Velocidade Online

Moto - Pista

MOTO - BMW MOTORRAD ENI BI CAMPEÃ NACIONAL DE VELOCIDADE

Sexta, 30 Outubro 2020 10:44 | Actualizado em Segunda, 22 Abril 2024 08:16

BMW Motorrad Eni Bicampeã Nacional de Velocidade

Está terminada mais uma temporada de CNV Moto - Campeonato Nacional de Velocidade, novamente com os melhores resultados possíveis para a jovem equipa portuguesa, alcançando o segundo título nacional por equipas e entregando à BMW o título de marcas pelo segundo ano consecutivo. Por seu lado, Ivo Lopes conquistou o primeiro tricampeonato na história da modalidade na categoria mais alta, Superbike, comprovando uma vez mais o seu talento, consistência e velocidade naturais.

O Circuito do Estoril foi palco do derradeiro acto da velocidade nacional em 2020, num fim-de-semana brindado com condições atmosféricas distintas, com sol e chuva a contemplarem cada dia de evento. As alterações climáticas vieram a alterar por completo as estratégias de todos os pilotos e equipas presentes em pista. Ivo Lopes e a BMW  S 1000 RR assinaram a última 'pole-position' da temporada na sessão de qualificação, ainda com o sol a aquecer o traçado cascalense.

Na primeira corrida, manteve-se a ausência de chuva e o piso seco, mas sem sol, o que originou uma queda acentuada das temperaturas, causando um esforço adicional aos pilotos. Ivo colocou-se na primeira posição desde o arranque, imprimindo um forte andamento volta após volta. Lutando contra o cronómetro, Lopes manteve a primeira posição durante toda a corrida, vencendo a corrida que o consagrou como Campeão Nacional de Velocidade na categoria Superbike, a 27.8 segundos do segundo classificado.

Foi novamente uma temporada marcada pelo brilhante desempenho do piloto e equipa em cada uma das 12 corridas no calendário de 2020. Foram sete as vitórias, acompanhadas de três 'pole-positions' em seis sessões de qualificação possíveis. Além do sucesso obtido em Portugal, o piloto da BMW Motorrad Eni venceu igualmente - e de maneira brilhante - o ESBK, Campeonato de Espanha de Superbike na categoria Open 1000, alinhando aos comandos da sua S 1000 RR, entregue aos cuidados da easyRace Team.

Mas, não foram só estes os motivos que fizeram toda a equipa sorrir! A vertente júnior da formação lisboeta, a BMW Motorrad Eni Junior Team, a competir na classe mais jovem da velocidade nacional, MIR Moto5, foi também campeã nacional por equipas, com Pedro Matos e Bárbara Magro a realizarem um grande ano de estreia, com muita aprendizagem e resultados de destaque. Uma aposta vital na formação e desenvolvimento de jovens promessas portuguesas na modalidade.

A BMW Motorrad Eni expressa os maiores agradecimentos a todos os patrocinadores e parceiros que permitiram a obtenção dos resultados possíveis nestas primeiras duas temporadas de vida, com inúmeras vitórias, 'pole-positions', pontos arrecadados e dois 'tripletes' em termos de títulos nacionais absolutos. Também, uma palavra de apreço a todos os adversários, sempre competitivos, fortes e motivados em alcançar os melhores resultados. Sem eles, nenhuma vitória teria o devido valor.

Ivo Lopes #75
"Tínhamos os nossos objectivos traçados, que eram vencer as Open 1000 no ESBK e as Superbike no CNV Moto. Em Espanha concretizámos o que foi traçado no início da temporada, vencer as Open 1000 e terminar o mais à frente possível na geral, com dois terceiros lugares na segunda ida a Navarra. Ainda temos uma corrida de ESBK pela frente, em Jerez de La Frontera. Queremos ficar no TOP5, esse seria um excelente resultado. Quero agradecer à estrutura easyRace por todo o trabalho realizado, por toda esta época positiva para mim, de aprendizagem.

Quero também deixar um agradecimento especial ao Javier Del Amor pelo 'coaching', por tudo o que aprendi em pista com ele, e ao Vitor Neves pelo acompanhamento em Espanha. Foi um ano excelente no ESBK, com muita evolução e que nos dá algum 'feedback' para o ano que vem, em relação à geral. No CNV Moto sabíamos que iríamos estar fortes, pois era uma moto nova, mas tínhamos uma grande estrutura por trás, com a ajuda do Luis Fuentes, que nos fez evoluir bastante. Este ano fiz muitos quilómetros na moto e evoluímos em cada saída para a pista, o que provou ser vital.

Quero deixar uma palavra muito forte ao Rogério Mota da BMW Motorrad Portugal, que fez com que tudo isto fosse possível e literalmente se "atravessou" por mim ao nível de marcas, tendo eu de retribuir em pista! Também à restante equipa, Marco Soares e Daniel Afonso. Um ano muito positivo, com recordes pessoais, de equipa e que geraram uma grande amizade. Ao Miguel Oliveira pela vinda ao nosso campeonato, que nos fez melhorar em vário aspectos. Por fim, ao António José e à Eni Portugal, bem como todos os patrocinadores que nos acompanham, esta é uma equipa vencedora e tem muito para dar em Portugal e lá fora."

Rogério Mota - BMW Motorrad Portugal
“No seguimento do desfecho da temporada passada, com a conquista dos títulos de campeões nacionais por pilotos, equipas e marcas, e tendo noção do enorme talento do Ivo, bem como o potencial da nova BMW S 1000 RR, a BMW Motorrad Portugal, em conjunto com a BMW Motorrad Espanha e a Motorsport, decidiu avançar para um projecto bem mais ambicioso para a presente temporada. Decisão essa que passava pela participação em ambos os campeonatos nacionais, Portugal e Espanha, aproveitando as sinergias dos mercados e das duas equipas, BMW Motorrad Eni, em Portugal, e a easyRace Team, em Espanha.

Os objetivos eram claros e ambiciosos: revalidar os três títulos em Portugal e conquistar o título de campeão nacional em Espanha na categoria Open1000. É com enorme satisfação que não só atingimos todos os objetivos a que nos propusemos, como assistimos ao Ivo Lopes bater sucessivos recordes pessoais, o que demonstrou que o binómio piloto-máquina deu um grande passo em frente. Parabéns ao Ivo Lopes, às equipas e ao Luis Fuentes pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo da temporada." 

António José - Eni Portugal
"Estamos muito orgulhosos nesta segunda temporada de Superbike com o nosso piloto Ivo Lopes e com a BMW Motorrad Portugal. Esta é uma ligação forte que está a colher os frutos semeados no início de 2019. Vencemos os três títulos possíveis nos dois primeiros anos de projecto, o que prova a nossa competitividade e ambição. Viemos para vencer e estamos certos que temos ao nosso lado os melhores parceiros. Em Espanha também comprovámos a continuação da nossa aposta no Ivo, com quem temos já uma longa história de vitórias e sucesso.

Estamos certos que temos todas as condições para fazer mais e melhor, tanto em Portugal como lá fora. É altura de pensar no que podemos trazer ao motociclismo e preparar um crescimento em termos de aposta na estrutura, que deverá tentar a sua internacionalização. Será o passo lógico e vital para a afirmação do projecto além fronteiras, o qual acreditamos desde o primeiro dia da sua existência. Ainda teremos a derradeira jornada de ESBK mas já estamos a planear o futuro e tudo faremos para que todos os objectivos sejam cumpridos uma vez mais."

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos