Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - GOODYEAR EAGLE F 1

Quinta, 27 Junho 2019 13:51 | Actualizado em Terça, 15 Outubro 2019 00:37

GOODYEAR EAGLE F1 SUPERSPORT RS: UM PNEU FEITO SOB MEDIDA PARA OS PORSCHE 911 GT2 RS E GT3 RS

  • Novo Goodyear Eagle F1 SuperSport RS foi homologado para o Porsche 911 GT2 RS e para o Porsche 911 GT3 RS
  • Pneus Eagle F1 SuperSport RS marcam o regresso da Goodyear ao segmento dos superdesportivos
  • Oferece aos consumidores a melhor experiência de condução em circuito  

Após o recente lançamento da nova gama Eagle F1 SuperSport, a Goodyear orgulha-se de anunciar que o Eagle F1 SuperSport RS foi homologado para os Porsche 911 GT2 RS e Porsche 911 GT3 RS, nas medidas 265/35ZR20 (99Y) XL e 325/30Z R21 (108Y) XL.

Jan Frank, Engenheiro Chefe da Porsche Motorsport, dá a sua opinião sobre o novo pneu: "O novo Goodyear Eagle F1 SuperSport RS mostrou que é capaz de proporcionar o elevado nível de performance que exigimos na Porsche. A Goodyear concebeu para nós um excelente pneu, que se adapta na perfeição aos exigentes requisitos do nosso Porsche 911 GT2 RS".

Estabelecer tempos por volta no circuito de teste da Porsche em Nardò, Itália, foi a etapa final do desenvolvimento do novo Eagle F1 SuperSport RS, que marca o regresso da Goodyear ao segmento das Ultra Ultraelevedas Prestações (UUHP na sua sigla em inglês). Nick Harley, Diretor Executivo de Equipamento de Origem da Goodyear na EMEA, comenta: “No desenvolvimento do SuperSport RS, aproveitamos o enorme talento das nossas equipas de engenharia, e as nossas instalações de desenvolvimento, para produzir um pneu UUHP capaz de bater recordes. O pneu foi concebido para melhorar as caraterísticas de performance e comportamento dos veículos mais especializados, seja os já hoje na estrada, ou os que ainda estão em desenvolvimento".

Requisitos do pneu

Com pneus dianteiros de medida 265/35Z R20 (99Y) XL, e traseiros 325/30Z R21 (108Y) XL, os requisitos do GT2 RS eram bastante concretos. A Porsche Motorsport exigiu pneus capazes de transmitir, de forma previsível e explorável, 700 cv e um binário de 750 Nm através das rodas traseiras, um desafio composto pela entrega do binário máximo logo às 2500 rpm, pela transferência de potência em linha reta e pela performance em curva, de que resultaram melhores tempos por volta.

"A lista de pneus realmente competitivos nestas condições é curta," prossegue Nick Harley. "Para o Eagle F1 SuperSport RS, receber os elogios que recebeu por parte de um fabricante com uma procura tão implacável pelo aperfeiçoamento como a Porsche, reflete, verdadeiramente, até que ponto a Goodyear deu um passo de gigante no segmento UUHP".

A homologação implica que a Porsche comercializará os pneus Goodyear Eagle F1 SuperSport RS com marcação N0 através da sua rede de distribuidores a proprietários que buscam as máximas performance e precisão direcional em condições de clima seco.

Dados técnicos: Goodyear Eagle F1 SuperSport RS

A Goodyear desenvolveu o Eagle F1 SuperSport RS especialmente para a Porsche Motorsport, com instruções claras para tornar mais fácil um desempenho recorde em pista. Xavier Fraipont, Vice-presidente de Desenvolvimento de Produto da Goodyear na EMEA, está otimista relativamente às capacidades dos pneus: "A Goodyear possui um enorme legado nos desportos motorizados", explica. "Agora, trazemos toda a nossa experiência e conhecimento para o novo Goodyear Eagle F1 SuperSport RS, desenvolvido na Europa para incrementar o nível de performance dos automóveis superdesportivos, centrados, principalmente, numa utilização em circuito".

O Eagle F1 SuperSport RS é fabricado fazendo uso de uma série de tecnologias pioneiras no mercado de Ultra Ultraelevadas Prestações. Tal foi possível graças ao desenvolvimento exaustivo que foi levado a cabo no Centro de Desenvolvimento de Hanau, na Alemanha, onde centenas de engenheiros, cientistas e técnicos trabalham em novos materiais, desenhos da banda de rolamento e técnicas de fabrico.

O composto de competição maximiza a aderência em seco ao combinar elementos da banda de rolamento muito rígidos com uma reduzida profundidade da mesma. O benefício combinado ajuda a maximizar as forças G, enquanto minimiza o movimento do desenho da banda de rolamento em condições extremas em curva, o que proporciona ao condutor tanto um nível de adrência máximo, como um comportamento direcional extremamente preciso.

A construção adaptada do pneu utiliza a experiência da Goodyear nos desportos motorizados e outorga ao Eagle F1 SuperSport RS um perfil de pneu otimizado para aumentar o tamanho da zona de contacto. O entrelaçado de aramida permite manter a distribuição da pressão constante em diferentes condições de condução, e a diferentes velocidades.

Por fim, o desenho da banda de rolamento apresenta um ombro exterior mais espesso, concebido para otimizar a transmissão de todas as forças laterais, e facilitar a estabilidade em curvas descritas em condições mais extremas.

 

Sobre a Goodyear

A Goodyear é uma das maiores empresas produtoras de pneus do mundo. Tem cerca de 64 000 empregados e fabrica os seus produtos em 47 instalações em 21 países em todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Para mais informação sobre a Goodyear e os seus produtos, visite www.goodyear.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos