Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - MICHELIN E FAURECIA ASSOCIAM-SE

Sábado, 16 Março 2019 00:14 | Actualizado em Sábado, 25 Novembro 2023 18:11

MICHELIN E FAURECIA ASSOCIAM-SE PARA LIDERAR A NÍVEL GLOBAL A MOBILIDADE PELO HIDROGÉNIO

AS DUAS EMPRESAS, LÍDERES NOS RESPETIVOS SECTORES, CRIAM UMA JOINT VENTURE PARA O DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DA PILHA DE COMBUSTÍVEL DE HIDROGÉNIO, TENDO EM VISTA A SUA APLICAÇÃO EM AUTOMÓVEIS LIGEIROS, CAMIÕES E OUTROS SERVIÇOS.

A Michelin, líder mundial em pneus e mobilidade sustentável, e a Faurecia, líder tecnológico na indústria automóvel, anunciaram a assinatura de um Memorando de Entendimento para criar uma joint venture que aglutine todas as atividades relacionadas com as pilhas de combustível que, até agora, a Faurecia e a Michelin, incluindo a sua filial Symbio, desenvolviam individualmente.

Deste modo, a nova empresa, especializada em soluções relacionadas com o uso do hidrogénio, passa a ser propriedade, em partes iguais, da Faurecia e da Michelin. Esta joint venture francesa, construída em torno de um ecossistema único, desenvolverá, produzirá e comercializará sistemas de células de combustível de hidrogénio para automóveis ligeiros, camiões e outras aplicações.

A Faurecia e a Michelin estão convictas da importância da tecnologia do hidrogénio na busca de uma mobilidade sem emissões, e da necessidade de criar uma forte indústria, francesa e europeia, em torno deste combustível. Ambas as empresas pretendem dar forma a um líder mundial em sistemas de pilhas de combustível de hidrogénio, combinando os ativos existentes e complementares que cada grupo possui. Esta simbiose permitirá que a nova empresa ofereça, de forma imediata, uma gama única de sistemas de células de combustível de hidrogénio para diferentes utilizações.

Para os veículos elétricos, a tecnologia de células de combustível complementa a das suas próprias baterias, especialmente nos casos que requerem uma utilização muito intensa e uma maior autonomia. Para mais, a tecnologia de pilhas de combustível foi recentemente selecionada pela União Europeia como um dos seis Projetos de Interesse Comum mais importantes da Europa.

A contribuição da Michelin para a joint venture será a atividade da Symbio, uma filial do Grupo desde 1 de fevereiro de 2019, e fornecedor de sistemas de células de combustível de hidrogénio associados a uma gama de serviços digitais, assim como as suas próprias atividades de I+D e produção.

A Faurecia trará a experiência tecnológica em células de combustível que desenvolveu através de uma parceria estratégica com a CEA, além do seu conhecimento industrial e das suas relações estratégicas com os fabricantes de automóveis. A Faurecia prosseguirá o seu desenvolvimento de depósitos de hidrogénio de alta pressão em parceria com a Stelia Aerospace Composites, do que também beneficiará a nova joint venture.

A cooperação entre a Michelin e a ENGIE, um grupo global de serviços e energia, para o desenvolvimento de um ecossistema de hidrogénio, em particular no campo da mobilidade baseada no hidrogénio, também trará benefícios para a joint venture.

O acordo entre a Michelin e a Faurecia foi assinado no passado dia 11 de março, na presença de Agnès Pannier-Runacher, Secretária de Estado do Ministério de Economia e Finanças de França. A operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes.

Florent Menegaux, Diretor Geral Executivo e futuro Presidente do Grupo Michelin, explica: "Esta inovadora parceria facilitará o desenvolvimento da mobilidade através do hidrogénio, abrindo caminho a uma nova forma de mobilidade sustentável. Dou as boas vindas à aliança entre a Michelin e a Faurecia, incorporando a Symbio como ativo estratégico próprio. O objetivo final é desenvolver uma oferta de mobilidade completa para veículos de hidrogénio, desde células de combustível até serviços de manutenção".

Patrick Koller, CEO da Faurecia, comenta: "Estou muito satisfeito por ter assinado este acordo estratégico com a Michelin para criar o líder mundial na mobilidade com hidrogénio. A nossa visão conjunta, assim como a complementaridade dos nossos conhecimentos tecnológicos, acelerará o lançamento no mercado de sistemas eficientes de pilhas de combustível adaptados a diferentes utilizações. A nossa ambição conjunta é criar um centro de excelência para a mobilidade do hidrogénio em França, combinando de forma gradual as nossas atividades".

 

Sobre a Michelin

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diferentes utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a sua mobilidade. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para a indústria ligada à mobilidade. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 171 países, emprega 114 700 pessoas e dispõe de 70 centros de produção em 17 países, que em 2017 fabricaram 190 milhões de pneus. (www.michelin.pt).

Sobre a Faurecia

Fundada em 1997, a Faurecia cresceu até tornar-se num ator importante na indústria automóvel mundial. Com cerca de 300 instalações, incluindo 35 centros de investigação e desenvolvimento, e 115 000 empregados em 37 países, a Faurecia é um líder global nas suas três áreas de negócios: bancos para automóveis, interiores de veículos e mobilidade limpa. A Faurecia centrou a sua estratégia tecnológica em proporcionar soluções para o "Cockpit do futuro" e para a "Mobilidade sustentável". Em 2018, o Grupo registou vendas de 17 500 milhões de euros. A Faurecia está cotada na bolsa de valores Euronext de Paris e faz parte do índice CAC Next 20. (www.faurecia.com).


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos