Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - EXPOEMCÂNICA 2019

Domingo, 10 Fevereiro 2019 15:54 | Actualizado em Terça, 20 Agosto 2019 08:58

Fabricantes de peças automóveis vão a jogo durante o expoMECÂNICA

Com 225 empresas expositoras já com lugar cativo, e um novo máximo de superfície ocupada no desenho do evento, a 6.ª edição do expoMECÂNICA garantiu também o envolvimento dos maiores fabricantes de peças em Portugal.

De 3 a 5 de maio, na EXPONOR, os pesos-pesados do setor entram em campo nos "Jogos Mecânicos”. E mostram o que valem na dinamização de uma das iniciativas de destaque do certame de referência do aftermarket automóvel luso.

Sob a égide da Comissão Especializada de Fabricantes de Peças da Associação Automóvel de Portugal (ACAP), os mais representativos produtores deste importante segmento da indústria nacional far-se-ão representar, de mangas arregaçadas, nas operações dos "Jogos Mecânicos”, uma aposta lúdico-recreativa da 6.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, agendada para a EXPONOR – Feira Internacional do Porto, de 3 a 5 de maio.

Mais do que um ensejo para ativar – e aditivar – as respetivas marcas e evidenciar os seus créditos no setor, o momento funcionará como uma escala de proximidade com os empresários e os profissionais que dão força a um negócio gerador de um volume de faturação de aproximadamente 20 mil milhões de euros no nosso País (englobando o comércio, a reparação e a manutenção de automóveis).

O fabrico de componentes, por sua vez, vale a Portugal 11,3 mil milhões de euros, isto é, 5% da nossa economia, graças à atividade de 235 empresas.

«A resposta do tecido empresarial ao expoMECÂNICA 2019 não podia ter sido melhor! Mesmo. Vamos pulverizar a edição recordista do ano passado em vários indicadores quantitativos, mas, mais do que isso, apraz-nos registar o novo incremento qualitativo que a exposição vai conhecer», sublinha José Manuel Costa, diretor-geral da KiKai Eventos, o organizador da feira.

Ancorado nos resultados das anteriores edições, o Salão tem conquistado aliados de peso inclusive no domínio das parcerias e patrocínios das atividades paralelas. Para além dos contributos da Divisão de Peças e Acessórios Independentes (DPAI) da ACAP para os "Jogos Mecânicos”, a mostra deste ano terá a assinatura da multinacional Schaeffler no ciclo de conferências do "expoTalks”, que ressurgirá com um formato e conteúdos redesenhados. Com o selo de qualidade da empresa de origem alemã.

Um banho imersivo no futuro…

Outro dos trunfos do acontecimento é o projeto "Oficina 4.0”, concebido pela KiKai Eventos em parceria com a conceituada Create Business, que pretende funcionar como um «banho imersivo no que, hoje em dia, "já é” a oficina do futuro», nas palavras de Pedro Proença, diretor comercial e de marketing desta empresa.

A iniciativa quer igualmente «fazer disparar um alerta» para os profissionais do setor, os quais terão de «preparar-se para as mudanças tecnológicas em curso, porque, se não o fizerem, encontrar-se-ão marginalizados pelo mercado daqui a meia dúzia de anos», acredita Pedro Proença, da Create Business.

A feira que dá palco ao pós-venda automóvel de Portugal terá ainda o "Demotec – Espaço de Demonstrações” como dínamo, durante três dias, energizado pelo know-how do Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA); o palco de debate e reflexão do "Plateau TV”, da autoria do Jornal das Oficinas; o "15.º Encontro Nacional da Reparação e Manutenção Automóvel”, promovido pela Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA); e um workshop da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN).

Planta da feira próxima do "fecho”

Atividades paralelas à parte, que entrarão nas próximas semanas em novas etapas organizativas, de bastidores, percebe-se então que o expoMECÂNICA (que continua centrado nos eixos de peças e sistemas, tecnologias de informação e gestão, reparação e manutenção, acessórios e customização, e estações de serviço e lavagem) está a aprontar-se para voltar a atingir um novo patamar, em face da ultrapassagem dos objetivos de crescimento que os organizadores colocaram no horizonte de 2019.

«Excetuando uma ou outra reserva de espaço, a área disponível nos pavilhões 4 e 5 encontra-se totalmente preenchida, a quatro meses da abertura do evento. Pelo que restam apenas alguns stands por ocupar na nave 3 da EXPONOR – Feira Internacional do Porto», remata Sónia Rodrigues, diretora comercial do expoMECÂNICA.

O countdown para o fecho da planta do certame está, por isso, muito próximo.

Ficha Técnica:

expoMECÂNICA 2019 – 6.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 3 a 5 de maio
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhões 3, 4 e 5
Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo
Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização
Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.
Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA),Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE) e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR).
Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Comerciais, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista PósVenda, Revista PósVenda Pesados, AutoAfterMarketNews, AutoPos, Infocap, Mundo Recambio y Taller, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Revista Pesados & Mercadorias, IPCM Ibérica Jornal de Notícias, O Jogo, TSF, Antena Minho, Correio do Minho, RFM, Rádio Comercial e Rádio COPE, www.velocidadeonline.com



Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos