Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - FORD E VW ALIANÇA

Quarta, 04 Setembro 2019 09:06 | Actualizado em Quarta, 23 Outubro 2019 02:59

Ford e VW: aliança em veículos eléctricos e autónomos

Esta união de forças vai simbolizar aos dois fabricantes uma poupança de biliões de dólares, evitando que façam investimentos repetidos.
A americana Ford e a alemã Volkswagen anunciaram, esta sexta-feira, uma aliança, formada em janeiro, para o desenvolvimento de carros autónomos e elétricos, considerado o próximo eldorado do mundo automóvel.

Esta parceria, no entanto, exclui uma troca de participações cruzadas, deixaram claro os dois grupos, que já estão a trabalhar juntos na produção de carrinhas, comerciais e pick-ups.

No que toca aos veículos autónomos, a Volkswagen (VW) investirá cerca de 2,6 mil milhões de dólares na Argo AI, uma start-up americana que entrou em cena há cerca de dois anos para subsidiar a Ford.

Este investimento - mil milhões de dólares em dinheiro e compra de acções da Argo AI -  impulsionará o valor desta tecnológica para sete mil milhões de dólares.

Tanto a Ford como a VW serão accionistas iguais na Argo AI: a Volkswagen comprometeu-se a comprar ações da Ford por 500 milhões de dólares ao longo de três anos, enquanto a Ford finalizará os investimentos restantes (600 milhões) prometidos à start-up.
A VW começa assim a testar veículos autónomos na Europa.

No setor elétrico, a aliança prevê que a Ford utilize a plataforma MEB comum a todos os novos carros elétricos da Volkswagen, para construir os seus próprios modelos.

O primeiro carro da Ford a ser construído será comercializado na Europa a partir de 2023, com o objetivo de produzir 600 mil veículos durante 6 anos.

A Ford também usará as baterias e componentes desenvolvidos pela VW para o seu novo modelo elétrico ID.3 a ser comercializado em 2020, a um preço base de 30.000 euros.

Esta união de forças vai simbolizar aos dois fabricantes uma poupança de biliões de dólares, evitando que façam investimentos repetidos.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos