Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - GOODYEAR ALIA-SE À CITROEN

Quarta, 15 Maio 2019 19:24 | Actualizado em Terça, 13 Agosto 2019 15:30

GOODYEAR ALIA-SE À CITROËN NO SEU CENTENÁRIO PARA APRESENTAR UM VEÍCULO AUTÓNOMO E ELÉTRICO

A Goodyear ficou encarregue de desenvolver o C100, um protótipo de pneu feito
à medida para o protótipo Citroën 19_19

Um veículo autónomo, conectado e elétrico, o Citroën 19_19 é o eleito pela Citroën para comemorar o seu centenário, e foi sido desenhado para oferecer exclusividade, conforto e privacidade. A Goodyear desenvolveu um pneu exclusivo para este automóvel, em que se destacam, principalmente, as suas dimensões e uma estética que combina com o espetacular design do 19_19. O protótipo de pneu Goodyear C100 foi desenvolvido para oferecer a comodidade e a performance inteligente que este veículo único requere.

"O protótipo de pneu C100 da Goodyear foi criado especificamente para o veículo 19_19 da Citroën," referiu Mike Rytokoski, Diretor de Marketing, Consumer Europa na Goodyear. "Conta com tecnologia capaz de oferecer os máximos conforto e eficiência para a mobilidade elétrica, e as capacidades de inteligência necessárias para dar suporte a um veículo autónomo".

Estas são algumas das inovações incluídas no protótipo C100:  

  • Estrutura “alta e estreia”: o C100 possui praticamente um metro de diâmetro, muito generoso quando comparado com os 60 cm de diâmetro que possui um pneu médio. Estas dimensões maiores oferecem benefícios em termos de eficiência, conforto e performance, desde uma menor resistência ao rolamento, para aumentar a eficiência energética e a autonomia do protótipo 19_19, até melhores comportamento e desempenho em piso molhado.
  • Desenho personalizado do piso: o protótipo C100 conta com um desenho do piso personalizado e inspirado na natureza, que proporciona benefícios em matéria de conforto e comportamento. Com quase mais 100 blocos na sua banda de rolamento que um pneu convencional, o C100 oferece uma condução bastante mais silenciosa, consideração crucial para garantir o conforto em veículos elétricos. Adicionalmente, o composto da banda de rolamento do C100 é inspirado nas caraterísticas de uma esponja natural. Com a sua capacidade para endurecer em seco, ou amaciar em molhado, esta banda de rolamento adaptável melhora o comportamento, a aderência e a travagem em ambas as condições.
  • Inteligência e conectividade: o protótipo de pneu C100 foi concebido para fazer uso de tecnologia de sensores avançada. Será capaz de ler a superfície da estrada e as condições meteorológicas, e comunicar com o sistema de controlo autónomo do Citroën 19_19 para melhorar a performance da condução. Também conta com uma tecnologia de desgaste ativa, capaz de avaliar o estado do pneu, permitindo, assim, a sua manutenção proactiva.

Ainda que o C100 seja um projeto puramente concetual, algumas das tecnologias de que faz uso, como a estrutura alta e estreita, são já uma realidade, enquanto que outras, como as capacidades inteligentes dos pneus, estão em desenvolvimento.

“A Citroën é um pioneiro da mobilidade que, ao longo da sua história, desenvolveu veículos emblemáticos e tecnologias inovadoras. Com a comemoração do seu centenário, na Goodyear, sentimos orgulho por nos associarmos à Citroën para escrever outro capítulo no futuro da mobilidade", concluiu Rytokoski.

 

Sobre a Goodyear

A Goodyear é uma das maiores empresas produtoras de pneus do mundo. Tem cerca de 64 000 empregados e fabrica os seus produtos em 47 instalações em 21 países em todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Para mais informação sobre a Goodyear e os seus produtos, visite www.goodyear.pt


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos