Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - JOVENS ENGENHEIROS PORTUGUESES VENCERAM

Sexta, 15 Dezembro 2017 06:54 | Actualizado em Domingo, 22 Abril 2018 12:46

JOVENS ENGENHEIROS PORTUGUESES VENCEM FINAL MUNDIAL

DO ‘SCHOOLS TECHNOLOGY CHALLENGE’

 

·         Mais de 150 dos melhores talentos em engenharia de 16 países enfrentaram-se em Abu Dabi para a final mundial do Land Rover 4x4 no ‘Schools Technology Challenge’.

·         A equipa de estudantes de Portugal venceu a edição de 2017, depois de se impor à Malásia e à Austrália.

·         Os estudantes utilizaram a codificação de software para projetar e fabricar os seus 4x4 em miniatura manobrados por controlo remoto.

·         O concurso procura descobrir novos talentos para a Jaguar Land Rover, o maior investidor do Reino Unido em investigação e desenvolvimento.

·         Mais de três milhões de jovens participaram no programa internacional de formação da Jaguar Land Rover desde o ano 2000.

·         Vídeo sobre iniciativa em: https://youtu.be/QQHQ3DJwl10; https://youtu.be/u34asFev_Fc

 

 

A equipa portuguesa K-EVO venceu a edição de 2017 do Land Rover 4x4 no ‘Schools Technology Challenge’. Mais de 150 futuros engenheiros de software cheios de talento, pertencentes a 16 países, reuniram-se em Abu Dabi para a final mundial desta iniciativa. O grupo nacional destacou-se em primeiro lugar, à frente das equipas Panthera, da Malásia, e Fair Dinkum 4x4, da Austrália, que ficarem em segundo e terceiro lugar, respetivamente. Os quaro estudantes da Escola Secundária de Ponte de Lima foram ainda distinguidos por ‘Melhor Engenharia de Veículo’ e ‘Espírito de Equipa’.

 

Os promissores jovens engenheiros de diversos países, com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos, utilizaram a codificação de software para projetar veículos em miniatura com tração às quatro rodas comandados à distância, especialmente concebidos e fabricados para o concurso com dois dias de duração celebrado no circuito de Yas Marina. Num dos desafios colocados, os veículos tinham de vencer um percurso muito complicado que passava por cima e por dentro de vários SUV Land Rover Discovery.

 

O concurso, que tem como objetivo promover a formação contínua, incluía um desafio de codificação de veículos autónomos, que demonstra o compromisso da Jaguar Land Rover nas áreas da ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM) e o seu desejo de encontrar a nova geração de engenheiros que projetem e desenvolvam os futuros carros elétricos, autónomos e ligados online. O teste surpresa de codificação consistia na otimização de um conjunto de códigos existentes para conseguir que um modelo miniatura de um SUV fosse capaz de completar um percurso pré-estabelecido no melhor tempo possível.

 

O veículo vencedor conta com uma suspensão multibraço que imita a do Land Rover Discovery e que foi fabricada com materiais naturais, modernos e reciclados como biopolímeros, plástico e alumínio. Este pormenor foi muito importante para a tomada de decisão do júri.

 

A K-EVO participou no desafio no ano passado e terminou no segundo lugar na final nacional. Este ano, conseguiram o seu objetivo e chegaram à final mundial. Os membros da equipa são Luís Ligeiro (17 anos, chefe da equipa), Hugo Oliveira (17 anos, engenheiro de produção), Diogo Cerqueira (18 anos, gestor de recursos) e Pedro Gomes (19 anos, engenheiro de design e designer gráfico), que lamentavelmente não pode marcar presença no desafio.

 

Luís Ligeiro, de 17 anos de idade e chefe da equipa, refere: "Graças ao concurso, pudemos viver uma experiência prática fantástica de como gerir um pequeno negócio e elaborar o nosso próprio código. Já todos tínhamos interesse no projeto STEM, mas agora que descobrimos a eletrónica e os processos de produção do Land Rover Discovery, gostaríamos imenso de ser engenheiros para futuramente poder inovar e criar veículos.”

 

Já Alex Heslop, Director of Electrical Engineering da Jaguar Land Rover, disse: "Sou um apaixonado pela engenharia e entusiasma-me imenso motivar os jovens para que escolham profissões ligadas à ciência, tecnologia, engenharia e matemática. O concurso Land Rover 4x4 in Schools vai ajudar-nos a encontrar os profissionais que necessitamos para levar a cabo projetos emocionantes relacionados com os sistemas de software, sistema cibernéticos, desenvolvimento de aplicações e desempenho gráfico. O novo desafio de codificação é perfeito para provar aos jovens a importância da inovação do software num setor tão vanguardista como o nosso".

 

O concurso internacional ajudou a empresa a chegar a mais de três milhões de jovens desde o ano 2000. Para chegar à final mundial, as equipas tiveram de se classificar através de vários eventos nacionais e regionais. Por exemplo, a K-EVO, a equipa vencedora desta edição, tinha conquistado a final nacional de Portugal.

 

Na qualidade de maior investidor do Reino Unido em investigação e desenvolvimento, a Jaguar Land Rover lançou uma iniciativa internacional para contratar mais de mil engenheiros eletrónicos e de software para o seu negócio em expansão. Em junho deste ano, a empresa apresentou uma nova app de realidade mista para escolha e seleção de colaboradores em colaboração com o grupo virtual Gorillaz para encontrar os novos talentos da engenharia internacional.

 


 

RESULTADOS

Prémio

Vencedor

Campeões do mundo

K-EVO - Portugal

Segundo lugar

Panthera - Malásia

Terceiro lugar

Fair Dinkum 4x4 - Austrália

Pensamento Inovador

Tessera Extreme Racing - Grécia

Desafio de codificação

The Doc's - Escócia

Melhor Estreante

Project Ram - Emirados Árabes Unidos

Melhor Engenharia de Veículo

K-EVO - Portugal

Sustentabilidade

Project Ram - Emirados Árabes Unidos

Investigação e Desenvolvimento

All4One - Alemanha

Melhor Desempenho de Reboque

Epsilon Engineers - Inglaterra

Melhor Rendimento em Pista

Team Rhino – África do Sul

Desafio de Reboque

TECH BRAIN - Brasil

Prémio Especial do júri

Rogue 6 - Chipre

Patrocínio e Marketing

TEAM HURRICANE - Malásia

Espírito de Equipa

K-EVO - Portugal

Apresentação Verbal

Panthera - Malásia

Portfolio e Exposição de Produtos

Fair Dinkum 4x4 - Austrália

Melhor Utilização das Redes Socias

AUTO291 - Brasil

 

Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover é o maior fabricante automóvel do Reino Unido, que se desenvolveu em torno de duas marcas icónicas: a Land Rover, o fabricante líder a nível mundial de veículos Premium todo-o-terreno de qualidade, e a Jaguar, uma das principais marcas globais de automóveis de luxo e desportivos.

Emprega mais de 42 mil pessoas em todo o mundo e apoia mais cerca de 240 mil postos de trabalho, através dos seus concessionários, fornecedores e empresas locais. A produção está concentrada no Reino Unido, existindo ainda fábricas na China, Brasil, Índia e Eslováquia.

A Jaguar Land Rover tem como ambição a criação de produtos, líderes na sua classe, que promovam grandes experiências aos seus clientes. Os nossos produtos são procurados em todo o mundo. Em 2016, a Jaguar Land Rover vendeu 583 mil veículos em 136 países, com mais de 80% dos veículos produzidos no Reino Unido a serem exportados para o resto do mundo.

O investimento da maca em I+D é contínuo e vai destinar mais de 4 mil milhões de libras (cerca de 4,4 mil milhões de Euros) no próximo ano para investimento de capital e desenvolvimento de novos produtos.

A partir de 2020 todos os veículos apresentados pela Jaguar Land Rover serão eletrificados, com mais opções disponíveis. Os clientes poderão escolher entre veículos elétricos com bateria, híbridos de carregamento e híbridos suaves, assim como com motores a gasolina e gasóleo ultra eficientes.

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos