Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - MERCADO AUTOMÓVEL EM PORTUGAL EM JANEIRO DE 2018

Terça, 13 Fevereiro 2018 15:36 | Actualizado em Sexta, 17 Agosto 2018 03:28

Mercado automóvel em Janeiro de 2018

Resultado condicionado devido a problema na emissão de matrículas.

O mercado registou uma variação negativa de 2,1 por cento no mês de Janeiro, mas este resultado não reflecte a actividade dos operadores no período em causa que se viram impedidos de matricular todos os veículos que pretendiam.

Com efeito, um problema com origem no sistema informático da Autoridade Tributária, tem impedido a normal emissão de matrículas, existindo casos em que os operadores representantes legais de marcas de automóveis liquidaram o Imposto Sobre Veículos não tendo, no entanto, sido atribuídas as matrículas.

Esta situação tem impacto nos operadores económicos do Sector, uma vez que existem objectivos que não foram cumpridos e verificaram-se menos entradas na tesouraria, tendo atingindo em particular os concessionários, para além dos danos reputacionais que resultam da insatisfação dos clientes.

Em relação ao mercado que foi possível apurar, verifica-se que no mês de Janeiro de 2018 foram matriculados em Portugal 18.050 veículos automóveis, tendo sido observado um decréscimo homólogo de 2,1 por cento. Esta queda resulta do facto de a estatística do mercado de Janeiro de 2018 se encontrar incompleta.

Por categorias e tipos de veículos observou-se a seguinte evolução no número de matrículas atribuídas:
1. Veículos Ligeiros de Passageiros
No mês de Janeiro de 2018, foram matriculados no nosso país 14.894 automóveis ligeiros de passageiros, ou seja, menos 2,1 por cento do que no mês homólogo do ano anterior.

2. Veículos Ligeiros de Mercadorias
No mês de Janeiro de 2018 foram colocados em circulação em Portugal 2.454 novos veículos comerciais ligeiros, o que representou um decréscimo de 1 por cento.

3. Veículos Pesados
Quanto ao mercado de veículos pesados, o qual engloba os tipos de passageiros e de mercadorias, em Janeiro de 2018 verificou-se também uma queda pelas razões anteriormente aduzidas de 4,9 por cento em relação ao mês homólogo do ano anterior, tendo sido matriculados 702 veículos desta categoria.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos