Velocidade Online

Moto - Pista

MOTOS - DUNLOP PREPARADA PARA DESAFIO DA NOVA GERAÇÃO DE MOTO 2

Domingo, 10 Março 2019 03:16 | Actualizado em Domingo, 22 Setembro 2019 07:13


DUNLOP PREPARADA PARA O DESAFIO DA NOVA GERAÇÃO DE MOTO2

O Mundial de Moto2™ e Moto3™ tem início no Catar a 10 de março, mas o primeiro contacto com o asfalto catariano será no dia 8, com os primeiros treinos livres do fim de semana. Com esta corrida será dado início à temporada de 2019, composta por um total de 19 provas, e que terminará em novembro, em Valência.

Esta é a décima temporada de Moto2™ e a Dunlop foi o fornecedor oficial de pneus desde o seu início, sendo escolhida após ter sido o pneu mais bem sucedido na categoria não monomarca de 250cc, antecessora do Moto2.

A principal novidade em Moto2™ esta temporada é a mudança do fabricante de motores. Este ano, todas as motos competiram com o motor Triumph, baseado no seu motor de estrada da Speed Triple 765. Este motor de 3 cilindros conta com uma série de caraterísticas diferentes das do motor de 4 cilindros em linha de 600 cc da Honda, utilizado durante a primeira década da categoria. A potência aumentou em cerca de 8 cv, mas a alteração mais significativa é que o binário passa a ser entregue desde um regime mais baixo da gama de rotações. Tal significa que os pilotos experimentam maiores velocidades à saída das curvas.

Para a Dunlop, era importante garantir que a gama de pneu para Moto2™ se adaptará à melhoria do rendimento da moto. Stephen Bickley, Engenheiro Chefe de Competição, este envolvido no programa de estes. E afirmou: "Os engenheiros da Dunlop estiveram a acompanhar de perto o progresso das novas motos desde meados de 2018, apoiando as equipas ao mesmo tempo que recolhiam informação para perceber como otimizar as máquinas e os pneus de 2019”.

"Também temos estado a avaliar um novo pneu traseiro, maior, que representará um aumento da banda de rolamento de mais de 15% relativamente ao pneu existente, e uma distribuição da pressão otimizada, para complementar as exigências das novas motos. Planeamos apresentar o novo pneu à medida que a temporada avance um pouco, dando às equipas a oportunidade de familiarizarem-se com os novos motores e eletrónica, antes de introduzir um novo pneu na equação".

Testes de pré-temporada: quase um segundo mais rápidos

Os testes de pré-temporada enm Jerez mostraram como os tempos de Moto2 estão a baixar. Brad Binder (Red Bull KTM Ajo) ficou na frente de Sam Lowes (Federal Oil Gresini Moto2) por tão somente 0,007 s, e ambos os pilotos foram mais de 0,9 s mais rápidos do que o registo da pole position de 2018. Este ano, a categoria será extremamente renhida, e para o comporvar basta atentar que os 20 primeiros pilotos acabaram a pré-temporada a menos de um segundo do recorde de Binder.

Os testes de Moto3TM em Jerez terminaram com os 11 melhores pilotos separados por menos de um segundo, pelo que tudo indica que as lutas na categoria de acesso estão garantidas por mais uma temporada.

Dados da pista do Catar

Extensão: 5,380 km
Curvas para a esquerda: 6; Curvas para a direita: 10
Nivel energético: médio/alto
Inclinação esquerda/direita: 40%/60%

Sobre a Dunlop

A Dunlop é um dos principais fabricantes mundiais de pneus de altas e ultraelevadas prestações, detendo um impressionante palmarés de sucessos nos desportos motorizados.

Para mais informações sobre a Dunlop e os seus produtos, visite www.dunlop.pt.  


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos