Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - EMPRESAS PORTUGUESAS APOSTAM

Quarta, 28 Agosto 2019 06:30 | Actualizado em Terça, 15 Outubro 2019 14:30

EMPRESAS PORTUGUESAS APOSTAM NA TELEMÁTICA E

EM REGRAS DE UTILIZAÇÃO DAS SUAS FROTAS

 

. O uso de sistemas de telemática aumentou 33% mas gestores portugueses querem garantias de segurança na utilização de dados

 

. 39% das empresas portuguesas define regras de utilização das suas viaturas e 25% tem regras específicas sobre a segurança na condução

 

Os empresários portugueses estão conscientes que a sustentabilidade é determinante para uma política de frota de sucesso. Por isso, estão a apostar em soluções tecnológicas, como a Telemática, e na implementação de “códigos de conduta” para a utilização das suas frotas com o objetivo de otimizar percursos, aumentar a produtividade e diminuir custos com consumo energético e recursos (como emissão de CO2 ou de outros gases poluentes).

 

Estas são conclusões do Barómetro 2019 do Arval Mobility Observatory,  estudo realizado no passado mês de março a mais de 4000 empresas, das quais 300 em Portugal e que visa fornecer informações independentes e precisas sobre a mobilidade nas empresas e partilhar a opinião dos empresários com todos os tipos de públicos – empresas de qualquer dimensão, empresários em nome individual, indivíduos, fabricantes de automóveis, organismos públicos, estudantes e outros.

 

Benefícios da telemática ganham força na gestão de frotas

A utilização de sistemas de telemática pelas empresas portuguesas subiu 33% no ano passado e, atualmente, 20% das empresas nacionais já utiliza esta tecnologia de localização, quando em 2018 eram só 15%.

 

O uso da telemática cresce essencialmente entre as empresas com mais de 10 viaturas em frota, onde 34% das empresas, com frotas entre 10 e 49 viaturas, confirma o uso desta tecnologia, o que representa um crescimento superior a 40% face ao ano 2018. Também nas empresas com mais de 50 viaturas, este sistema de localização é comum (42% das empresas), registando uma subida de 35% relativamente ao ano anterior.

 

A maturidade nas empresas portuguesas relativamente a telemática está a par das suas congéneres europeias, onde vemos que este sistema se localização é utilizado por 21% das empresas.

 

Outro dado relevante diz respeito à importância da proteção de dados, com 87% das empresas preferem a segurança de um sistema de telemática, enquanto sistema informático protegido e específico para gestão de frotas.

 

Regras de utilização das viaturas empresariais

As empresas portuguesas estão cada vez mais conscientes do impacto dos condutores nos custos com a frota automóvel e 39% assumem ter um código dirigido aos colaboradores sobre a utilização das viaturas da empresa. Esta é uma prática com maior incidência nas empresas com mais de 50 viaturas (77%).

 

Nestas orientações para os colaboradores, 25% das empresas nacionais têm estabelecidas normas de segurança na condução e 14% estabelecem regras com limites sobre as emissões de gases poluentes. A percentagem de empresas que considera estes dois temas nas regras de utilização de viaturas cresce em função da dimensão da frota das empresas, não existindo, no entanto, nenhuma relação de proporção entre estas regras.

 

 

Pode aceder ao barómetro aqui.

 

 

Sobre o Arval Mobility Observatory:

O Arval Mobility Observatory é o novo nome do Corporate Vehicle Observatory, a plataforma de pesquisa e inteligência de mercado da Arval, amplamente reconhecido como um dos “think tanks” mais competentes no setor que visa fornecer pesquisas independentes e confiáveis ​​para entender e antecipar as mudanças que afetam o mundo da mobilidade, alargando agora o âmbito das suas pesquisas à evolução da mobilidade como um serviço de consumo. O objetivo é fornecer informações detalhadas e precisas para partilhar com todos os tipos de público, ajudando-os a entender melhor o novo paradigma de mobilidade em que evoluímos e apoiando-os a encontrar o seu caminho nesta crescente oferta de soluções de mobilidade disponíveis. Todos os anos, é produzido um barómetro dedicado à mobilidade nas empresas, um exame abrangente das tendências em Portugal e em toda a Europa.

Sobre Arval:

Fundada em 1989 e totalmente detida pelo BNP Paribas, a Arval é especialista em financiamento e gestão de frotas automóveis. A Arval oferece aos seus clientes - grandes multinacionais, PMEs e profissionais liberais - soluções personalizadas, otimizando a sua mobilidade e assumindo o risco associado à gestão de frotas. Recentemente, a Arval expandiu os seus segmentos de clientes para particulares. O aconselhamento especializado e a qualidade de serviço são características fundamentais do compromisso da Arval, e que são entregues em 29 países por cerca de 7.000 funcionários. A frota total financiada da Arval soma 1.193.910 veículos em todo o mundo (Dezembro de 2018).

Arval é um membro fundador da Element-Arval Global Alliance, a aliança estratégica mais antiga do setor de gestão de frotas e líder mundial com 3 milhões de veículos em 50 países. Dentro do BNP Paribas, a Arval pertence à atividade principal da Banca de Retalho.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos