Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - NOVOS PNEUS MICHELIN PILOT SPORT EV

Quarta, 07 Abril 2021 13:44 | Actualizado em Domingo, 18 Abril 2021 21:31

NOVOS MICHELIN PILOT SPORT EV


  • Primeiro pneu da família Pilot Sport concebido especificamente para veículos desportivos eléctricos
  • Redução do nível de ruído percebido no interior do veículo, para um conforto superior
  • Resultado da experiência acumulada pela Michelin na Fórmula E
  • Um pneu eco-responsável e com equilíbrio neutro de emissões de CO2 no momento da compra

A Michelin apresenta o novo MICHELIN Pilot Sport EV, o primeiro pneu MICHELIN desenvolvido para satisfazer as exigências específicas dos utilizadores de veículos desportivos de propulsão elétrica. Um pneu fruto da experiência adquirida pela Michelin na Fórmula E, caraterizado pelo seu baixo nível de ruído de rolamento, para proporcionar um maior conforto de marcha, e pelo seu desenvolvimento eco-responsável, que oferece um equilíbrio neutro de emissões de COno momento da compra.

O novo MICHELIN Pilot Sport EV distingue-se pelo acrónimo “EV” (Electric Vehicle) e caracteriza-se por uma performance que permite desfrutar com total segurança de todo o potencial do veículo elétrico.

  • Uma estabilidade e precisão de condução, inclusivamente a alta velocidade(1), com 15% mais de rigidez em curva(2) , e uma ótima aderência em piso seco e molhado, independentemente do nível de desgaste do pneu (3-4)..
  • Uma excelente resistência ao desgaste, tendo em conta a repartição de massas imposta pelas baterias, e em resposta ao elevado binário transmitido às rodas, e à capacidade de aceleração que carateriza este tipo de veículos, graças à sua estrutura MaxTouch ConstructionTM (5).
  • Uma reduzida resistência ao rolamento, que permite aumentar a autonomia das baterias em até 60 km, para ampliar ao máximo o potencial do veículo(6).
  • Redução de cerca de 20%(7) do nível de ruído percebido no interior do veículo, para desfrutar da música ou da conversação, graças à tecnologia MICHELIN AcousticTM, constituída por uma espuma específica de poliuretano aplicada no interior do pneu, que amortece a ressonância do ruído.

Novo MICHELIN Pilot Sport EV é o resultado da experiência adquirida pela MICHELIN na Fórmula E

Enquanto parceiro fundador da Fórmula E, a Michelin propôs uma solução específica para os monolugares de propulsão elétrica que participam no campeonato, similar, no seu conceito, a um pneu de estrada. O pneu da Michelin para a Fórmula E é adequado para competir em qualquer condição climatérica.

O novo MICHELIN Pilot Sport EV beneficia diretamente dos progressos que a Michelin alcançou ao longo de seis temporadas na Fórmula E, permitindo a transferência de tecnologias utilizadas na competicção para os pneus de estrada. Incorpora, por exemplo, a tecnologia ElectricGrip CompoundTM, presente na parte central do desenho da banda de rolamento, com um composto de borracha de alta rigidez, para proporcionar a máxima aderência face à transmissão do binário que entregam os automóveis desportivos de propulsão elétrica. Por outro lado, os flancos da gama MICHELIN Pilot Sport EV incorporam as marcações com o acabado aveludado que realça a aparência desportiva do pneu.

Um pneu com um desenvolvimento eco-responsável e com equilíbrio neutro de emissões de CO2 no momento da compra(8)

Para conseguir um equilíbrio neutro de carbono, a Michelin comprometeu-se a neutralizar as emissões de CO2 associadas ao processo de fabrico do pneu, e ao seu transporte até ao ponto de venda. Tendo em conta que o fabrico e a distribuição de um pneu requerem processos em que é emitido CO2 – cerca de 30 kg por pneu –, para compensar, a Michelin investe em fundos de carbono Livelihoods, para o financiamento de projetos destinados a evitar e absorver as emissões de CO2, casos da reflorestação e do auxílio ao desenvolvimento mais sustentável do terceiro mundo.

O novo MICHELIN Pilot Sport EV será lançado no mercado em abril de 2021, com uma gama de 16 medidas, destinadas ao mercado de equipamento de origem e de substituição, para jantes de 19 a 22 polegadas. Desenvolvidos em estreita colaboração com a Tesla, os pneus MICHELIN Sport EV estão homologados na dimensão de 20 polegadas para o novo Model Y, já disponível na China, assim como também o estarão para modelos que serão colocados à venda na Europa e na América do Norte a partir do terceiro trimestre de 2021. As previsões da MICHELIN são de, até 2024, multiplicar por oito as suas vendas neste mercado em grande crescimento

 

(1) Sempre em cumprimento dos limites de velocidade estabelecidos no código da estrada.

(2) Estudo interno de rigidez em curva realizado em máquina, em 10/2020, na medida 255/45 R19, comparando o. MICHELIN Pilot Sport EV com o MICHELIN Pilot Sport 4 SUV.

(3) Tanto novo como desgastado (desgastado significa desbastado em máquina até à profundidade de rasto do indicador de desgaste da banda de rolamento, de acordo com a regulamentação europeia ECE R30r03f), na medida 255/45 R19 MICHELIN Pilot Sport EV, está acima do limite da norma europeia R117 em aderência em piso molhado.

(4) O pneu MICHELIN Pilot Sport EV tem uma una classificação B em aderência na travagem em piso molhado, segundo a etiquetagem europeia.

(5) A estrutura MaxTouch ConstructionTM maximiza a zona de contacto do pneu com a estrada, e distribui de forma uniforme as pressões na  área de contacto em aceleração, em travagem e em curva, o que permite um desgaste uniforme, e, portanto, um aumento da vida útil do pneu.

(6) Estudo interno sobre a resistência ao rolamento, realizado em 10/2020, na medida 255/45 R19, comparando o MICHELIN Pilot Sport EV (6,47 kg/t) com o MICHELIN Pilot Sport 4 SUV (8,8 kg/t). Para um veículo elétrico com uma massa de 2151 kg, e com uma autonomia de 540 km, esta diferença de 2,3 kg/t leva a um ganho de autonomia de mais de 60 km, ou seja, mais de 10% da autonomia inicial.

(7) Medição do ruído interno, realizada em 2016, na medida 245/45 R19, num KIA Cadenza. Nível de ruído medido na gama 170-230 Hz. Os resultados podem variar em função do veículo, da gama e da medida dos pneus, da velocidade e das condições da estrada.

(8) A Michelin reduziu as emissões de CO2 das suas instalações industriais em 25% desde 2010, e aponta a sua neutralidade de carbono para 2050. A Michelin participa no financiamento de projetos concebidos para absorver ou evitar as emissões de CO2, e recorre os créditos de carbono derivados destes projetos. Ao nível das emissões residuais vinculadas à produção de pneu MICHELIN Pilot Sport EV (desde a extração das matérias-primas até à entrega dos pneus ao cliente). (Programa realizado em associação com o fundo de carbono Livelihoods) - Cf. https://www.michelin.com/en/sustainable-development-mobility/environment

 

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123 600 pessoas e dispõe de 71 centros de produção de pneus, que, em 2020, fabricaram 170 milhões de pneus (www.michelin.pt).

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos