Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - GOODYEAR E BRABHAM ANUNICAMK PARCERIA GLOBAL

Sábado, 31 Agosto 2019 20:49 | Actualizado em Terça, 15 Outubro 2019 08:24

GOODYEAR E BRABHAM AUTOMOTIVE ANUNCIAM PARCERIA GLOBAL


 
 

  • As duas marcas colaborarão no desenvolvimento dos automóveis quer de competição, quer de estrada
  • Automóveis de competição da Brabham montarão pneu Goodyear Racing
  • Novo Goodyear Eagle F1 SuperSport escolhido para o superdesportivo de estrada da Brabham
  • Brabham voltará a competir em novembro de 2019 em Brands Hatch

A Goodyear e a Brabham Automotive alcançaram um acordo para colaborar no desenvolvimento de automóveis, tanto de competição como de estrada, voltando a dar vida a uma parceria vencedora que teve início em 1965.

Esta união coincide com o regresso da emblemática marca Brabham à competição. O Brabham BT62 fará a sua estreia em Brands Hatch nos dias 9 e 10 de novembro, na corrida ‘Into the Night’ do Britcar. Um evento semelhante às corridas ao estilo das 24 Horas de Le Mans, e às corridas de resistência em geral, sendo, apropriadamente, Brands Hatch é o circuito em que Jack Brabham levou o seu Brabham-Repco BT19 à gloria no Grande Prémio da Grã-Bretanha há 53 anos.

O trabalho conjunto levado a cabo pela Goodyear e pela Brabham reaviva uma parceria histórica entre as duas empresas, durante a qual obtiveram 26 vitórias em Grandes Prémios de Fórmula 1. Jack Brabham venceu o Campeonato do Mundo de F1 de 1966 com um Brabham-Repco equipado com Goodyear, o emblemático BT19. Este foi um momento histórico, pois marcou o primeiro título, que nunca se repetiria, para um piloto num monolugar de sua própria construção e com o seu próprio nome. Denny Hulme deu seguimento a esse êxito, alcançado o segundo campeonato consecutivos para a Brabham e para a Goodyear, em 1967, antes das estrelas da Brabham, como Carlos Reutemann, Niki Lauda e Carlos Pace, levarem o icónico boné Goodyear ao degrau mais alto do pódio nos anos setenta. Em 1981, Nelson Piquet conquistou o Campeonato

do Mundo na última corrida, em Las Vegas, depois de trocar os pneus do seu Brabham para pneus Goodyear a meio da época.

David Brabham, filho de Sir Jack Brabham e Diretor da Brabham Automotive, referiu: "Os êxitos que alcançaram juntas Goodyear e Brabham no mundo do automobilismo são emblemáticos. A colaboração entre as duas marcas representou uma quantidade incrível de sucessos históricos na Fórmula 1 e na Resistência, e esperamos dar continuidade a este legado ganhador através da Brabham Automotive, do BT62 e das futuras versões de automóveis de estrada. O compromisso permanente demonstrado pela Goodyear, a nível mundial, no mundo da competição, significa que é o momento ideal para que as duas marcas se voltem a unir enquanto mantemos o nosso caminho rumo a Le Mans".

A liderar o retomar da história entre a Brabham e a Goodyear está o Brabham BT62, um automóvel de competição sem restrições, um puro sangue com produção limitada a apenas 70 unidades. Com um peso de 972 kg (a seco), e com os 700 cv do seu motor V8 de 5,4 litros, oferece uma performance surpreendente, que já bateu recordes da volta mais na classe GT3. Com mais de 1200 kg de carga aerodinâmica, é fundamental um programa de desenvolvimento de pneus derivado das competições automobilísticas, já que a Brabham continua a ter por base a performance para o seu desempenho tanto em circuito, como em estrada.

Dan Marks, Director Comercial de Brabham Automotive, afirmou: “A Goodyear e a Brabham usufruiram do sucesso conjuntamente durante quatro décadas na F1. Voltar a colaborar com a Goodyear é emocionante. Escolhemos trabalhar com a Goodyear, dado que a empresa conta com a tecnologia de pneus de que necessitamos para alcançar o nosso principal objetivo, que é obter um excelente desempenho tanto em estrada como na pista".

Goodyear Eagle F1 SuperSport nos Brabham de estrada

Além de fornecer pneus Goodyear Racing para o BT62 destinado às corridas, o automóvel também está disponível com a opção de transformação legal para a estrada, que montará pneus da gama Goodyear Eagle F1 SuperSport, apresentada no início deste ano. Estes pneus aliam a experiência da Goodyear na competição com a galardoada tecnologia dos seus pneus de estrada, para proporcionarem uma aderência e um comportamento superiores. O Eagle F1 SuperSport já foi declarado vencedor absoluto de testes, superando os seus rivais no primeiro teste de pneus Ultra Ultra High Performance (UUHP) em que participou, realizado pelo Tire Reviews, o site de avaliações de pneus número um na Internet.

A performance da gama Goodyear Eagle F1 SuperSport foi melhorada mediante a utilização de um composto de alta fricção derivado do automobilismo de competição, que proporciona uma aderência lateral e uma tracção excecionalis. Esta tecnologia de compostos está estreitamente relacionada com os pneus Goodyear destinados ao Campeonato do Mundo de Resistência (WEC) da FIA, que serão utilizados na temporada 2019/20, com início em Silverstone a 1 de setembro. A versão exclusivamente para circuito do BT62 estará equipada com pneus Goodyear Racing similares aos do WEC.

 

Sobre a Goodyear

A Goodyear é uma das maiores empresas produtoras de pneus do mundo. Tem cerca de 64 000 empregados e fabrica os seus produtos em 47 instalações em 21 países em todo o mundo. Os seus dois centros de inovação, em Akron (Ohio) e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Para mais informação sobre a Goodyear e os seus produtos, visite www.goodyear.pt

Visite a newsroom para obter mais imagens: http://news.goodyear.eu

Também pode seguir-nos no Twitter @Goodyearpress ou aderir ao nosso grupo ThinkGoodMobility no LinkedIn.

 

Sobre a Brabham Automotive

A Brabham Automotive é o próximo capítulo da emblemática marca Brabham. Um fabricante orientado para a performance, o seu primeiro automóvel é o Brabham BT62, um automóvel de GT sem restrições, desenvolvido para circuito, com uma opção para transformá-lo numa variante compatível com a estrada. Com sede em Adelaide, Austrália, a Brabham remonta a 1948, quando Sir Jack Brabham iniciou o seu percurso na competição, e continua, hoje, com o seu filho, David Brabham, com a Brabham Automotive. Atualmente, o objetivo da empresa está fixado no desenvolvimento de um programa de corridas de resistência, enquanto segue o seu caminho rumo a Le Mans, e na produção de um automóvel para a estrada. A Brabham Automotive faz parte de um grupo de capital privado centrado em soluções avançadas de fabrico e mobilidade, que proporcionem uma plataforma estável para o crescimento.

Também pode seguir-nos no Twitter @brabhamauto, Instagram @brabhamauto, Facebook @BrabhamAutomotiveOfficial e no nosso site www.brabhamautomotive.com


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos