Velocidade Online

Moto - Pista

MOTOS - A CRÓNICA DE DUARTE CANCELLA DE ABREU SOBRE MIGUEL OLIVEIRA

Sexta, 28 Junho 2019 07:46 | Actualizado em Sexta, 20 Setembro 2019 15:59

Crónica de Duarte Cancella de Abreu, Grande Prémio da Holanda de MotoGP, 8ª corrida da temporada. Circuito de Assen, onde fui no ano passado com o Rui Veloso dar uma força ao nosso Miguel Oliveira. Como bem sabem o nosso melhor músico e cantor de tantos êxitos, é também um grande fã de Miguel Oliveira, e quando calha, vai comigo a uma corrida ou outra. O ano passado escolhi para a nossa viagem, a corrida numa pista que tem muito de mágica. O Miguel Oliveira, quando lá correu pela primeira vez em 2008, como Wild-Card da Red Bull Rookyes Cup, ganhou uma corrida com todas as motos iguais/idênticas, em Doninghton, e voltou a ganhar no fim de semana seguinte em Assen, com as KTM 125. Miguel Oliveira, relembrou no seu livro " Miguel Oliveira, NEXT LEVEL 44 curvas até ao Moto GP" na página 68, uma das suas brincadeiras, mas que ele leva muito a peito. Como não conhecia as pistas de Doninghton e de Assen, viu com atenção em vídeo todas corridas dos últimos anos, e complementou com mais uma corridinhas nas no jogo de computador da MotoGP da Playstation. Mesmo assim, na véspera da corrida fez-me uma promessa...A história vem assim descrita 10 anos depois na autobiografia do Miguel: "mesmo assim na véspera da corrida, fez uma promessa a Duarte Cancella de Abreu, responsável da altura pela comunicação do piloto: "EM QUE POSIÇÃO QUERES QUE EU FIQUE AMANHÃ?" e eu respondi-lhe rápidamente: "EM PRIMEIRO,CLARO" e Miguel Oliveira nem pestanejou: "NÃO VAI SER FÁCIL, MAS SE ÉS TU A PEDIR VOU TER DE TE FAZER A VONTADE". Prometeu e cumpriu e de que maneira. Com a pista húmida e escorregadia o piloto da Charneca da Caparica fez uma corrida tal forma concentrado, ganhando paulatinamente uma boa vantagem para o pelotão -17 segundos a meio da corrida. O que provocou uma onda de apoio e de admiração nas bancadas e no paddock. Miguel Oliveira tinha sido o responsável pelo nome de PORTUGAL ser amplamente mencionado pelos SPEAKERS, e depois de ouvir o hino nacional pela primeira vez no ambiente do MotoGP e ter abraçado o Pai e o Tio Filipe, que assistiram emocionados ao seu inesperado triunfo, pegou no telemóvel e ligou para mim: "TENS AQUI A ENCOMENDA QUE ME FIZESTE ONTEM, O PRIMEIRO LUGAR É NOSSO" … FOI PARA MIM UM MOMENTO INESQUECÍVEL, EMOCIONANTE...
Uns dias depois, o carismático circuito de Assen esperava por Miguel Olivieira, que fizera a viagem de 1300 km de carro com o Pai e o Tio Filipe Oliveira: SENDO UM DOS PILOTOS MAIS NOVOS EM PISTA, O PORTUGUÊS DE 13 ANOS ARRANCOU EM SÉTIMO, E MESMO COM A PISTA SECA, ACABOU POR CHEGAR Á LIDERANÇA DA CORRIDA NA 13ª DAS 16 VOLTAS DA CORRIDA, E VOLTOU A SURPREENDER, ACABAVAM-SE AS DÚVIDAS, se ainda as houvesse, QUANTO A0 SEU TALENTO.
A(S) ENORME(S) SOCA(S) AMARELA(S), TEM LUGAR DE DESTAQUE EM CASA DO PAI. Para o Miguel Oliveira, "ESTE É TALVEZ O TROFÉU MAIS IMPORTANTE QUE GANHEI. APARECI DE "PARAQUEDAS" E NINGUÉM ESPERAVA QUE UM CONVIDADO GANHASSE. ERA UM TROFÉU COM AS MOTOS TODAS IGUAIS, E ADOREI ESTE FIM-DE-SEMANA, PORQUE CORRI MAIS UMA VEZ JUNTAMENTE COM O MUNDIAL, NO MESMO CIRCUITO QUE ELES. RECORDO COM NOSTALGIA QUANDO OLHO PARA ESTA(S) SOCA(S), RECEBI-AS DAS MÃOS DE KEVIN SCHWANTZ, UMA LENDA.
Na altura que escreveu o livro, o Miguel Oliveira fala sobre as Socas brilhantes e lindas, TALVEZ O TROFÉU MAIS IMPORTANTE, mas refere-se no plural…. ESQUECEU-SE QUE SÓ LÁ ESTÁ UMA...A outra foi devidamente entregue com a seguinte dedicatória: " Uma Vitória dedicada ao meu amigo Duarte Cancella de Abreu, e está em exposição junto de um dos seus capacetes com umas raspadelas no asfalto, numa vitrine do Show-Room do MOTOR PASSION MUSEUM na Marina de Cascais, e que é dedicado aos apaixonados das motos e dos carros. Projecto muito engraçado, que recentemente perdeu o apoio da Câmara Municipal de Cascais, pela incompetência dos responsáveis do Município.
Na vida á sempre dias difíceis criados por alguém...MAS FELIZMENTE PODEMOS RECORDAR OS MOMENTOS GLORIOSOS DO PASSADO AINDA BEM RECENTE NO NOSSO CORAÇÃO.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos