Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - BOMBAS DE ÁGUA

Quarta, 14 Fevereiro 2018 22:58 | Actualizado em Terça, 16 Outubro 2018 14:21

As avarias na bomba de água na estrada aumentaram mais de 20% em 3 anos

A Industrias Dolz lembra aos automobilistas e oficinas que, incluir o sistema de refrigeração nas inspeções periódicas dos veículos, pode evitar avarias dispendiosas do motor.

A assistência rodoviária devido a avarias na bomba de água cresceu mais de 20% em três anos, de acordo com a Industrias Dolz, fabricante espanhola de bombas de água para automóveis de passageiros e veículos industriais, a partir de dados oferecidos pela RACE.
Assim, ao longo de 2017, o clube automobilístico registrou 8.597 atendimentos diretamente relacionados a uma incidência na bomba de água, o que representa um aumento de 12,4% em relação aos registrados em 2016 (7.651 atendimentos).

Se adicionarmos a esses números que um aumento de 8% neste tipo de intervenção foi observado em 2016 em relação ao ano anterior, podemos ver como nos últimos três anos as avarias em estrada relacionadas com a bomba de água acumulam um crescimento de 20,4%. Nesse sentido, é de salientar que os atendimentos para outros componentes, como aqueles relacionados com a bateria (0,5%) ou pneus (17,7%), cresceram em menor proporção nesse mesmo período.

Além disso, no caso de problemas na bateria, embora, em 2016, tenham registado um crescimento de 5,4% em relação a 2015, no ano passado, pelo contrário, registaram uma diminuição de 4,7%, que resulta da acumulação do aumento de 0,5% no atendimento devido a avarias neste componente. Desta forma, corrobora a ideia que os automobilistas não prestem a devida atenção à bomba de água, um elemento-chave para o sistema de refrigeração dos veículos.

"A bomba de água é um componente fundamental do sistema de resfrigeração, pois é responsável pela circulação do líquido refrigerante do motor para o radiador, de modo que o motor esteja sempre na sua ótima temperatura de trabalho. A operação inadequada ou o mau funcionamento podem ter sérias consequências no motor. Daí a necessidade de incluir a revisão do sistema de refrigeração e da bomba de água na manutenção preventiva dos veículos. Uma revisão atempada deste sistema evita eventuais avarias do motor, e muito mais caras", diz Stephane Hayes, Diretor de Marketing da Industrias Dolz.

Vale a pena lembrar neste momento a importância do líquido refrigerante (também chamado de anticongelante) do motor. Assim, usar o líquido refrigerante correto para cada veículo é essencial para o bom funcionamento da bomba e do circuito de refrigeração. Portanto, Hayes lembra que "é aconselhável verificar com frequência, ainda mais no inverno, o líquido refrigerante: substituí-lo de acordo com as especificações e intervalos recomendados pelo fabricante do veículo, bem como usar um líquido de qualidade para não interferir com a vida útil da bomba de água".


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos