Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - GUIA MICHELIN 2022 ITÁLIA

Sábado, 27 Novembro 2021 14:37 | Actualizado em Quarta, 27 Março 2024 19:35

GUIA MICHELIN ITALIA 2022


  • 35 novas Estrelas MICHELIN brilham em toda a península
  • 2 novos restaurantes obtêm o galardão de duas Estrelas MICHELIN na Campania: Tre Olivi e Krèsios
  • Seleção de 2022 também conta com 33 novidades com uma Estrela, 20 novos Bib Gourmand e 17 novos restaurantes com a Estrela Verde MICHELIN

A Michelin apresenta a 67ª edição do Guia MICHELIN Italia. A nova seleção destaca a chegada de 35 novas Estrelas MICHELIN e o excecional feito do restaurante Tre Olivi, em Paestum, que se estreia no Guia MICHELIN alcançando diretamente a categoria de duas Estrelas.

A maior das honras foi para as catorze regiões da península que recebem estas 35 novas Estrelas. A Campânia distinguiu-se tanto pelo número de referências (8 novas Estrelas), como pelos seus 2 novos restaurantes com duas Estrelas MICHELIN que foram incluídos nesta nova seleção.

Deste modo, o Guia MICHEIN Italia 2022 conta com 2 novas direções com duas Estrelas MICHELIN, e com 33 novos estabelecimentos com uma Estrela, conseguindo um total de 378 restaurantes com Estrela. Mantêm-se, também, os 11 restaurantes com três Estrelas MICHELIN.

A gala de apresentação, emitida em direto, foi dirigida por Fjona Cakalli com a participação de Federica Pellegrini, que, enquanto embaixadora do Grupo Michelin, anunciou os 17 premiados com a Estrela Verde MICHELIN, atribuída aos restaurantes que estão particularmente comprometidos com uma gastronomia mais sustentável. O número total de restaurantes com a Estrela Verde MICHELIN alcança os 30 estabelecimentos.

“As nossas equipas ficaram impressionadas porque, apesar de todas as dificuldades que têm tido os restaurantes, e todos os desafios que ainda enfrentam, os inspetores observaram uma incrível energia em todos os estabelecimentos”, comenta Gwendal Poullennec, Diretor Internacional dos Guias MICHELIN. “Os padrões de qualidade gastronómica mantêm-se realmente altos, e, este ano, Itália consegue o seu maior número de restaurantes com Estrela de sempre. Vendo todos estes talentosos e jovens chefs, só podemos ter confiança face ao futuro", conclui.

2 restaurantes em que “merece a pena o desvio” conquistam duas Estrelas MICHELIN

Krèsios Restaurant - Telese Terme (BN)

No moderno ambiente do restaurante Krèsios, o seu serviço, muito profissional e executado a um ritmo perfeito, acompanha de forma brilhante uma cozinha que surpreende com as suas ideias, design e criatividade. O chef Giuseppe Iannotti oferece uma experiência gastronómica intrigante e, por vezes, provocadora, cujos sabores exóticos, com um piscar de olho ao país, expressa-me com uma grande perfeição técnica. Poucos ingredientes e muita precisão para uma proposta fora do comum, que oferece ao paladar as máximas sensações.

Tre Olivi Restaurant - Paestum (SA)

Um restaurante para descobrir uma experiência gastronómica sensorial de sabor local. A marcada personalidade do chef Giovanni Solofra reflete-se na sua proposta culinária, capaz de surpreender pela sua delicadeza, sabor, ideias e técnica. Generosidade, precisão e minuciosidade em cada preparação são as palavras-chave para produzir combinações, frequentemente, inesperadas.

Com os 33 novos restaurantes com uma Estrela MICHELIN, o número total de estabelecimentos com uma Estrela, da edição de 2022 do Guia, eleva-se até 329. Esta seleção é caraterizada pela sua grande vitalidade, e pelo surgimento de uma nova geração de chefs na casa dos trinta anos. Entre estas novidades, 16 restaurantes são dirigidos por chefs com menos de 35 anos, 5 dos quais tcom idade inferior a 30 anos:

Luigi Lepore

Lamezia Terme

CZ

Calábria

Hyle

San Giovanni in Fiore

CS

Calábria

ARIA

Nápoles

NA

Campânia

Rear Restaurant*

Nola

SA

Campânia

Li Galli

Positano

SA

Campânia

Contaminazioni Restaurant*

Somma Vesuviana

NA

Campânia

Cannavacciuolo Countryside*

Vico Equense

NA

Campânia

Mater1apr1ma

Pontinia

LT

Lácio

San Giorgio

Gênes

GE

Ligúria

Orto by Jorg Giubbani**

Moneglia

GE

Ligúria

Felix Lo Basso home & restaurant

Milão

MI

Lombardia

Bianca sul Lago by Emanuele Petrosino*

Oggiono

LC

Lombardia

La Speranzina Restaurant & Relais

Sirmione

BS

Lombardia

Osteria degli Assonica**

Sorisole

BG

Lombardia

L'Arcade*

Porto San Giorgio

FM

Marcas

Retroscena**

Porto San Giorgio

FM

Marcas

Unforgettable*

Turim

TO

Piemonte

Nazionale

Vernante

CN

Piemonte

Primo Restaurant**

Lecce

LE

Apúlia

Porta di Basso

Peschici

FG

Apúlia

Somu

Baixa Sardenha

OT

Sardenha

Fradis Minoris*

Pula

CA

Sardenha

Gusto by Sadler*

San Teodoro

OT

Sardenha

Gagini Restaurant

Palermo

PA

Sicília

Octavin

Arezzo

AR

Toscana

Osteria Acquarol

San Michele Appiano

BZ

Trentino-Alto Adige

1908*

Renon / Soprabolzano

BZ

Trentino-Alto Adige

L’Acciuga

Perugia

PG

Umbria

La Favellina

Malo

VI

Veneza

Locanda 4 Ciacole

Roverchiara

VR

Veneza

Local

Veneza

VE

Veneza

Wisteria**

Veneza

VE

Veneza

Zanze XVI*

Veneza

VE

Veneza

*Menos de 35

**Menos de 30

Os 11 restaurantes com três Estrelas MICHELIN mantêm a sua distinção

Piazza Duomo em Alba (CN), Da Vittorio em Brusaporto (BG), St. Hubertuse em San Cassiano (BZ), Le Calandre em Rubano (PD), Dal Pescatore em Canneto Sull’Oglio (MN), Osteria Francescana em Modena, Enoteca Pinchiorri em Florença, La Pergola em Roma, Reale em Castel di Sangro (AQ), Mauro Uliassi em Senigallia (AN) e Enrico Bartolini al MUDEC em Milão.

Um total de 378 restaurantes com Estrelas MICHELIN

Na classificação de Estrelas MICHELIN por região, a Lombardia mantém-se no topo, com os seus 56 restaurantes (3 com três Estrelas, 5 com duas Estrelas e 48 com uma Estrela) e as suas 4 novas Estrelas. A Campânia, pelo seu lado, obteve o recorde anual de novas Estrelas (nada menos do que 7!), alcançando, assim, o segundo lugar, com 48 restaurantes (8 com duas Estrelas e 40 com uma Estrela). Desta forma, Piemonte, com 1 novidade e 45 restaurantes (1 com três Estrelas, 4 com duas Estrelas e 40 com uma Estrela), regressa ao degrau mais baixo do pódio. Enquanto que a Toscana ocupa o quarto lugar, com 1 nova direção e 41 restaurantes (1 com três Estrelas, 5 com duas Estrelas e 35 com uma Estrela), na frente de Veneto, que é a segunda região mais premiada de 2022, graças a 5 novos restaurantes com Estrela, e conta com um total de 36 estabelecimentos (1 com três Estrelas, 4 com duas Estrelas e 31 com uma Estrela) presentes no Guia.

Quanto às províncias, Nápoles reforça a sua liderança, com 30 restaurantes (6 com duas Estrelas e 24 com uma Estrela), com Roma na segunda posição, graças aos seus 20 estabelecimentos (1 com três Estrelas, 1 com duas Estrelas e 18 com uma Estrela), e Bolzano no terceiro lugar, com 19 restaurantes (1 com três Estrelas, 3 com duas Estrelas e 15 com uma Estrela). Em quarto encontra-se Coni e os seus 18 estabelecimentos (1 com três Estrelas, 2 com duas Estrelas e 15 com uma Estrela), ao passo que Milão cai para a quinta posição, com 16 restaurantes com Estrela (1 com três Estrelas, 3 com duas Estrelas e 12 com uma Estrela).

Estrela Verde MICHELIN

A Estrela Verde MICHELIN é uma distinção atribuída aos empresários da restauração que estão na vanguarda do desenvolvimento sustentável, e pode ser conferida a qualquer restaurante selecionado no Guia MICHELIN, independentemente da sua distinção culinária. Para entregar este prémio, os inspetores valorizam vários elementos, como a produção de matérias-primas, o apoio aos produtores locais, a redução e gestão de resíduos, as ações tomadas para minimizar o uso dos recursos energéticos, o impacto do estabelecimento sobre o meio ambiente, a formação dos jovens em teros de desenvolvimento sustentável, e muitos outros.

 

No total, 30 restaurantes conseguiram a Estrela Verde MICHELIN, 17 dos quais são novos:

Campânia

Le Trabe

Uma Estrela MICHELIN

Lácio

Aminta Resort

Uma Estrela MICHELIN

Lácio

Mater Terrae

Incluído no Guia

Lombardia

La Présef

Uma Estrela MICHELIN

Apúlia

Casamatta

Uma Estrela MICHELIN

Sardenha

Fradis Minoris

Uma Estrela MICHELIN

Sicília

Signum

Uma Estrela MICHELIN

Toscana

PS Ristorante

Incluído no Guia

Trentino-Alto Adige

1908

Uma Estrela MICHELIN

Trentino-Alto Adige

Antica Locanda al Cervo-Landgasthof zum Hirschen

Bib Gourmand

Trentino-Alto Adige

Agritur El Mas

Bib Gourmand

Trentino-Alto Adige

Terra

Duas Estrelas MICHELIN

Trentino-Alto Adige

Lerchner's In Runggen

Bib Gourmand

Veneza

Venissa

Uma Estrela MICHELIN

Veneza

SanBrite

Uma Estrela MICHELIN

Veneza

La Cru

Uma Estrela MICHELIN

Veneza

Osteria Enoteca Gambrinus

Bib Gourmand

As iniciativas dos chefs que receberam a Estrela Verde MICHELIN serão publicadas em detalhe na página da Internet do Guia (www.guide.michelin.com/it/it) durante o ano, mediante a criação de conteúdos específicos.

Prémios especiais da Michelin

Por ocasião da apresentação do Guia MICHELIN Italia 2022, foram dados a conhecer quatro prémios especiais:

  • YOUNG MICHELIN CHEF PRIZE 2022 em colaboração com a Lavazza, atribuído a Solaika Marrocco, do restaurante Primo Ristorante, em Lecce.
  • MICHELIN SERVICE PRIZE 2022 em colaboração com a Intrecci - Alta Formazione di Sala, atribuído a Matteo Zappile, do restaurante Il Pagliaccio, em Roma.
  • MICHELIN DU MENTOR CHEF PRIZE 2022 em colaboração com a Blancpain, atribuído a Nadia Santini, do restaurante dal Pescatore, em Canneto sull’Oglio (MN).
  • MICHELIN SOMMELLERIE PRIZE 2022 em colaboração com o Consorzio del Vino Brunello di Montalcino, atribuído a Sonia Egger, do restaurante Kupperlain, em Castelbello (BZ).

No total, a seleção do Guia MICHELIN Italia 2022 inclui:

  • 11 restaurantes com três Estrelas MICHELIN
  • 38 restaurantes com duas Estrelas MICHELIN (2 novos)
  • 329 restaurantes com uma Estrela MICHELIN (33 novos)
  • 30 restaurantes com a Estrela Verde MICHELIN (17 novos)
  • 255 restaurantes Bib Gourmand (20 novos)

A seleção completa do Guia MICHELIN Italia 2022 pode ser encontrada no site oficial do Guia (https://guide.michelin.com) e através das aplicações gratuitas para iOS e Android.

 

Sobre o Guia MICHELIN

O Guia MICHELIN seleciona os melhores restaurantes e hotéis dos 30 países em que está presente. Escaparate da gastronomia mundial, descobre o dinamismo culinário de um país, assim como as novas tendências e os futuros talentos. Criador de valor para os restaurantes, graças às distinções que atribui a cada ano, o Guia MICHELIN contribui para o prestígio da gastronomia local, e para a atração turística dos territórios. Graças ao seu rigoroso sistema de seleção, e ao seu amplo conhecimento histórico do setor da hotelaria e restauração, o Guia MICHELIN disponibiliza aos seus clientes uma experiência única e um serviço de qualidade.

As diferentes seleções estão disponíveis quer em versão impressa, quer digital. Estão acessíveis tanto através da Internet como de todos os dispositivos móveis que ofereçam uma navegação adaptada ao uso individual, além de contarem com um serviço de reserva online.

Com o Guia MICHELIN, o Grupo continua a apoiar milhões de viajantes nas suas deslocações, permitindo-lhes viver uma experiência única de mobilidade.

 

Sobre a MICHELIN

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diversas utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 123 600 pessoas e dispõe de 71 centros de produção de pneus, que, em 2020, fabricaram 170 milhões de pneus (www.michelin.pt).

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos