Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - SCHAEFFLEER NO CES 2019

Domingo, 23 Dezembro 2018 07:22 | Actualizado em Quarta, 06 Março 2024 04:33

Schaeffler no CES 2019

E-Mobility, motor da inovação da Schaeffler.
A Schaeffler apresentará os seus componentes inteligentes e soluções de sistema
• Schaeffler 4ePerformance: o concept car elétrico de 1.200 cavalos
• Soluções à medida: Um módulo híbrido para as pick ups americanas

A mobilidade elétrica é um dos temas principais no CES 2019 (Las Vegas entre os dias 6 e 12 de janeiro). A Schaeffler estima que, em 2030, cerca de 30 por cento de todos os automóveis de passageiros novos serão totalmente elétricos, enquanto cerca de 40 por cento serão de propulsão híbrida. Os restantes 30 por cento apenas utilizarão um motor de combustão interna convencional. Isto é, 70 por cento de todos os automóveis de passageiros utilizarão, pelo menos, um motor elétrico como fonte de propulsão. No CES, a Schaeffler irá exibir inovações que vão desde um módulo híbrido até ao concept car de elevado desempenho Schaeffler 4ePerformance de 1200 cavalos, uma demonstração de que as soluções propostas pela Schaeffler podem ser igualmente sustentáveis e fascinantes.

Produtos de mobilidade elétrica que chegaram à produção

Em conjunto com a transformação digital e a Internet das coisas aplicada à Indústria (IIoT), a Schaeffler considera a mobilidade elétrica como um dos componentes integrais do seu programa "Agenda 4 mais Um". Por isso, e ao tratar-se de um dos principais impulsionadores da inovação no futuro, consolidou todas as suas atividades neste campo na sua nova unidade de negócio "E-Mobilty”. No ano de 2020, a Schaeffler terá investido mais de 500 milhões de euros em investigação, desenvolvimento e produção de unidades de acionamento elétrico. Além disso, a Schaeffler já começou a produção em série de componentes e soluções de sistemas, tal como eixos eletrónicos ou módulos híbridos. Uma demonstração disso é a transmissão específica para veículos elétricos desenvolvida para cada um dos eixos do novo Audi e-tron, que permite um sistema de tração nas quatro rodas particularmente eficiente. Enquanto no modo de manuseamento normal apenas está ativo o motor elétrico no eixo traseiro, quando o condutor exige uma resposta mais forte ou se o sistema detetar um deslizamento nas rodas traseiras, o propulsor do eixo dianteiro ativa-se automaticamente.

Um módulo híbrido Schaeffler para os campeões de vendas americanos

No CES, a Schaeffler apresentará um módulo que permitirá aos fabricantes hibridar as carrinhas pickup, veículo que goza de uma grande popularidade no mercado dos Estados Unidos. O módulo híbrido P2 compacto desenvolvido pela Schaeffler é ajustado entre o motor de combustão e a transmissão, o que permite a sua integração nas plataformas de veículos existentes. Tanto permite uma função de impulso como o "coasting” com o motor de combustão desligado, assim como a condução completamente elétrica. Como consequência, o módulo híbrido apresentado no CES melhora a economia de combustível e o prazer de conduzir.

E-axle, para uma condução mais ágil

O eixo elétrico ou E-Axle desenvolvido pela Schaeffler oferece uma versatilidade ainda maior. Pode ser utilizado como uma unidade independente ou para transformar uma tração dianteira ou traseira num sistema de tração total em todas as rodas. A potência de saída com controlo seletivo da roda é outro benefício. Graças à vectorização de binário entre as rodas esquerda e direita, tanto a segurança como a dinâmica de condução e o conforto de circulação obtêm uma melhoria significativa. O E-Axle apresentado no CES permite a otimização dinâmica em veículos híbridos e nos que são alimentados apenas por baterias elétricas.

Mobilidade elétrica de elevado desempenho: O Schaeffler 4ePerformance

Com o concept car Schaeffler 4ePerformance, a Schaeffler criou um embaixador da mobilidade elétrica bastante particular. O 4ePerformance, que estará presente no stand da Schaeffler, é uma demonstração de até onde ponde chegar a transferência da tecnologia de competição para um veículo próximo da produção. Este veículo completamente elétrico é impulsionado por nada menos do que quatro motores de Fórmula E, com uma potência total de 880 kW (1200 cv). Provenientes do monolugar ABT Schaeffler FE01 Fórmula E, tal como toda a eletrónica de potência, estes motores foram desenvolvidos pela Compact Dynamics, subsidiária da Schaeffler, e foram utilizados durante toda a segunda temporada de Fórmula E. Para a Schaeffler, este campeonato de corridas 100% elétricas é um laboratório de testes ideal para o desenvolvimento de tecnologias de mobilidade elétrica e adapta-se de forma ideal à estratégia de "Mobility for Tomorrow", com a qual este grupo com uma presença mundial contribui para a configuração do futuro da mobilidade.

A Schaeffler tira partido da sua experiência em plataformas convencionais

Aquando do desenvolvimento de componentes de propulsão elétrica, a Schaeffler tira partido da experiência adquirida em plataformas convencionais com motor de combustão interna. O seu profundo conhecimento do desenvolvimento de elementos como o conversor de binário ou a dupla embraiagem também aumenta a sua experiência em desenvolvimento e fabrico. Graças à combinação da sua experiência em tecnologia com a compreensão integral dos sistemas, a Schaeffler já se encontra em condições de oferecer aos seus parceiros componentes e soluções de sistemas completamente desenvolvidos no campo da mobilidade elétrica. Ao mesmo tempo, a Schaeffler está a aumentar continuamente as suas áreas de especialização. O último passo foi a aquisição da Elmotec Statomat GmbH, produtor líder de máquinas para a produção em massa de motores elétricos. Desta forma, a Schaeffler está a fechar a última lacuna para o fabrico de sistemas elétricos completos, incluindo os próprios motores elétricos.

Visite no CES, Central Plaza, Stand 25.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos