Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - TOYOTA COM NOVIDADES NO SALÃO AUTOMÓVEL DE GENEBRA

Sábado, 09 Março 2019 14:45 | Actualizado em Quinta, 11 Janeiro 2024 16:21

ESTREIA EUROPEIA DO TOYOTA GR SUPRA O regresso da lenda
 
O novo Toyota GR Supra, a quinta geração do lendário desportivo da Toyota e o primeiro modelo GR global a ser produzido pela TOYOTA GAZOO Racing, faz a sua estreia europeia no Salão do Automóvel de Genebra 2019.
 

A TOYOTA GAZOO Racing foi fundamental para apurar o desempenho deste novo desportivo, trabalhando intensamente na famosa pista de Nürburgring Nordschleife e nas estradas limítrofes na Alemanha, a fim de alcançar a condução mais ágil, estável e envolvente. Outros testes igualmente prolongados foram levados a cabo em estradas por todo o mundo. Para ter certeza de que o carro cumpriu o que prometia, o presidente da Toyota, Akio Toyoda, testou-o ele próprio em Nürburgring no seu papel de Piloto Mestre antes de dar a luz verde final. As entregas aos clientes do novo Toyota GR Supra terão início a partir do final do verão de 2019, sendo este novo modelo fabricado em Graz, na Áustria.
 
DESIGN DE PURO DESPORTIVO Mesmo à primeira vista se torna claro como a herança dos automóveis desportivos da Toyota foi referenciada no design do novo Toyota GR Supra. A influência do 2000GT, em particular, é evidente no capot longo, na carroçaria compacta e no teto com duas bolhas, enquanto a aparência distinta da quarta geração do Supra é capturada no estilo à frente e atrás, especialmente nas asas traseiras e no arco do spoiler integrado. Os pontos de contacto vão para lá dos que os olhos vêem, no entanto, dado que o novo Toyota GR Supra partilha a mesma fórmula clássica de desportivo dos seus celebrados antecessores, com potente motor de seis cilindros montado na frente e tração traseira. O tema de design do Toyota Supra foi primeiro injetado pela Toyota no dramático concept-car FT-1, estilizado pelo estúdio CALTY na Califórnia e revelado em 2014 no Salão Internacional do Automóvel de Detroit. O designer-chefe do Toyota Supra, Nobuo Nakamura, deu à sua equipa um breve resumo sobre o conceito "Condensed Extreme", evitando propositadamente quaisquer palavras emotivas para que pudessem expressar a sua visão de um desportivo puro e individual materializada num design verdadeiramente original. “Com o engenheiro-chefe Tada a tentar proporcionar o máximo de prazer de condução, sabia que a minha missão era criar um design que fosse visualmente e fisicamente entusiasmante para os fãs de carros desportivos”, referiu. “Usando uma configuração de motor dianteiro de seis cilindros em linha e tração traseira - algo raramente visto nos carros de hoje - consegui alcançar algo que vai além dos limites da Toyota”. O conceito "Condensed Extreme" diz respeito diretamente ao conceito geral do veículo, compreendendo três elementos principais: uma curta distância entre-eixos, rodas grandes e ampla largura; o tenso habitáculo de dois lugares; um capot longo com uma carroçaria compacta que reflete a combinação de sistema motopropulsor de seis cilindros em linha e tração traseira. Nakamura imaginou um carro que é indiscutivelmente moderno no design, mas evoca o romanticismo do estilo dos automóveis desportivos clássicos. O resultado aproximou-se dos limites do que poderia ser fabricado em volumes maiores, em particular as curvas poderosas dos flancos traseiros. No design final, o tema "Condensed" é evidente na relação entre os pneus de grande diâmetro do Toyota GR Supra, a curta distância entre-eixos e o comprimento total. É notável que a distância entre-eixos seja menor do que no coupé GT86 e que os pneus sejam maiores. "Extreme" é interpretado na postura ampla do carro, com proporções apertadas do habitáculo e vias largas, contribuindo para elevados níveis de manobrabilidade e de estabilidade.

O design foi definido com precisão para que pudessem ser obtidas as caraterísticas ideais de resistência ao arrasto e levantamento e um equilíbrio ideal do peso na dianteira e na traseira. Por exemplo, o teto de dupla bolha não é simplesmente um recurso de estilo inspirado na herança estilística sendo igualmente eficaz na redução do arrasto, reduzindo a área frontal do carro, sem sacrificar o espaço no habitáculo. O design frontal foi inspirado na quarta geração do Supra, mas com uma aparência ainda mais expressiva, com a baixa postura enfatizada por uma proeminente grelha central ladeada por grandes entradas de ar que são essenciais para o arrefecimento do motor. As óticas principais distintivas têm um arranjo de LED de seis lentes e incorporam os indicadores de mudança de direção e luzes de condução diurna. Ao posicionar as unidades das lâmpadas mais perto do “nariz” do carro foi conseguido um superior volume visual e torna mais impactantes os flancos dianteiros do tipo concha. Na vista lateral, o baixo capot gera uma linha dinâmica que flui para trás a partir do “nariz” baixo do carro, enquanto a aresta traseira do capot e o spoiler traseiro foram posicionados quase à mesma altura e unidos por uma linha de cintura baixa. A parte de baixo da carroçaria tem uma ligeira inclinação para a frente, enquanto o habitáculo tem uma forte inclinação para trás, com pilares dianteiros escurecidos e linhas de carácter na secção lateral do tejadilho, enfatizando o compacto e “nervoso” habitáculo. As soleiras robustas e de aparência esculpida ajudam também a expressar a elevada rigidez do carro. Na Europa, o Toyota GR Supra será equipado de série com jantes de liga leve forjadas de 19 polegadas, leves mas altamente rígidas, com finos raios pretos e polidos alternados. Na parte traseira, o lábio do spoiler em arco foi otimizado para suprimir a elevação, enquanto uma forma trapezoidal no pára-choques traseiro gera uma sensação de movimento para baixo e para fora em direção aos pneus. Os grupos óticos traseiros mostram um simples efeito de anéis internos, enquanto os faróis de nevoeiro traseiros e as luzes de marcha-atrás são formadas por pontos de LED agrupados ao centro do pára-choques inferior. O estilo evocativo do Toyota Supra será mostrado no seu melhor por uma gama de oito opções de cores diferentes para a pintura, incluindo fortes tons vermelhos, amarelos e azuis. Um novo acabamento Matt Storm Grey estará disponível para uma versão de edição especial, acrescentando drama visual extra e textura parecida com metal às superfícies curvas do carro com acabamento mate e um toque de azul.
 

CONCEITO DE COCKPIT: COLOCANDO O CONDUTOR NO CENTRO DA AÇÃO O cockpit do condutor no novo Toyota GR Supra combina perfeitamente elementos tradicionais de um GT com funcionalidade ultramoderna. Projetado para ajudar o condutor a concentrar-se inteiramente na sua missão principal é diretamente influenciado pela configuração que existe em monolugares de corrida. O painel de bordo horizontal, baixo e fino maximiza a visão frontal através do para-brisas, ajudando o condutor a posicionar o carro com precisão em alta velocidade, enquanto os comandos principais estão agrupados para uma operação rápida e fácil. O quadro de instrumentos, a consola central e os acabamentos das portas combinam um design perfeito que confere ao cockpit uma sensação de força e consistência. A forma do cockpit flui para baixo em direção aos apoios almofadados de joelhos na porta e na lateral da consola central, com formas definidas pela experiência de corridas em circuito da TOYOTA GAZOO Racing.
 
O head-up display, os medidores e as patilhas para passagem de caixa encontram-se bem à frente do condutor, com interruptores adicionais localizados no volante de três raios. O próprio aro do volante é muito contornado excelente e é envolvido em pele. O visor da instrumentação de alta definição de 8,8 polegadas é claramente visível através do volante, com o conta-rotações de efeito 3D e indicador da transmissão posicionados no centro; à esquerda há um mostrador digital de velocidade e à direita a informação de navegação. A consola central assimétrica marca uma divisão clara entre a zona do cockpit do condutor que o envolve e o lado do passageiro mais aberto neste habitáculo do Toyota GR Supra. Também aqui

existem apoios almofadados para os joelhos. O painel de controlo do ar condicionado surge montado na parte alta da consola, com comutadores de toque com memória para mais fácil operação e por cima da consola há um ecrã multimédia central de 8,8 polegadas. Este monitor pode ser comandado de forma tátil ou através de um comando rotativo. O espaço para bagagens é suficientemente grande para a bagagem de duas pessoas para um fim de semana e pode ser ampliado através de um painel removível na parte traseira do habitáculo, criando espaço suficiente para um saco de golf ou para todo o kit pessoal necessário para um dia de circuito.
 
BANCOS INSPIRADOS NAS CORRIDAS Os assentos do novo Toyota GR Supra têm um design influenciado pelo mundo das corridas que garante conforto a todo momento e excelente apoio lateral, especialmente se o carro estiver a ser conduzido em circuito. Os apoios laterais almofadados que seguram os corpos dos ocupantes surgem na parte superior das costas e nos assentos e há um apoio de cabeça integrado. As opções de estofos incluem pele e uma combinação de reforços de apoio em pele com cobertura de Alcantara perfurada para o encosto e assento que proporciona um grau de ventilação e desempenho adicional de sustentação do corpo.
 
DESEMPENHO DO MOTOR O centro do desempenho do novo Toyota GR Supra é seu motor de seis cilindros em linha de 3.0 litros, produzindo até 340 cavalos de potência e 500 Nm de binário. Dispõe de um turbocompressor twin-scroll, injeção direta de combustível de alta precisão e controlo de válvulas continuamente variável que garante uma entrega de binário líder no seu segmento logo a partir de rotações muito baixas. Trata-se de um motor potente, bem equilibrado, suave e leve, capaz de gerar uma entusiasmante sensação de aceleração. Está acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades que proporciona passagens de caixa rápidas (para cima e para baixo), com relações curtas para as mudanças inferiores; o condutor pode assumir o controlo manual das passagens de caixa usando as patilhas montadas no volante para esse efeito e pode selecionar os modos de condução Normal ou Sport de acordo com as suas preferências e condições. A função de Controlo de Lançamento permite uma aceleração potente com a máxima motricidade, ajudando o carro a disparar de 0 a 100 km/h em apenas 4,3 segundos. O som e a resposta do motor, o tipo de passagens de caixa, o amortecimento, a direção e o desempenho do diferencial ativo vêem as suas respostas ajustadas quando o condutor seleciona o modo Sport. O Controle de Estabilidade do Veículo tem uma configuração especial de “pista” que pode ser selecionada para reduzir o nível de intervenção do sistema para que o condutor exerça maior controlo sobre o desempenho dinâmico do veículo.
 
DIFERENCIAL ATIVO Todas as versões do Toyota GR Supra vendidas na Europa serão equipadas com um diferencial ativo que opera tanto na aceleração quanto na desaceleração e pode ser ajustado de zero até 100% de bloqueio, com resposta imediata. Uma Unidade de Controlo Eletrónico (ECU) específica monitoriza uma ampla gama de sinais, incluindo movimentos do volante pressões nos pedais de

acelerador e travão, rotação do motor e movimento de deriva para o acionamento apropriado do atuador. Este diferencial oferece enormes benefícios em estabilidade e eficiência quando os pneus estão a chegar ao seu limite de desempenho. O efeito é sentido em todas as fases de curvas, com maior estabilidade durante as fases de travagem e ao curvar e, depois maximizando a aderência à medida que o condutor acelera para a saída da curva.
 
CHASSIS DESENVOLVIDO PARA UM PERFEITO EQUILÍBRIO As dimensões externas de um automóvel são o primeiro elemento a ser considerado ao começar numa folha de papel em branco. No que diz respeito ao Toyota GR Supra, estas foram definidas com o objetivo de dar prioridade à agilidade e ao comportamento do carro. O cálculo-chave é a relação entre a distância entre-eixos e a largura de vias, sendo que o melhor equilíbrio entre agilidade e estabilidade é alcançado com um rácio entre 1,5 e 1,6; Alcançar o “Rácio Dourado” de 1,55 foi, portanto, o ponto de partida para a equipa de desenvolvimento do Toyota GR Supra, o principal alicerce sobre o qual todo o restante desenvolvimento foi otimizado.
 
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO DE TRATAMENTO INTENSIVO Foram definidas metas ambiciosas para a resposta de comportamento e estas foram alcançadas através de um programa de desenvolvimento liderado pela TOYOTA GAZOO Racing, que incluiu testes intensos numa ampla variedade de desafiantes estradas em todo o mundo. Os testes em estrada incluíram igualmente sessões em pistas de corrida, incluindo a Nordschleife de Nürburgring. A alta rigidez estrutural (superior, até, á do superdesportivo Lexus LFA), o centro de gravidade mais baixo do que o do coupé GT86 e a ideal repartição de peso 50:50 entre a dianteira e a traseira foram fundamentais para que se atingissem as metas dinâmicas, mas exigiram arrojadas decisões de engenharia. Por exemplo, o equilíbrio de peso desejado foi obtido movendo o motor o mais para trás possível, o que suscitou novos desafios para a produção. A alta rigidez da carroçaria permitiu refinamentos mais precisos e detalhados da geometria da suspensão e do ajuste dos amortecedores. O novo design da suspensão é composto por molas MacPherson de dupla articulação na frente e um sistema de cinco braços na traseira. A rigidez dos pontos de montagem do subchassis da suspensão dianteira e do braço de controlo foi elevada ao máximo para proporcionar uma excecional capacidade de curvar, enquanto o uso de alumínio para os braços de controlo e rolamentos giratórios reduz o peso não suspenso do carro, proporcionando agilidade e eficiência de nível superior. O novo GR Supra possui igualmente cubos de roda de elevado desempenho com uma maior curvatura e cinemática otimizada. A direção assistida elétrica é ajustada para uma resposta desportiva e pode ser usada nos modos Comfort e Sport. A suspensão traseira beneficia de uma configuração igualmente leve para a subestrutura rígida e as ligações à carroçaria, ajudando a garantir um controlo extremamente preciso dos movimentos das rodas. As jantes de 19 polegadas em alumínio forjado estão envolvidas por pneus Michelin Pilot Super Sport de elevada aderência que são ligeiramente mais largos na traseira do que na frente. Os travões adequadamente potentes são equipados com pinças Brembo de quatro êmbolos.
 

O TOYOTA GR SUPRA É O PRIMEIRO MODELO GR A SER PRODUZIDO PELA TOYOTA GAZOO RACING PARA O MERCADO GLOBAL. A TOYOTA GAZOO Racing é a organização que congrega o programa global de desporto automóvel da Toyota que no ano passado ganhou as 24 Horas de Le Mans no Campeonato Mundial de Resistência da FIA e no Campeonato do Mundo de Ralis da FIA (Construtores). O seu trabalho é baseado em três pilares: desenvolver pessoas através da participação no automobilismo; criar fãs através da emoção do automobilismo; e aplicar o conhecimento adquirido no automobilismo para criar carros de estrada cada vez melhores e divertidos de conduzir. Essa filosofia foi totalmente adotada por Kiichiro Toyoda, o fundador do negócio de produção de automóveis da Toyota, e é partilhado hoje por Akio Toyoda, presidente da Toyota Motor Corporation, para apoiar o compromisso da empresa de fabricar automóveis cada vez melhores. A começar com o Toyota GR Supra, a TOYOTA GAZOO Racing irá transferir os conhecimentos técnicos adquiridos nos circuitos de corrida ou nos troços de ralis para o desenvolvimento não só das novas gerações dos modelos GR da Toyota como também da sua gama mais ampla de veículos, conduzidos por dezenas de milhões de pessoas em todo o mundo.
 
SUPRA 900 Haverá 900 novos proprietários do Toyota GR Supra na Europa durante o primeiro ano de lançamento do carro e, na qualidade de primeiros clientes a reservar o novo desportivo puro, desfrutarão de vários benefícios especiais. Em reconhecimento pelo seu entusiasmo pelo regresso do nome Supra terão acesso a um programa de experiência exclusivo e de recompensas que não podem ser compradas no período que antecede a entrega do carro, a partir do final do verão de 2019.
 
 
TOYOTA GR SUPRA A90 EDITION O protótipo do Toyota Supra fez uma impressionante estreia internacional quando surgiu diante das multidões no Festival de Velocidade de Goodwood no verão de 2018.

“Vestido” com uma camuflagem preta, vermelha e branca, inspirada nas cores da TOYOTA GAZOO Racing, a sua aparição ecoou a herança do famoso código de chassis "A" do Supra com a nova referência "A90". Para celebrar a herança Supra e a introdução do número de código da quinta geração, será fabricada uma exclusiva versão Toyota GR Supra A90 Edition, com produção limitada a 90 exemplares. A A90 Edition terá um novo e marcante acabamento de pintura mate Storm Gray, equipado com jantes de liga leve negras baças e habitáculo revestido a pele vermelha. Nos demais aspetos, a especificação do equipamento corresponderá à do nível Premium. O Toyota GR Supra A90 Edition estará apenas disponível para os primeiros 90 clientes europeus que façam a pré-encomenda através das plataformas de reservas específicas de cada país.
 
Especificações de performance Potência de motor 340 DIN hp @ 5,000 - 6,500 rpm
Binário do motor 500 Nm @ 1,600 – 4,500 rpm
Aceleração (0-100km/h) 4.3 segundos
Velocidade máxima  (Limitado Eletronicamente) 250 km/h
Emissões de CO2  (NEDC Correlacionado) 170 g/km
 
 
O que o Presidente da Toyota, Akio Toyoda, afirmou sobre o Supra: O presidente da Toyota e mestre piloto Akio Toyoda referiu: “No passado, passei inúmeras horas aos comandos de um Supra antigo em Nürburgring para me tornar um mestre piloto. O Supra é como um velho amigo que ocupa um lugar especial no meu coração. Enquanto outros fabricantes estavam a colocar os seus belos protótipos em pista para apresentar ao mercado, eu conduzia um Supra antigo que já não estava em produção. Assim mesmo que a Toyota não tivesse planos de fazer um novo Supra, tal como muitos outros fãs do Supra em todo o mundo, eu secretamente queria que isso acontecesse. O novo GR Supra nasceu através de testes em Nürburgring, e posso dizer afirmar com sinceridade que é um carro divertido de conduzir e melhor do que nunca”.  

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A TOYOTA apresenta, em estreia mundial, o novo Concept GR Supra GT4 no Salão Automóvel de Genebra de 2019, no dia 5 de março. Trata-se de um estudo de design e engenharia que explora a forma como a recém-lançada quinta geração do mítico desportivo Supra pode ser desenvolvida como um carro de corridas na disciplina GT4 internacional, acessível e com custos moderados para pilotos privados e pequenas equipas, dentro da filosofia mundial da Toyota de apoiar o desporto automóvel para as massas. O Toyota GR Supra tem qualidades essenciais que o tornam uma proposta atraente para as corridas de GT4, com o seu chassis perfeitamente equilibrado, habitáculo de dois lugares, carroçaria altamente rígida e leve, tração às rodas traseiras e um muito baixo centro de gravidade. A combinação da reduzida distância entre-eixos com vias largas permite uma proporção ideal de 1,55 (Rácio dourado) para uma excelente estabilidade e agilidade, que são ativos valiosos numa disciplina da competição automóvel onde os regulamentos usam um cálculo de equilíbrio de desempenho (ajustando o peso de acordo com a potência do motor) para garantir corridas permanentemente equilibradas.
Concept Toyota GR SUPRA GT4 Desenvolvido para uma potencial carreira futura no desporto automóvel.
 
Desenhado e desenvolvido tecnicamente para respeitar os regulamentos de competição GT4, o Concept GR Supra GT4 explora a forma como o novo Supra poderá vir a ser usado como base de automóvel de corrida acessível e competitivo.
 

Este concept, desenvolvido pela TOYOTA GAZOO Racing, é instantaneamente reconhecível como um Supra e mantém a forma baixa e musculada do modelo de produção em série, mas com maior comprimento e inferior altura. Um difusor frontal e uma asa traseira especialmente desenhados surgem no Concept GR Supra GT4 para melhorar o fluxo de ar ao redor do chassis, reduzindo o arrasto e otimizando a força descendente. São ambos construídos em compósitos feitos de fibras naturais, como cânhamo e linho, substituindo a fibra de carbono tradicional, a fim de reduzir o impacto sobre o meio ambiente. As jantes de liga leve originais foram substituídas por jantes de competição OZ 11 x 18 polegadas de cinco furos. A arquitetura MacPherson da suspensão dianteira e traseira multibraços é mantida, mas com a adição de molas, amortecedores e barras estabilizadoras de competição. A desaceleração de alta potência necessária para as corridas é fornecida pelos travões Brembo de elevado rendimento. Sob o capot, o GR Supra GT4 Concept mantém o motor a gasolina de 3.0 litros com seis cilindros em linha com turbocompressor de rolagem dupla, acoplado a uma transmissão automática. O desempenho é aumentado com a ajuda de uma ECU e de cablagem de competição. Foram igualmente montados veios de transmissão e diferencial de autoblocante com especificações de competição. O habitáculo minimalista recebeu barras de proteção de elevada rigidez, contendo ainda extintor de incêndio e banco de competição que cumprem as normas da FIA. O concept encontra-se igualmente equipado com um depósito de combustível específico para o automobilismo e um sistema de reabastecimento rápido. A categoria GT4 é uma das disciplinas do desporto automóvel que mais cresce no mundo, com competições nacionais e regionais na Europa, América do Norte, Ásia e Oceania. Estabelecida desde 2006 e regulada pela FIA, foi concebida para ser uma disciplina com uma favorável relação custo/benefício para pilotos profissionais e amadores e uma potencial ante-câmara para a categoria GT3. A TOYOTA GAZOO Racing vai avaliar o interesse demonstrado pelos potenciais clientes no Supra GT4 Concept antes de decidir sobre o desenvolvimento futuro do veículo
 
Especificações técnicas do Concept Toyota GR Supra GT4 
Chassis  Comprimento 4,460mm Largura 1,855mm Altura 1,250mm Peso Não disponível neste momento Construção Carroçaria em aço com barras de proteção de elevada rigidez (roll cage) Difusor frontal Compósito em fibra natural Asa traseira Compósito em fibra natural Tanque de combustível Especificação desportiva com sistema de

reabastecimento rápido Banco do condutor Banco de competição OMP (FIA-standard) Motor e Transmissão  Tipo 3.0 litros com seis cilindros em linha com turbocompressor de rolagem dupla Cilindrada 2,998 cm3 Potência máxima  Não disponível neste momento Binário Máximo Não disponível neste momento Transmissão Automática, tração traseira Diferencial Autoblocante com especificações de competição Semieixos Especificação de competição Suspensão, direção & travões  Suspensão Frontal MacPherson  Suspensão Traseira Multibraços Molas, amortecedores e barras estabilizadoras  Especificação de competição Direção Electro-hidráulico,  Travões Brembo de competição Jantes OZ de competição 11x18 polegadas de 5 furos
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
O COROLLA GR SPORT E A COROLLA TREK

NOVO COROLLA GR SPORT - O segundo modelo a juntar-se à gama europeia de desportivos GR SPORT da Toyota Após o recente e bem-sucedido lançamento da Nova Gama Corolla - elogiado pela sua aparência dinâmica e atributos de condução envolvente - a Toyota apresenta o Corolla GR SPORT, uma variante mais desportiva que injeta um pouco da paixão da TOYOTA GAZOO Racing. Após a introdução do Yaris GR SPORT no Salão do Automóvel de Paris do ano passado, o Corolla GR SPORT é o segundo modelo a integrar a gama europeia GR SPORT da Toyota. Disponível na versão Hatchback (Touring Sports não disponível em Portugal) e com uma escolha de motorizações eletrificadas com a tecnologia híbrida da Toyota de 1.8 ou 2.0 litros, o novo GR SPORT leva o espírito GAZOO Racing ao coração da gama Corolla; os seus detalhes exclusivos de design desportivo apontam-no a clientes mais jovens e entusiastas.
 
Partindo da base dos níveis de equipamento médio ou alto, o GR SPORT apresenta elementos de estilo único, incluindo uma nova grelha dianteira com acabamento cromado escuro e saias inferiores, frisos laterais e difusor traseiro exclusivos. Neste nível de equipamento são ainda acrescentadas jantes de liga leve de 18", vidros traseiros escurecidos, faróis de nevoeiro, faróis de LED e uma cor exterior dinâmica Cinzento Ash com execução em dois tons. A bordo, o GR SPORT está equipado com bancos desportivos específicos nas versões com tecido preto com apoios laterais semelhantes a pele, podendo ser opcionalmente especificado revestimentos de estofos totalmente em pele. Além disso, apresenta pespontos negros e vermelhos no painel de instrumentos, no volante e à volta do seletor da caixa. O Corolla Hatchback GR SPORT estará à venda na Europa a partir de janeiro de 2020.

NOVA COROLLA TREK - Desenhada para estilos de vida ativos e atividades ao ar livre A Corolla TREK, disponível apenas na carroçaria Touring Sports e com uma escolha de motorizações eletrificadas com a tecnologia Híbrida da Toyota de 1.8 ou 2.0 litros, reflete a crescente popularidade de veículos de aparência robusta, do tipo crossover, dentro do segmento C europeu. Desenhado para atrair pessoas que apreciam estilos de vida ativos e atividades ao ar livre, a carrinha Corolla TREK gerou uma colaboração entre a Toyota e a Trek Bicycle. Esta parceria reúne duas marcas que possuem valores ambientais semelhantes para oferecer soluções complementares de mobilidade.
 
Fundada em 1976, a Trek Bicycle é uma das marcas de bicicletas mais populares do mundo, vendendo atualmente no mundo cerca de 1.5 milhões de bicicletas por ano. Além de fabricar equipamentos de ciclismo de alto desempenho, a Trek usa a bicicleta para derrubar as barreiras que impedem as pessoas de terem vidas mais felizes, saudáveis e ativas. Para cimentar esta parceria, a Toyota assinou um acordo com a Trek, fornecendo a Corolla TREK como veículo de apoio na competição Trek-Segafredo World Tour (equipas masculinas e femininas), durante estes eventos europeus de corrida de bicicletas. Tendo como alvo famílias com um estilo de vida ativo com hobbies ao ar livre, o Corolla TREK apresenta um aumento de 20 mm no curso de suspensão para criar uma superior distância do solo. É feito com base no nível de equipamento intermédio da Corolla Touring Sports com elementos de estilo crossover exclusivos, incluindo proteções inferiores dianteiras e traseiras da carroçaria, jantes de liga leve de 17" maquinadas exclusivas, vidros traseiros escurecidos, faróis de nevoeiro e faróis de LED. A bordo, a Corolla TREK está equipada com um ecrã de info-entretenimento TFT de 7 polegadas, bancos revestidos em tecido de dois tons específicos para esta versão e elementos decorativos de madeira deco a combinar. O Corolla TREK estará à venda na Europa a partir de agosto de 2019. 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
NOVO PRIUS DE 2019 com sistema inteligente de tração às quatro rodas (AWD-i)
 
O novo Prius adota novos elementos de estilo, novos acabamentos interiores e equipamentos avançados. O passo seguinte na experiência de condução eletrificada com a tecnologia híbrida e tração às quatro rodas, proporciona mais paz de espírito e apoio ao condutor.

O TOYOTA PRIUS é o pioneiro na eletrificação o primeiro híbrido de produção em série com a tecnologia “Self-charging Hybrid” (viatura eletrificada sem carregamento externo). É o mais vendido do mundo, com uma herança de inovação técnica e liderança que se estende por mais de 20 anos. Desde a introdução do primeiro modelo, em 1997, levou eletrificação das margens do mundo automóvel até à vanguarda da mobilidade excecionalmente eficiente e mais limpa para o mercado de massas. O Prius foi o modelo que desbravou o caminho para a introdução da tecnologia híbrida da Toyota numa ampla gama de modelos na Europa, desde o compacto Yaris até ao SUV RAV4. Como base para essa estratégia de sucesso, estabeleceu também novos padrões de referência para a tecnologia híbrida na indústria automóvel no seu todo. A atual geração do Prius conseguiu novos avanços em termos de refinamento, prazer de condução e inovação e, na qualidade de primeiro modelo a ser construído sobre a nova plataforma Toyota New Global Architecture, alcançou progressos significativos em termos de desempenho dinâmico, condução mais envolvente, design diferenciado e segurança melhorada. Agora o Prius dá mais um passo em frente na experiência de condução híbrida com a introdução de um sistema inteligente de tração às quatro rodas. Disponível como opção no novo Prius de 2019, o AWD-i é um sistema compacto e leve que funciona automaticamente para ajudar o condutor em cenários habituais em que é necessária aderência extra. O sistema é acionado automaticamente após o arranque e a velocidades mais altas quando deteta uma perda de tração, por exemplo, sobre neve, gelo e estradas molhadas. O resultado é uma condução mais segura em condições difíceis e maior paz de espírito para o condutor. Desenvolvido especificamente para o Prius, o peso leve e o funcionamento elétrico do sistema têm um impacto mínimo na eficiência de combustível do carro e nas baixas emissões. A suas dimensões compactas significam igualmente que o espaço para bagagem é muito pouco penalizado. A Toyota aproveitou para criar, ao mesmo tempo, um renovado estilo para as secções dianteira e traseira que confere ao Prius o aspeto de um automóvel novo, que acrescenta ênfase à sua aparência arrojada e dinâmica. Há também novos designs de jantes e novos revestimentos no habitáculo, enquanto os novos equipamentos incluem uma base de carregamento sem fios maior para uma nova geração de smartphones, funcionamento mais intuitivo e rápida do sistema Toyota Touch 2 e mais informação proporcionada pelo head-up display. Todas as versões do novo Prius serão equipadas com o Toyota Safety Sense, oferecendo um elevado nível de segurança ativa de série. O novo Prius com AWD-i será lançado inicialmente apenas em alguns em mercados da Europa Ocidental, incluindo Escandinávia, Alemanha, Bélgica, Luxemburgo, Itália, Espanha, Portugal, Suíça, Áustria, Reino Unido e Irlanda. A comercialização será alargada a outros mercados da Europa Central e de Leste posteriormente.
 
AWD-i: TRAÇÃO ÀS QUATRO RODAS INTELIGENTE - EM ESTREIA NUM TOYOTA ELETRIFICADO COM A TECNOLOGIA “SELF-CHARGING HYBRID”
• O passo seguinte na experiência de condução híbrida da Toyota

• Tração às Quatro Rodas - inteligente usa um motor elétrico traseiro adicional e independente para fornecer automaticamente tração traseira no arranque ou quando são detetadas condições de baixa aderência • Feito sob medida para o Prius, o sistema é compacto e leve, com impacto mínimo na eficiência de combustível, emissões e espaço de carga
Mantendo a sua excelente reputação na introdução de novas tecnologias, o novo Prius dá o passo seguinte na experiência de condução híbrida ao tornar-se o primeiro automóvel híbrido de passageiros da Toyota1 a dispor de tração às quatro rodas. Este novo sistema, AWD-i (Tração às Quatro Rodas -inteligente), foi desenvolvido especificamente para o Prius, o que permitiu que o seu funcionamento tenha um impacto mínimo na excecional eficiência de combustível do veículo e baixas emissões. Foi projetado para fornecer automaticamente aderência adicional nos arranques e sob pisos escorregadios, com superfícies cobertas de neve, gelo e água. O condutor ganha uma maior paz de espírito e também uma superior capacidade de controlo do veículo em condições de condução mais difíceis e que são comumente encontradas na Europa, sejam estradas de paralelepípedos molhadas ou de montanha com neve. O sistema AWD-i equipa o Prius com um motor elétrico e inversor adicional e independente sem íman, instalado no eixo traseiro e alimentado pela bateria híbrida. O sistema começa a funcionar automaticamente logo no arranque para fornecer tração adicional às rodas traseiras, a velocidades de até 10 km/h. A velocidades superiores - entre 10 e 70 km/h - entra em ação transferindo binário para o eixo traseiro quando os sensores detetam perdas de aderência proporcionando, dessa forma, uma paz de espírito e prazer de condução superiores. Mais uma vez tudo funciona de modo automático e penas quando necessário; o condutor não tem necessidade de selecionar o sistema AWD. O sistema não funciona em condições normais de condução ou durante a travagem. Ao contrário dos sistemas mecânicos de tração às quatro rodas, aqui não há veio de transmissão entre os eixos dianteiro e traseiro ou diferencial central. Assim se economiza peso, contribuindo para o desempenho eficiente do Prius, e espaço. A sua instalação reduz o espaço da bagageira em apenas 45 litros, mantendo-se o piso de carga plano para facilidade de uso. O motor elétrico é compacto e eficiente, produzindo um máximo de 5,3 kW, mas gerando o elevado binário de 570 Nm com uma taxa de redução de 10,4. O seu desempenho não diminui o estatuto do Prius como líder da Toyota em emissões de CO2, com números (WLTP) de 99 g/km (NEDC correlacionado de 77 g/km), o que equivale a um consumo de combustível de 4,4 l/100km2. Para os mercados com condições climatéricas muito frias há uma nova bateria de hidretos metálicos níquel de disponível para o Prius AWD-i. A motorização híbrida do Prius mantém-se inalterada, juntando um motor a gasolina (a funcionar em ciclo Atkinson) de quatro cilindros e 1.8 litros, duas árvores de cames à cabeça, 16 válvulas (com duplo comando de válvulas inteligente VVT-i) a dois motores-geradores compactos mas potentes. O motor é o exemplo acabado de desempenho eficiente, atingindo uma eficiência
                                                         
 1 Excluindo os SUV 2 As emissões de CO2 começam em 94 g/km (WLTP) para a versão de tração dianteira, cujo consumo médio é de 4.1 l/100 km

térmica de 40% graças a uma série de inovações e avanços de engenharia, incluindo um sistema de recirculação de gases de escape de grande volume, otimização de combustão e gestão de calor e medidas de redução de atrito. Para 2019, o Prius adota um óleo de motor de baixa viscosidade para reduzir a resistência ao deslizamento dos êmbolos e, assim, ajudar a manter a excelente eficiência de combustível. O desempenho das emissões está em conformidade com as mais recentes normas Euro 6d. Todas as versões do novo Prius dispõem de um acelerador mais rígido, com uma estrutura interna revista que oferece uma melhor resposta com menos pressão. O seu perfil foi ajustado para que a superfície seja confortável de usar, independentemente da altura do condutor, e o curso foi reduzido, para que seja necessária uma menor amplitude de movimento do tornozelo para pressionar totalmente o pedal.
 
 
MELHORIAS NO DESIGN EXTERIOR
• Novos detalhes de design conferem ao Prius uma aparência mais limpa que não deixa ninguém indiferente. • O visual frontal evolui com um para-choques com novo perfil e novas unidades de farol biLED mais finas. • Novos grupos óticos traseiros enfatizam as linhas horizontais e o aspeto do carro amplo e junto ao solo. • Novos tampões de rodas de 15 polegadas e novo design das jantes de liga leve de 17 polegadas
A quarta geração do Prius introduziu um arrojado novo design graças à adoção da plataforma Toyota New Global Architecture (TNGA) que lhe confere linhas mais baixas e à equipa de design mais opções de explorar novas oportunidades de estilo. A liberdade de design produziu uma silhueta de carroçaria distinta e atlética que continua a ser impressionantemente eficiente em termos aerodinâmicos.

Enquanto o estilo que é uma assinatura do Prius permanece em vigor, foram feitas mudanças detalhadas que dão ênfase à limpeza das suas linhas, ao mesmo tempo que envolvem os sentidos com mais força. Na dianteira foram instalados grupos óticos mais estreitos e elegantes ajudando a criar uma linha horizontal mais forte que transmite o aspeto amplo e bem assente do carro. Estes apresentam dois LEDs para as luzes de Máximos e de Médios e LEDs para as luzes de circulação diurna. Os novos faróis de nevoeiro redondos do tipo tomada estão localizados na grelha inferior. O para-choques dianteiro foi remodelado para criar uma nítida forma de pontão, com a aresta inferior debaixo da grelha inferior a ter um efeito flutuante, expressando ainda mais o baixo centro de gravidade do carro. O ponto mais alto do capot foi subido para gerar uma linha fluida e coerente pelas laterais do carro, produzindo uma silhueta mais dinâmica e fluida. Na secção traseira os novos grupos óticos voltam a focar o olhar numa proeminente linha horizontal para destacar o baixo centro de gravidade do carro e estão equipados com guias de luz e lentes com novo desenho. A forma como estão dispostos contrasta com a orientação vertical das unidades dianteiras e o poderoso efeito visual que geram é enfatizado por uma nova forma trapezoidal invertida integrada na tampa da mala traseira à volta da placa de matrícula. Outras mudanças no modelo de 2019 incluem duas novas cores fortes que se juntam à gama disponível para o Prius – Vermelho Emotional II (mais vivo que o anterior) e Azul Breeze. As outras opções são Branco Antártida, Branco Pérola, Cinza Hematite, Cinza Pérola, Preto Atitude e Bronze Steel. Na versão de acesso à gama o Prius adota um novo design mais dinâmico para os tampões das jantes de 15 polegadas, com um acabamento prateado e preto contrastante. O design das jantes de 17 polegadas de cinco raios tem um novo acabamento preto e cinza escuro (semelhante a titânio) metalizado. O novo Prius AWD-i distingue-se pelos vidros traseiros escurecidos mas num tom mais claro e o acabamento em piano black no pilar central (estas duas soluções apenas nos modelos com volante à esquerda).
 
HARMONIOSO ESTILO E QUALIDADE NO INTERIOR
• Qualidade, conforto e paz de espírito expressos no design interior do Prius • Novos detalhes de acabamento em negro piano lacado criam um visual mais coerente • Introdução de novo design dos estofos dos bancos
O interior do Toyota Prius foi concebido como um espaço que transmite paz de espírito, sendo acolhedor, tranquilo e confortável. O conceito de “tecnologia humana” combina elementos futuristas e plenos de estilo de maneira racional e engenhosa; a tecnologia empregue pode ser avançada, mas ao viajar no Prius o condutor e os ocupantes sentem-se à vontade num habitáculo confortável e fácil de usar. A Toyota melhorou ainda mais a qualidade do interior, concentrando-se em detalhes de acabamento e novos revestimentos de bancos de alta qualidade. À consola central foi dado um visual mais limpo e consistente, com um novo tratamento piano black, que se estende também às inserções à volta do seletor da transmissão e no volante. Por uma questão de conveniência, os

interruptores de aquecimento dos bancos dianteiros foram reposicionados na consola central; Nos modelos sem esse recurso, foi adicionada uma pequena bandeja. A base de carregamento sem fio do smartphone na consola é agora maior (mais detalhes no capítulo sobre elementos do equipamento). A quarta geração do Prius estreia um novo desenho dos bancos dianteiros que oferece mais conforto, pesando menos e ocupando menos espaço, ao mesmo tempo que proporcionam um ajuste confortável com excelente conforto para vários tipos de estatura e que ajuda a aliviar o stress nas longas viagens. Na geração de 2019 chega também um novo tecido em relevo para os bancos do Prius de equipamento intermédio (disponível em preto) ou uma combinação de cinza com detalhes em negro. Para maior capacidade de arrumação e conveniência, os bancos dianteiros foram equipados com bolsas na costas dos bancos com um fecho. A atenção aos detalhes pode ser testemunhada no novo módulo de comandos no lado do condutor do painel de bordo para controlar o head-up display (nas versões equipadas com HUD) e o Sistema de Máximos Automáticos. Ao inserir um novo separador entre os dois botões, é mais fácil o condutor selecionar aquele que deseja ao mesmo tempo que mantém o olhar na estrada, ao mesmo tempo que ajuda a evitar que os comandos sejam acionados acidentalmente ao entrar e sair do carro. Os interruptores dos vidros elétricos e de regulação dos espelhos retrovisores exteriores foram igualmente alterados para melhorar a sua utilização.
 
NOVOS ELEMENTOS DE EQUIPAMENTO
• Melhoria do sistema Toyota Touch 2 com resposta mais rápida, operação mais intuitiva e funções alargadas • A base para o carregamento sem fios aumentou para acomodar smartphones de nova geração • Mais funções para o head-up display para incluir orientação de rota ponto-por-ponto.
O Prius representa uma herança de liderança tecnológica para a Toyota, responsável pela introdução de avançados elementos de equipamento que progridem para se tornarem recursos valiosos e muito usados em toda a gama de modelos da Toyota. As melhorias introduzidas no novo Prius de 2019 incluem atualizações de equipamentos que acompanham os requisitos dos clientes para uma comunicação mais rápida, mais inteligente e para um mais fácil acesso à informação. O sistema multimédia Toyota Touch 2 foi melhorado já que o monitor tátil de sete polegadas está agora preparado para responder a gestos de beliscar, mover e deslizar como aqueles que todos usamos nos smartphones. O nível de zoom nos mapas pode ser alterado usando movimentos de beliscar para dentro ou para fora e o mapa pode ser movido com movimentos de deslize. Tal como um gesto de toque deslizante pode servir para percorrer listas. Além de ser mais intuitivo de usar, o sistema também responde mais rapidamente e está agora disponível com reconhecimento de voz para utilização das principais funções em modo de mãos livres. A qualidade de reprodução de som foi melhorada no sistema de áudio que dispõe de um amplificador novo e mais potente e o uso da tecnologia Clari-Fi para maximizar a qualidade do som dos arquivos de música compactados.

Acompanhando as mudanças na tecnologia de dispositivos portáteis, a base de carregamento sem fio Qi na consola central do novo Prius foi aumentada para acomodar telefones de até 160 mm por 87 mm. O que significa que passa a ser adequado para smartphones da última geração, incluindo o Samsung Galaxy e Apple iPhone 8, Xr e Xs. Nas versões do Prius sem a base de carregamento essa área é substituída por um tapete de borracha anti-deslizante. O head-up display disponível nos Prius com equipamento de topo é um elemento importante para uma condução mais segura, garantindo que o condutor pode aceder a dados e informações importantes enquanto mantém o olhar na estrada. O sistema foi atualizado para incluir a nova orientação de rota ponto-por-ponto, fornecendo ao condutor comandos de navegação com gráficos claros e nítidos projetados na base do para-brisas. A versão de entrada passa a apresentar novos tampões de rodas nas jantes de 15 polegadas, sistema multimédia Toyota Touch 2 e novos estofos de tecido de alta qualidade. Outros elementos de série são os faróis bi-LED com sensor de escuridão com Sistema de Máximos Automático, função follow-me-home (segue-me até casa) e faróis de nevoeiro integrados, ar condicionado automático de duas zonas e uma câmara para manobras de marcha-atrás. O Prius de 2019 conta com o sistema Toyota Safety Sense de série, com Sistema de Segurança Précolisão (incluindo reconhecimento de peões), Cruise Control adaptativo, Alerta de Saída de Faixa com intervenção na direção, Sistema de Máximos Automáticos e Reconhecimento dos Sinais de Trânsito. No nível de equipamento intermédio, o novo Prius adota novas jantes de liga de 17 polegadas com acabamento em contraste preto e cinza escuro (semelhante a titânio) e o head-up display passa a fornecer instruções de navegação ponto-por-ponto. Está igualmente equipado com bancos dianteiros aquecidos, Monitor de Ângulos Mortos com Alerta de Tráfego Transversal Traseiro, volante revestido em pele e acabamento macio nas secções superiores dos painéis das portas.
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
A EDIÇÃO ESPECIAL do Novo AYGO x-cite, na cor mandarina com o tejadilho na cor preta. O exterior inclui um detalhe alaranjado no para-choques da frente e espelhos retrovisores exteriores na cor preta, bem como jantes de liga leve de 15 polegadas em preto brilhante, faróis de nevoeiro e vidros traseiros escurecidos. 
Novo AYGO x-cite
 
A versão AYGO x-cite mandarina que chegará ao mercado Português em maio, apresenta uma cor exterior alaranjada e tejadilho em preto que inclui um detalhe mandarina no para-choques da frente que contrasta com os espelhos retrovisores exteriores e jantes de liga leve na cor preta

No interior, o contraste entre o “piano black” da consola central e as saídas de ventilação e rebordo dos tapetes na cor alaranjada, dão continuidade à combinação de cores exterior.  Com um estilo inconfundivelmente urbano o novo AYGO apela à impulsividade e irreverência e esta nova versão não deixar ninguém indiferente. O melhorado comportamento em estrada proporciona uma condução ainda mais divertida que promete conquistar o público que está sempre ligado às redes sociais e que não quer passar despercebido.
 
O ano passado, o AYGO esteve entre os modelos mais vendidos do Segmento A. Com mais de 91.700 unidades na Europa e uma quota de mercado de 7,4%. Em Portugal as vendas do compacto modelo da Toyota foram de 716 unidades, com uma quota no segmento de 4,2%. O modelo de entrada na gama Toyota, foi profundamente renovado em 2018 com um novo design frontal mais marcante em forma de X com novos faróis com assinatura em LED à frente e atrás para uma presença forte em estrada. O económico motor 1.0 VVT-i tornou-se mais potente (72cv) e cumpre já com as novas normas euro 6.2 (WLTP) com melhorias ao nível da dinâmica que o tornam num dos modelos mais ágeis e divertidos de conduzir do segmento. O competente motor de 3 cilindros e 998cm3 apresenta consumos de apenas 5,0L/100Km e emissões CO2 de apenas 114g/Km (já de acordo com o ciclo WLTP). O Novo AYGO mantem de série o sistema multimédia x-touch com câmara traseira e apresenta a integração de Smartphone - Powered by Pioneer (de série nas edições especiais x-cite e x-play plus e nas versões x-clusiv). Para além de todos os recursos do sistema de série, este novo sistema acrescenta as funções de comando de voz e a compatibilidade Apple CarPlay.  Ao nível da segurança ativa, o citadino da Toyota continua a apresentar o sistema de Segurança Toyota Safety Sense que inclui o Sistema de Pré-Colisão, a Alerta de Mudança de Faixa de Rodagem (de série na versão x-clusiv).

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos