulo Ballas alcançou a vitória, seguido de Mariana Valente.

Nos iniciados João Silva, Dinis Sá e Madalena Moreira fizeram o pódio.

A categoria Hobby foi vencida por Mauro Cañosa seguido por Anselmo Garcia, ambos da Galiza, cabendo o terceiro lugar a Francisco Castro.

Com o reconhecimento por parte da FMP e dos pilotos, de que o Trial de Braga organizado pelo CAM é uma prova que tem um lugar importante na modalidade, queremos crer que o campeonato de 2019 voltará a ter uma prova organizada pelo CAM.”


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos