Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA -SEGUNDO A GOODYEAR

Segunda, 22 Fevereiro 2021 14:11 | Actualizado em Domingo, 07 Março 2021 12:23

AVANÇAR RUMO A UM FUTURO SUSTENTÁVEL NA AVIAÇÃO


Como os pneus recauchutados para aviões são um contributo para a economia circular de hoje em dia

 À medida que as regulamentações governamentais evoluem, a indústria da aviação, como muitas outras, se esforçam-se por trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios globais das alterações climáticas. Os fabricantes de equipamento e as companhias aéreas comerciais procuram em permanência estratégias para compensar o elevado impacto ecológico das viagens aéreas. Além da realização de operações em conformidade com as normas ambientais, da melhoria dos sistemas de gestão ambiental e da aplicação de estratégias de redução de fornecimentos, a recauchutagem de pneus é uma prática de sustentabilidade importante, que proporciona inúmeros benefícios ambientais para a indústria da aviação e para a economia circular. 

“A utilização de pneus recauchutados é uma forma clara para que as companhias aéreas comerciais otimizem os custos operacionais, ao estender a vida útil dos pneus e reduzir a sua pegada de carbono sem sacrificar a performance ou o conforto,” Loïc Ravasio, diretor-geral da Goodyear Aviação para a EMEA. 

Benefícios para o meio ambiente dos pneus recauchutados 

Quando a banda de rolamento de um pneu de avião está gaste ou alcançou o seu número máximo de aterragens, à carcaça do pneu resta, frequentemente, uma vida útil considerável. Ao invés de enviar uma carcaça utilizável para aterro, o pneu é enviado para uma instalação da Goodyear, onde pode ser recauchutado até 12 vezes. Este processo contribui de muitas formas para o transporte sustentável. 

“Ao recauchutar pneus, a Goodyear pode proporcionar aos nossos parceiros o mesmo alto nível de segurança, robustez e performance que um pneu novo, mas utilizando 70% menos de recursos naturais, dado que, deste modo evita-se o consumo de carcaças de aço,” refere Loïc Ravasio, diretor-geral da Goodyear Aviação para a EMEA. 

“Quando olhamos, por exemplo, para os pneus de camião recauchutados, existe uma redução de 29% do uso da terra, e uma poupança de 19% no consumo de água, ao exercer-se menos pressão sobre os cultivos de borracha. Um pneu recauchutado também requere consideravelmente menos energia para ser produzido, o que resulta em 24% menos emissões de CO2 e em 21% menos contaminação do ar”. 

A apoiar a economia circular 

Os pneus recauchutados para aviões estão já a contribuir para a economia circular na atualidade, ao prolongarem a vida útil total de uma carcaça. Isto não só reduz significativamente o número de pneu produzidos, como diminui a dependência da produção de recursos naturais e diminui o número de carcaças que são recicladas. 

Quando as carcaças chegam ao final do serviço na aviação, são reutilizadas em aplicações menos exigentes em veículos agrícolas e portuários. A borracha restante do processo de recauchutagem também ganha uma nova vida, ao ser reciclada em produtos que não são pneus, como campos desportivos e pisos para jogos de crianças, ou, inclusivamente, como fonte de energia para as fábricas de cimento. 

Satisfazer as necessidades de segurança e performance dos aviões atuais

Enquanto um dos poucos fabricantes que presta serviços aos quatro segmentos da aviação global, incluindo os comerciais e de carga, a aviação geral, os jatos de negócios e os militares, a Goodyear trabalha diretamente com os fabricantes de equipamentos originais, com a Administração Federal da Aviação (FAA) e com a Agência de Segurança Aérea da União Europeia (EASA) para abordar as suas cambiantes necessidades comerciais e apoiar os seus esforços rumo ao transporte sustentável. Tal significa que se podem estabelecer práticas de sustentabilidade em toda a indústria, com todos os envolvidos, trabalhando como um só. 

Graças aos seus anos de experiência, e de conhecimento de design e de processos de fabrico com visão de futuro, a Goodyear concebe pneus para aviões que cumprem com especificações exigentes e estão qualificados para funcionar de forma segura e económica. A Goodyear também se esforça por procurar, em permanência, eficiências nos processos, por utilizar materiais inovadores e por aproveitar energias limpas para minimizar a sua pegada ambiental. 

Criar um futuro melhor 

Com mais de 90 anos de experiência no prolongamento do ciclo de vida dos pneus para aviões, o compromisso permanente da Goodyear com a recauchutagem de pneus é um exemplo do esforço que a empresa está a levar a cabo em matéria de sustentabilidade desde há muito tempo. 

Este enfoque no transporte sustentável continuar a fazer parte do marco de responsabilidade corporativa Better Future da Goodyear, que melhora a governança dos temas de sustentabilidade de elevada prioridade. As áreas de enfoque incluem quatro pilares: Abastecimento sustentável, Operações responsáveis, Mobilidade avançada e Cultura inspiradora. Um marco de atuação que procura integrar a responsabilidade corporativa em todos os níveis da organização, promover a comunicação e a consciência, e impulsionar o alinhamento com a estratégia corporativa da Goodyear e com as prioridades das partes interessadas. 

Um enorme passo em frente 

A recauchutagem de pneus é parte integrante da estratégia comercial e da responsabilidade corporativa da Goodyear, juntamente com muitas outras companhias aéreas comerciais e fabricantes OEM que procuram formas de impulsionar resultados comerciais sustentáveis. 

“A recauchutagem de pneus de aviação é a melhor solução do ponto de vista económico e de sustentabilidade. Ajuda a proteger os lucros dos nossos parceiros comerciais, ao mesmo tempo que garante que os nossos processos otimizam a inovação e o consumo de matérias primas para proteger o meio ambiente no futuro. Este é um enorme passo em frente para o transporte sustentável”, Loïc Ravasio, diretor-geral da Goodyear Aviação para a EMEA. 

Sobre a Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 62 000 pessoas e fabrica os seus produtos em 46 instalações em 21 países de todo o mundo. Os seus centros de inovação em Akron (Ohio), e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Para mais informação sobre a Goodyear e os seus produtos, visite www.goodyear.pt

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos