Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - REPSOL E NORTEGAS ACORDAM

Sexta, 31 Julho 2020 08:17 | Actualizado em Domingo, 09 Agosto 2020 00:28

REPSOL E NORTEGAS ACORDAM A ABERTURA DE UMA REDE DE PONTOS DE FORNECIMENTO DE GÁS NATURAL VEICULAR

 

·        A aliança estratégica entre a Repsol e a Nortegas permitirá colocar à disposição do público de uma rede de pontos de fornecimento de gás natural veicular nas estações de serviço do Grupo Repsol, prioritariamente no País Vasco, Cantábria e Astúrias.


·        A primeira instalação decorrente deste acordo, cujos trabalhos de construção começaram esta semana, localizar-se-á numa estação de serviço da Repsol em Sestao (Bizkaia).

 

·        Adicionalmente, já se definiram mais duas localizações nas quais se irão iniciar os trabalhos prévios à construção de forma imediata. Uma em Madrid e outra em Gipuzkoa.

 

·        Com esta iniciativa, as empresas reforçam a sua aposta no gás natural veicular como parte da sua estratégia para fomentar o uso de energias alternativas.

 

·        Para desenvolver o primeiro ponto de fornecimento, as empresas vão realizar um investimento próximo dos 400.000 euros, apoiado pelo Ente Vasco de Energía (EVE) através do seu programa de ajudas à mobilidade eficiente.

 

A Repsol e a Nortegas Green Energy Solutions assinaram um acordo para impulsionar a instalação de uma rede de pontos de fornecimento de gás natural veicular (GNV) nas estações de serviço do Grupo Repsol.

Através desta aliança, as empresas comprometem-se a colocar à disposição do público uma rede de pontos de fornecimento de gás natural, integrados nas estações de serviço do Grupo Repsol, prioritariamente nas regiões onde a Nortegas opera como distribuidor de gás natural, ou seja, no País Vasco, Cantábria e Astúrias.

A Nortegas está ?muito satisfeita? com o acordo alcançado com a Repsol, ?empresa com a qual partilhamos a nossa aposta firme em encontrar soluções energéticas eficientes e que respeitem o meio ambiente, por forma a desenvolver um mix energético sustentável?. De facto, ?o gás natural veicular é um aliado na descarbonização: oferece uma alternativa limpa, económica e ambientalmente eficiente?.

Por seu lado, a Repsol destacou que este acordo com a Nortegas ?ajuda-nos a continuar a posicionar o GNV como uma alternativa para a mobilidade. Além disso, a Repsol reforça a sua posição como empresa multienergética, líder na mobilidade e com o objetivo de alcançar as zero emissões líquidas no ano 2050, sendo a primeira empresa do seu setor a adotar este ambicioso objetivo?.

Atualmente, a Repsol já dispõe de cinco pontos de fornecimento de GNV distribuídos nas principais estradas de Espanha (Seseña e Guarromán, na A4; Mojo Gallardo, na A-381; Fontioso, na A1; e Hostalets, na AP7) e, em breve, vai abrir mais três pontos em Mérida (Badajoz), Albatera (Alicante) e Hernani (Gipuzkoa).

A Nortegas também está a trabalhar no desenvolvimento e implantação de vários projetos para a produção de biometano, um gás obtido a partir do tratamento (upgrading) do biogás gerado em aterros ou estações de tratamento de águas residuais, que poderá ser oferecido à sociedade também em formato de gás natural veicular, somando, assim, maior valor a esta iniciativa conjunta.


Primeira instalação de Bizkaia com fornecimento contínuo de GNV

A primeira das instalações que a Repsol e a Nortegas colocarão em funcionamento será situada na localidade de Sestao (Bizkaia), concretamente na estação de serviço da Repsol localizada no quilómetro 9,2 da estrada de Barakaldo a Valle de Trápaga, muito próxima do nó da A-8.

Neste primeiro ponto de fornecimento de gás natural comprimido (GNC), as empresas vão realizar um investimento próximo dos 400.000 euros, apoiado peli Ente Vasco de Energía (EVE) através do seu programa de ajudas à mobilidade eficiente.

A construção já teve início e terá capacidade para atender a procura de veículos ligeiros (turismo e carrinhas), assim como veículos médios e pesados de âmbito urbano (carrinhas e camiões de distribuição).

Será a primeira estação da província de Bizkaia a dispor de fornecimento contínuo de GNV, sem necessidade de depósito, graças à ampla infraestrutura da qual dispõe a Nortegas, que assim leva este combustível alternativo a uma das suas províncias de influência histórica.

Adicionalmente, a Repsol e a Nortegas acordaram já duas novas localizações nas quais se vão iniciar os trabalhos prévios à construção de forma imediata, uma em Madrid e outra em Gipuzkoa.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos