Velocidade Online

Moto - Pista

MOTOS - DUNLOP É NOTICIA

Domingo, 02 Junho 2019 11:20 | Actualizado em Terça, 10 Dezembro 2019 14:23

TT DA ILHA DE MAN – SUPERIOR VELOCIDADE GRAÇAS À DUNLOP

●    As mais recentes inovações presentes nos pneus permitiram aumentar a velocidade na corrida

●    Dunlop conseguiu 13 vitórias consecutivas no Senior TT

●    Tecnologia Heat Control permite aos pilotos aquecer o pneu mais rapidamente

 Desde a primeira edição do TT da Ilha de Man, em 1907, que a Dunlop fez evoluir em permanência a tecnologia dos seus pneus para ir para além dos limites, permitindo aos pilotos bater recordes e alcançar velocidades médias mais elevadas.

Tendo participado em todas as edições do TT desde a primeira corrida, exceto em duas ocasiões, a Dunlop é o fabricante de pneus mais laureado da Ilha de Man.

15 anos de desenvolvimento = 6% mais de velocidade

Só nos últimos 15 anos, os pilotos escolheram a Dunlop para alcançar mais de 60 vitórias e 150 pódios.

No Senior TT venceu 13 edições consecutivas até à data. A primeira dessas vitórias consecutivas aconteceu em en 2005, com John McGuinness, quem estabeleceu uma velocidade média por volta de 200 km/h. Peter Hickman deu continuidade a esse êxito no ano passado, registando uma velocidade média por volta de 212 km/h.

Pat Walsh, responsável de eventos de competição da Dunlop, Pat Walsh, explica o êxito da Dunlop no IOMTT: “Cada uma das vitórias no Senior TT foi incrível. Houve vários fabricantes que conseguiram a vitória em cada ano, como a BMW, Suzuki, Honda e Yamaha. Este feito é um claro exemplo da adaptabilidade e do compromisso da Dunlop para alcançar o sucesso numas das corridas mais duras do calendário”.

"Uma corrida que para mim se destacou foi quando John McGuinness rompeu a barreira dos 210 km/h com os pneus Dunlop, um recorde que permaneceu por bater durante 3 anos".

Sebastien Montet, Diretor de Tecnologia da Dunlop, descreveu como a inovação dos pneus contribuiu para o aumento do ritmo: "No início desta incrível série de êxitos no Senior TT, tinha acabado de introduzir a tecnologia MultiTread nos nossos pneus de estrada. Algo que nos permitiu utilizar uma mistura de compostos para incrementar, simultaneamente, a durabilidade e a aderência. Em meados da última década, introduzimos várias novas tecnologias. A nossa tecnologia NTEC conta com uma carcaça altamente reforçada e permite aos pilotos trabalhar com pressões de enchimento dos pneus mais baixas. O que garante que uma maior parte do rasto do pneu está em contacto com a estrada durante mais tempo e, ainda mais importante no caso das road races, a elasticidade adicional da carcaça permite que o pneu recupere a sua forma após os impactos, ressaltos e saltos que caraterizam o circuito do TT.

"Ao mesmo tempo, introduzimos a Construção da Banda sem Juntas, JLB (Jointless Belt Construction), que proporciona aos pilotos uma condução mais suave, estabilidade em linha reta e, ainda, um efeito de "trama". isto, em combinação com a nossa banda de rolamento sem juntas, derivou dos nossos pneus do Campeonato do Mundo de Moto2. Mas recentemente, temo-nos centrado no controlo da temperatura. A nossa tecnologia Heat Control foi recentemente utilizada no TT. Esta construção avançada da banda de rolamento apresenta diferentes capas em que o composto base pode ajustar-se para gerar ou reducir a acumulação de calor, com o fim de otimizar a performance da capa superior do composto. Este ano, a Dunlop centrou-se num material que aquece mais rapidamente, essencial para incrementar a confiança do piloto numa manhã friam antes de correr em Bray Hill".

50 anos desde a primeira volta a 160 km/h com um pneu de produção

O TT tem sido um grande banco de testes idóneo para a Dunlop, e que serviu para o desenvolvimento dos seus pneus. A natureza da corrida permite à Dunlop transferir essa tecnologia para a estrada. Um dos marcos mais significativos para a Dunlop tele lugar há 50 anos. Após a corrida de 1969, o Dunlop K81 foi rebatizado como TT100, porque foi o primeiro pneu de produção a alcançar uma velocidade de 100 milhas por hora, quando Malcolm Uphill levou a sua Triumph à vitória na categoria de 750 cc. Uma versão deste pneu ainda está disponível hoje em dia, mostrando o compromisso da Dunlop para com o mercado das motos clássicas.

Os melhores pilotos das categorias Superstock e Supersport escolhem pneus Dunlop para disputar esta emblemática corrida. A Dunlop depositas grandes esperanças nas categorias de motos de estrada do TT, após as vitórias na NW200 do mês pasado, onde ficou demonstrada a performance da mais recente geração de pneus D213 GP pro. Estes pneus com rasto podem ajudar os pilotos a alcançar velocidades próximas às das Superbikes, com Peter Hickman a conseguir uma volta a uma média de 211,5 km/h no ano passado, mais rápido do que o recorde absoluto de voltas de McGuiness em 2007.

Acerca de Dunlop

A Dunlop é um dos principais fabricantes mundiais de pneus de altas e ultraelevadas prestações, detendo um impressionante palmarés de sucessos nos desportos motorizados.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos