Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA-MEIO SÉCULO DO SKODA 110 R

Segunda, 14 Setembro 2020 11:47 | Actualizado em Domingo, 24 Janeiro 2021 00:10

50 anos do 110 R: Há meio século atrás, a ŠKODA apresentou o seu coupé desportivo lendário

O ŠKODA 110 R, um dos carros desportivos checos mais elegantes, estreou há 50 anos. O coupé de tração traseira foi construído na fábrica de Kvasiny entre 1970 e 1980.

Há 50 anos atrás, o lendário ŠKODA 110 R Coupé celebrou a sua estreia numa feira de negócios em Brno, na República checa. O elegante carro desportivo com motor traseiro foi um grande sucesso de vendas e serviu de base para os lendários carros de rali e corridas do fabricante checo. Juntamente com os protótipos ŠKODA 180 RS e 200 RS, o ŠKODA 130 RS, que mais tarde ficou conhecido como o "Porsche do Leste”, também foi derivado do 110 R.

Ao mesmo tempo que celebra o 125º aniversário da sua fundação este ano, a ŠKODA AUTO também olha para trás aquando do lançamento no mercado de vários modelos que desempenharam um papel significativo na história da fabricante. Esses veículos incluem o 110 R, que adicionou um coupé desportivo dinâmico à gama de modelos da ŠKODA no início da década de 1970.

Em 1964, a ŠKODA começou a produzir o sedan ŠKODA 1000 MB hatchback. Com carroçaria autoportante, motor traseiro e tração traseira, este modelo inaugurou uma nova era tecnológica para o fabricante checo. A ŠKODA investiu pesadamente em instalações de produção modernas para a nova série e logo se concentrou totalmente na produção deste novato devido ao sucesso de vendas do sedan com motor traseiro nos mercados de exportação. Por esta razão, a ŠKODA interrompeu a produção do FELICIA conversível.

No entanto, a procura por modelos desportivos permaneceu forte, principalmente nos mercados da Europa Ocidental. A ŠKODA respondeu aos desejos dos seus clientes com um veículo que daria um impulso à imagem da marca, apesar de continuar a ser um produto de nicho em termos do número de unidades planeadas. Enquanto o desenvolvimento da série ŠKODA 100/110 L estava em andamento (o sucessor do 1000 MB que recebeu atualizações de carroçaria, travões de disco dianteiros e equipamento de segurança aprimorado), os trabalhos começaram na versão coupé de duas portas ŠKODA 110 R.








Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos