Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - ZF AFTERMARKET

Terça, 24 Setembro 2019 08:43 | Actualizado em Terça, 15 Outubro 2019 08:24

ZF Aftermarket: apoios de motor comutáveis para maior conforto na condução

 

·         Os apoios de motor comutáveis asseguram um amortecimento perfeito das vibrações em todas as condições de condução

·         Peças de substituição com a qualidade do equipamento original disponíveis para vários modelos Audi e Mercedes-Benz

 

Sob a sua marca de produtos Lemförder, a ZF Aftermarket disponibiliza apoios de motor comutáveis, com a qualidade do equipamento original, para o mercado de pós-venda. Estes componentes inteligentes são utilizados principalmente em veículos de luxo, onde asseguram a menor vibração e o menor ruído possível, independemente do veículo estar imobilizado ou em movimento, devido ao facto de serem comutáveis eletronicamente. Isto não é possível com os apoios de motor convencionais.

 

Os apoios de motor são o elemento de ligação entre o motor ou a transmissão e a carroçaria do veículo. Uma ligação de parafuso simples e sólida não pode ser usada nesta situação, porque transmitira vibrações, ruídos e movimento do sistema de transmissão para o veículo. É por isso que os fabricantes de veículos utilizam componentes borracha-metal ou apoios de motor com amortecimento hidráulico para melhorar o conforto na condução. No entanto, mesmo esta abordagem não oferece o amortecimento ideal das vibrações sob todas as condições, uma vez que o seu design está cheio de finalidades contraditórias. A fim de neutralizar este problema, os apoios de motor comutáveis foram desenvolvidos de forma a que um único componente satisfaça a necessidade de um elevado nível de conforto, tanto com o veículo imobilizado como em condução dinâmica. Uma mola de ar integrada oferece uma solução possível para esta situação.

 

Se o motor está inativo, é ativada uma mola de ar, no apoio do motor, através de um interruptor. A mola de ar absorve os movimentos de baixa frequência do motor enquanto o veículo está parado. Durante a condução, o apoio do motor passa para um mecanismo hidráulico, dependendo da velocidade do veículo e da velocidade de rotação. Isto torna o apoio do motor consideravelmente mais duro criando, simultaneamente, mais liberdade de movimento para os componentes ligados.

 

Portanto, a ZF desenvolveu apoios de motor comutáveis eletronicamente, que podem acionar duas características diferentes dependendo da velocidade do veículo e da velocidade de rotação.

 

 

Ruídos e vibrações podem significar danos

Os apoios de motor são propensos ao desgaste, que não é muito fácil de diagnosticar. Em última análise, os apoios de motor são montados em zonas do veículo com pouca visibilidade e estão escondidos. Estes são alguns dos problemas que podem indicar uma avaria:

·         Fugas de líquido ou sinais de borracha deteriorada

·         Transmissão mais forte da vibração para a carroçaria do veículo

·         Movimentos do motor visíveis quando o motor é desligado

·         Ruídos tipo clique quando ocorrem alterações de carga

 

De forma a oferecerem aos seus clientes maior conforto na condução em casos como este, as oficinas de reparação devem utilizar peças de substituição com a qualidade do equipamento original, que devem ter exatamente o mesmo design da peça original instalada no veículo. Porque mesmo que seja possível montar o apoio de motor num motor geometricamente diferente, como um motor a gasolina em vez de um motor diesel, podem existir diferenças significativas no design do apoio de motor, por exemplo em termos de rigidez.

 

A ZF Aftermarket também recomenda a substituição de todos os apoios de motor durante as reparações e não apenas aquele que apresenta algum defeito. Caso contrário, há o risco de o novo componente absorver forças e vibrações mais elevadas porque os restantes componentes já estão bastante desgastados. Isto pode acelerar os danos noutros componentes. A ZF Aftermarket disponibiliza apoios de motor comutáveis para diversos modelos de veículos Audi e Mercedes-Benz, tais como:

·         Audi A4, A5, A6, Q5 e Q7

·         Mercedes Class C e E, GLK e GLC


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos