Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - NOVO SUV DA FORD ECOSPORT

Terça, 19 Dezembro 2017 11:22 | Actualizado em Quinta, 16 Novembro 2023 16:31

Novo SUV Ford EcoSport Mais Evoluído em Qualidade, Tecnologia e Capacidades para Garantir Maior Confiança e Conforto

 

·         Novo SUV compacto Ford EcoSport SUV estreia novo motor diesel 1.5 Ford EcoBlue, potente e de baixos consumos, num modelo dotado de maior versatilidade e capacidades, graças ao sistema Intelligent All Wheel Drive

 

·         O exterior robusto e elegante do novo EcoSport permite mais opções de personalização, recorrendo a uma maior palete de cores de tejadilho contrastantes, numa gama que está disponível, pela primeira vez, com uma versão desportiva EcoSport ST-Line

 

·         O interior refinado e ergonómico integra um ecrã táctil central flutuante de 8 polegadas, um volante aquecido e um sistema de som premium B&O PLAY

 

·         No capítulo das sofisticadas tecnologias salientam-se o sistema de conectividade SYNC 3, o Cruise Control com Limitador de Velocidade Ajustável e a Câmara de Visão Traseira para a realização de manobras de marcha-atrás com maior confiança

 

 

O novo SUV compacto EcoSport proporciona aos clientes europeus uma maior versatilidade e capacidades, num estilo mais refinado e com tecnologias sofisticadas.

 

O novo Ford EcoSport surge equipado, pela primeira vez, com a tecnologia de tracção Intelligent All Wheel Drive da Ford, garantindo melhores níveis de aderência à estrada e fora dela, em combinação com um novo e avançado motor diesel EcoBlue de 1,5 litros, com 125 cv e emissões de CO2 optimizadas*.

 

Também inédito é o derivativo Ford EcoSport ST-Line, de características desportivas e com inspiração Ford Performance, complementando os conteúdos base do novo Ford EcoSport, nomeadamente ao nível das tecnologias de assistência à condução, incluindo a conectividade SYNC 3, o Cruise Control com Limitador de Velocidade Ajustável e a Câmara de Visão Traseira.

 

Com um estilo exterior dinâmico, robusto e refinado, o novo modelo é proposto em 12 atraentes cores, ao mesmo tempo que permite um maior número de opções de personalização, incluindo opções de cores contrastantes do tejadilho que se estendem até aos pilares das janelas, aos rebordos superiores das portas, ao spoiler traseiro e aos retrovisores exteriores. Um interior novo e evoluído, topo de gama e centrado no utilizador, garante uma experiência de nível superior, fruto do ecrã táctil central e flutuante de 8 polegadas, do volante aquecido e das soluções de arrumação inteligentes, incluindo um piso de bagageira ajustável.

 

“A Ford vendeu mais de 166.000 unidades do SUV compacto EcoSport na Europa desde a introdução original do modelo na região em 2014, sendo que só no ano passado as vendas cresceram 40 por cento,” disse Steven Armstrong, Vice-Presidente do Grupo e Presidente da Europa, Médio Oriente e África, Ford Motor Company. “O novo Ford EcoSport oferece aos clientes ainda mais estilo, conforto, capacidades e opções de escolha, misturando a robusta funcionalidade de um SUV com os aspectos práticos de um modelo de cidade.”

 

O novo Ford EcoSport à venda na Europa é produzido na fábrica da Ford em Craiova (Roménia), na sequência de um investimento de 200 milhões de Euros, juntando-se às restantes propostas SUV da marca à venda neste continente, nomeadamente os modelos Ford Edge e Ford Kuga. Outra proposta de inspiração SUV – o crossover Fiesta Active – chegará ao mercado europeu no próximo ano.

 

O segmento SUV é o que regista o mais rápido crescimento na Europa. As vendas de modelos deste segmento cresceram mais de 21 por cento de um ano para o outro, correspondendo em 2016 a mais de um quarto de todos os novos registos de modelos de passageiros. No ano passado as vendas SUV da Ford na Europa cresceram mais de 30 por cento.

 

Potente e eficiente

Equipado com o sistema Ford Intelligent All Wheel Drive a partir de meados de 2018, o novo Ford EcoSport vai permitir uma experiência de condução optimizada. A tecnologia será proposta em combinação com o novo motor diesel Ford EcoBlue de 1,5 litros e com uma caixa manual de seis velocidades, disponibilizando 125 cv e 300 Nm de binário.

 

O sistema Intelligent All Wheel Drive analisa o modo como as rodas da viatura aderem à superfície da estrada, podendo ajustar a entrega de binário até uma divisão de 50/50 entre as rodas da frente e as traseiras em menos de 20 milissegundos, 20 vezes mais rápido do que um piscar de olhos. O sistema garante, sem esforço, as transições de binário entre as quatro rodas e fornece uma base mais segura na estrada, especialmente em condições de piso escorregadias.

 

O novo motor diesel Ford EcoBlue de 1,5 litros foi projectado para garantir maiores níveis de potência e de desempenho, lado a lado com uma redução das emissões de CO2. Mais refinado, o motor de quatro cilindros apresenta tecnologias inovadoras, entre as quais se destacam:

·         A recirculação dos gases de escape de baixa pressão, combinado com um arrefecimento através de água/ar, para uma combustão mais eficiente e menores emissões;

·         Um coletor de admissão integrado para uma respiração optimizada do motor;

·         Uma turbocompressão de baixa inércia para uma resposta mais rápida e mais controlável, integrando materiais usados nos motores dos foguetões, concebidos para aplicações de elevadas temperaturas;

·         Um sistema de injecção de combustível de alta pressão mais ágil e mais silencioso, permitindo uma entrega mais precisa do combustível.

 

Disponível a partir de meados de 2018, uma variante de 125 cv do bloco diesel EcoBlue de 1,5 litros, com tracção às rodas da frente e uma caixa de 6 velocidades manual, de baixa fricção, irá garantir níveis de CO2 ainda mais baixos e uma maior eficiência de consumos. Já o bloco diesel 1.5 TDCi de 100 cv está disponível a partir do lançamento, igualmente associado à tracção dianteira e a uma caixa de 6 velocidades manual, oferece consumos de 4,1 l/100km e emissões de CO2 de 107 g/km. *

 

A gama conta ainda com o multipremiado bloco a gasolina 1.0 EcoBoost da Ford em variantes de 140 e 125 cv, com uma eficiência de consumos de 5,2 l/100km e emissões de 119 g/km de CO2. A partir de meados de 2018, uma versão de 100 cv de potência estará disponível com caixa manual de seis velocidades. *

 

A variante do motor 1.0 EcoBoost de 125 cv está igualmente disponível a partir do lançamento com uma caixa automática de 6 velocidades, com patilhas na coluna de direcção, para uma maior facilidade nas passagens de caixa, com consumos de 5,8 l/100/km e emissões de 134 g/km de CO2.*

 

O novo EcoSport continua a garantir uma utilização em estrada e maneabilidade ajustadas especificamente aos clientes europeus, fruto da adopção de molas, amortecedores, apoios de suspensão, engrenagens da direcção, barra de torção do eixo traseiro, configurações do Programa Electrónico de Estabilidade e perfis de assistência de direção optimizados.

 

Estilo robusto e refinado

O novo Ford EcoSport conta com um visual impactante, num estilo dinâmico verdadeiramente Ford SUV, inspirado no Kuga de médio porte e no Ford Edge do segmento acima.

 

Um capot esculpido, dotado de uma bossa central, proporciona um visual frontal limpo, fruto, também, do facto dos aspersores do líquido lava-vidros aquecido estarem escondidos por detrás do seu rebordo superior. O design frontal é dominado pela concepção da grelha trapezoidal de grandes dimensões e pelos faróis angulares distintivos, agora oferecidos com um sistema de iluminação por Descarga da Elevada Intensidade, incorporando luzes diurnas de LED estilizadas. Os alojamentos angulares das luzes de nevoeiro completam um perfil a três quartos de frente inspirado nas alças de uma mochila, sendo assim projetado para reflectir um carácter aventureiro.

 

O pára-choques traseiro e o design das luzes traseiras do EcoSport foram também revistos, de modo a garantir uma aparência mais limpa e esculpida. Os clientes podem optar entre 12 ousadas cores exteriores, incluindo os tons Lightning Blue e Ruby Red, ou ainda o laranja vibrante metálico Tiger Eye, ao mesmo tempo que podem personalizar o seu SUV com as novas opções de cores contrastantes para o tejadilho.

 

As jantes de novo desenho, de 17 e 18 polegadas, complementam o seu caráter robusto e desportivo, estando disponíveis com diferentes acabamentos, como o Magnetic Low Gloss, Shadow Silver, Flash Grey e High Gloss Black. Os clientes poderão, ainda e também, especificar uma distinta opção para a roda sobressalente, a montar no portão traseiro.

 

O EcoSport destaca-se também pelo um novo nível de refinamento interior, com controlos de mais fácil utilização e materiais de toque suave, bem como pelo recurso a uma nova consola central, ergonómica e com menos botões, facilitando a sua operação. O novo design dos bancos foi optimizado para incrementar o conforto dos passageiros da frente e dos ocupantes do banco traseiro, proporcionando uma sensação de maior luxo, nomeadamente na variante dotada de couro parcial. Os ocupantes podem ainda combinar o ambiente de acordo com o seu estado de espírito graças à iluminação interior ajustável, que pode ser definida em uma de 7 cores.

 

O interior integra uma série de soluções de arrumação inteligentes, com destaque para o novo piso da bagageira ajustável em altura, o qual pode ser elevado para se ocultarem determinados objectos, ou colocado num nível mais abaixo para aumentar a capacidade de bagagem para os 334 litros. O piso da bagageira recorre a uma construção em favos que o torna mais resistente que o aço e capaz de suportar mais de 300kg. A nova consola central deslizante e com apoio de braços possui um compartimento para armazenamento de tablets ou de pequenos lanches e o leitor de CDs está agora colocado numa nova posição acima do porta-luvas para minimizar o impacto no espaço de armazenamento.

 

Pela primeira vez, a nova gama EcoSport incluirá uma variante desportiva EcoSport ST-Line, que se juntará à restante oferta ST-Line da Ford, composta pelos modelos Edge ST-Line, Fiesta ST-Line, Focus ST-Line, Kuga ST-Line, Mondeo ST-Line e S-MAX ST-Line, garantindo um estilo ainda mais refinado e uma dinâmica ainda mais desportiva, aqui também com um contributo importante dos potentes e eficientes blocos EcoBoost a gasolina e TDCi diesel.

 

O EcoSport ST-Line conta, de série, com pára-choques e saias laterais exclusivas, de inspiração Ford Performance, barras de tejadilho e molduras de faróis com revestimento a preto, jantes de liga leve de 17 polegadas Dark Tarnish, badges ST-Line e coberturas dos espelhos e do tejadilho pintadas. Quanto ao interior, este integra um volante de fundo plano com acabamento exclusivo ST-Line em couro, bancos originais em couro parcial, com inserções Miko®-Dinamica – uma camurça ecológica, feita a partir de poliéster reciclado – e costuras em vermelho, alavanca do travão de mão e punho das mudanças em couro, placas escovadas ST-Line e pedais desportivos em aço inoxidável.

 

Sofisticadas tecnologias de assistência à condução

O novo Ford EcoSport assenta na típica posição de condução e comando SUV, associada à gratificante dinâmica da Ford, garantindo uma experiência de condução ainda mais fácil e agradável, recorrendo a tecnologias avançadas.

 

O sofisticado sistema de comunicações e entretenimento SYNC 3 da Ford é compatível com os sistemas Apple CarPlay e o Android Auto™. O SYNC 3 é operado através do ecrã táctil flutuante de 8 polegadas a cores do EcoSport, com gestos de toque e deslize. O SYNC 3 também pode ser especificado com outro ecrã a cores flutuante de 6,5 polegadas. Um ecrã de 4,2 polegadas a cores é proposto em combinação com a conectividade Bluetooth e duas entradas USB.

 

O novo sistema de som B&O PLAY oferece uma experiência áudio elevada. Recorre a 10 altifalantes, incluindo um subwoofer montado na bagageira e um altifalante de médio alcance colocado ao centro, num sistema especificamente calibrado para o EcoSport. O conjunto é controlado pelo mais recente Amplificador Digital com Processamento de Sinal, que permite uma precisão na equalização e mistura áudio, incluindo ainda uma configuração de Som Surround.

 

O EcoSport oferece, em estreia, um sistema de Cruise Control com Limitador de Velocidade Ajustável, processo que ajuda os condutores a manterem-se dentro dos limites de velocidade, bem com uma Câmara de Visão Traseira que torna as manobras de estacionamento mais eficientes e seguras.

 

Faróis automáticos e limpa-vidros com sensores de chuva facilitam a condução, permitindo aos clientes a concentrarem-se melhor na estrada, enquanto o volante aquecido e o Controlo Automático e Electrónico da Temperatura melhoram ainda mais o conforto. Níveis maiores de conveniência são garantidos pelo novo cluster de instrumentação digital de 4,2 polegadas, que facilita a apresentação e acesso às informações-chave da condução, e pelos retrovisores exteriores rebatíveis e aquecidos, para facilitar as saídas nas manhãs mais frias.

 

Outras tecnologias de assistência à condução são o Sistema de Informação do Ângulo Morto da Ford, que pode alertar o condutor face à aproximação lateral de outros veículos, ou o Controlo de Estabilidade que ajusta o binário do motor e a travagem, ajudando-o a manter o controlo do seu veículo.

 

No domínio da incrementada protecção dos ocupantes, o modelo inclui airbags frontais para o condutor e passageiro da frente, um airbag de joelho para o condutor, novos airbags laterais que garantem protecção extra do tórax, projectados para direccionar os ocupantes para longe das zonas de impacto, e novos airbags de cortina, que fornecem cobertura máxima aos impactos laterais. O EcoSport também é mais seguro do que nunca, estando dotado de série com um alarme de perímetro.

 

"Aprimorámos a qualidade, a tecnologia e a versatilidade do novo Ford EcoSport para garantir maiores níveis de confiança e de controlo que os clientes de SUV compactos buscam”, comentou Gary Boes, Diretor Global da Linha de Veículos B, da Ford Motor Company. “Os condutores irão sentir-se mais confortáveis e confiantes do que nunca.”

 

 

# # #

 

 

 

Android e Android Auto são marcas registadas da Google Inc.

 

* Os Consumos de Combustível, as Emissões de CO2 e as Autonomias Eléctricas declaradas são medidas de acordo com os requisitos técnicos e especificações da Regulamentação Europeia (CE) 715/2007 e (CE) 692/2008, nas suas mais recentes redacções. Os consumos de combustível e as emissões de CO2 referem-se a uma determinada variante de veículo e não para uma unidade automóvel única. O procedimento do teste padrão aplicado permite a comparação entre diferentes tipos de veículos e fabricantes. Para além da eficiência de consumos de um automóvel, o comportamento ao volante, bem como outros factores não-técnicos desempenham um papel na determinação das emissões de CO2 e dos consumos de combustível de um automóvel. O CO2 é o principal gás responsável pelo aquecimento global.

 

 

 

Sobre a Ford Motor Company

A Ford Motor Company é uma empresa global com sede em Dearborn, Michigan. A empresa projecta, fabrica, comercializa e presta serviços de manutenção a uma gama completa de veículos Ford de passageiros, comerciais, SUV, veículos eléctricos e aos veículos de luxo Lincoln, fornece serviços financeiros através da Ford Motor Credit Company e persegue posições de liderança em electrificação, veículos autónomos e soluções de mobilidade. A Ford emprega aproximadamente 203.000 pessoas em todo o mundo. Para obter mais informações sobre a Ford, os seus produtos e a Ford Motor Credit Company, visite www.corporate.ford.com.

 

A Ford Europa é responsável por produzir, comercializar e assistir os veículos da marca Ford em 50 mercados e emprega aproximadamente 52.000 trabalhadores nas suas instalações e aproximadamente 66.000 incluindo as ‘joint-ventures’. Em conjunto com a Ford Motor Credit Company, as operações da Ford Europa incluem a Divisão de Serviço ao Cliente e 24 instalações fabris (16 detidas integralmente ou instalações em ‘joint-ventures’ consolidadas e 8 em 'joint-ventures' não consolidadas). Foi em 1903 que os primeiros veículos Ford foram transportados para a Europa, no mesmo ano em que a Ford Motor Company foi fundada. A produção europeia iniciou-se em 1911.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos