Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - PRIO JUMP START

Terça, 10 Julho 2018 21:54 | Actualizado em Sábado, 21 Julho 2018 20:29

PRIO JUMP Start

Startups vencedoras já são conhecidas

 

  • 3 startups vencedoras do programa de aceleração da PRIO: PAVNEXT, TRAMGRID e MACCO ROBOTICS;
  • 5 startups com melhor classificação final participaram em experiência inédita no avião de acrobacias PRIO;
  • Paralelamente, decorreu o PRIO Top Ideias, um concurso para os colaboradores da PRIO, que visa promover a cultura de inovação interna.

 

Já são conhecidas as três startups vencedoras do programa de aceleração promovido pela PRIO em parceria com a consultora de inovação imatch, escolhidas de um total de 99 candidaturas, oriundas de 20 países, confirmando a dimensão e o carácter internacional do programa.

As vencedoras foram selecionadas de um grupo de 10 finalistas que foram acompanhadas por mentores PRIO desde o bootcamp dos dias 14 e 15 de junho até à final da passada sexta feira, dia 6 de julho, onde apresentaram os seus projetos e propostas de sinergia com a PRIO a toda a administração e responsáveis pelas várias áreas de negócio da PRIO.

Duas das startups vencedoras são portuguesas e uma é espanhola, e foram escolhidas com base nas propostas de valor apresentadas na final, que resultaram do trabalho desenvolvido ao longo das últimas semanas. Os vencedores terão agora acesso a realizar um projeto piloto com a PRIO de valor base mínimo de 10 mil euros e apoio à implementação por parte de especialistas PRIO e da NOVA SBE.

Para além destes prémios, as primeiras cinco classificadas tiveram acesso a uma experiência verdadeiramente desafiante: voar num avião de acrobacias - Pitts Special S-2B, com o Comandante Luís Garção e controlar o avião durante um loop aéreo. O autor do melhor loop aéreo garante o acesso da sua startup a um alfa-stand no Web Summit ou a 2500 € para promoção da sua startup em associação com a PRIO. 

 

As 3 grandes vencedoras são:

Pavnext

Startup portuguesa com solução inovadora de pavimento inteligente que conjuga a segurança rodoviária e eficiência energética. O pavimento desenvolvido e patenteado por esta startup permite captar a energia cinética de carros e pessoas e transformá-la em energia que pode ser usada em todo o tipo de aplicações. Para além disso, permite a monitorização de dados de tráfego e energia gerada e consumida em tempo real.

Tram Grid

A Tramgrid é uma startup portuguesa que desenvolveu um carregador rápido de veículos elétricos que utiliza a corrente disponível nas redes catenárias dos elétricos para alimentar o carregamento dos veículos.

Macco Robotics

A Macco Robotics é uma startup espanhola que desenvolve soluções de robótica avançada e especializada na interação com humanos para as áreas de retalho, restauração, saúde e lazer. Estão sediados em Sevilha e têm delegações em Madrid, Barcelona, Londres e Dubai.

A portuguesa Visor.ai e a alemã EcoG ficaram no TOP 5 e juntaram-se às 3 vencedoras no desafio do voo acrobático. A visor.ao conjuga chatbots e inteligência artificial para automatizar interações e a EcoG desenvolveu uma plataforma para carregadores de veículos elétricos, funcionando como o “android para pontos de carregamento”.

 

PRIO TOP IDEIAS

O programa PRIO Jump Start desenrolou-se em paralelo com o PRIO Top Ideias, um concurso de ideias direcionado para os colaboradores da PRIO, que aconteceu este ano pela primeira vez e que visa promover a cultura de inovação interna.

Ambos os programas contaram com o apoio da CM-Ílhavo nas suas diferentes fases.

Para Cristina Borges Correia, Diretora de Inovação da PRIO, “O PRIO Jump Start traduz a nossa forma aberta de encarar a inovação, procurando trazer para dentro da organização soluções inovadoras provenientes de agentes naturais de inovação, as startups. Nesta edição, focámo-nos em áreas chave para a nossa organização, de forma a garantir que tínhamos as startups certas a trabalhar connosco. De forma complementar, o PRIO Top Ideias teve como principal objetivo manter o espírito de startup que nos caracteriza desde a nossa génese.”

Como balanço global dos últimos meses, Cristina Borges Correia partilha ainda que foram “meses muito intensos, com muito envolvimento e dedicação, tanto por parte das startups concorrentes, como dos nossos colegas”. “A inovação está no nosso ADN e estes dois projetos são uma confirmação desta nossa forma de trabalhar. A nossa visão é a de alimentar boas ideias, explorar novos horizontes e fazer inovação em conjunto com colegas e parceiros, que nos ajudam a manter o espírito irreverente de fazer as coisas de forma diferente.”

Paulo Dias, da imatch, sublinha que “São organizações como a PRIO, empenhadas em manter-se inovadoras e disruptivas, que fazem de Portugal um país de referência na área da inovação e do empreendedorismo. E, para a imatch, é um privilégio pôr em prática a nossa metodologia de creative collaboration em projetos tão desafiantes como o Jump Start e o Top Ideias. A abertura que a PRIO mostrou, desde o início, para criar sinergias entre o programa de inovação interna e externa traduziu-se num maior valor acrescentado para todas as equipas participantes. Na imatch, acreditamos que juntos vamos mais longe e não temos dúvidas que em empresas com o mindset como o da PRIO, esta premissa leva-se à prática e traduz-se em excelentes resultados.”

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos