Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - LEXUS COM NOVIDADES

Domingo, 06 Outubro 2019 07:05 | Actualizado em Terça, 15 Outubro 2019 08:24

VENCEDOR DO PRIMEIRO LEXUS DESIGN AWARD APELA A QUE OS NOVOS TALENTOS AGARREM ESTA OPORTUNIDADE

 

  • Vencedor do Grande Prémio Lexus Design Award de 2013, Hideki Yoshimoto elogia a competição e considera-a uma oportunidade fantástica para jovens criativos

  • Depois de vencer os primeiros LDA, Yoshimoto fundou o bem-sucedido estúdio de design Tangent, e assistiu à comercialização de Inaho, o seu conceito de iluminação vencedor

  • Os candidatos têm até 14 de outubro para se inscreverem na próxima edição

 
Têm sido muitos os jovens designers de todo o mundo a beneficiar da sua participação no Lexus Design Award, prémio que funciona como trampolim para explorarem os seus talentos e construírem o seu próprio perfil. As inscrições para a edição de 2020 continuam abertas, e são agora incentivadas pelo exemplo do primeiro vencedor, Hideki Yoshimoto, para quem esta oportunidade única deve ser aproveitada.

Designer e engenheiro, Hideki Yoshimoto foi o vencedor do Grande Prémio Lexus Design Award em 2013 com Inaho, conceito de iluminação imaginativo, projetado para refletir a elegante oscilação do arroz no arrozal (inaho significa 'espiga de ouro de arroz' em japonês). Hoje é o diretor fundador da Tangent, estúdio sedeado em Londres que tem colaborado com as maiores marcas de luxo em todo o mundo.

O próprio conceito Inaho foi desenvolvido, materializando-se num produto comercializável, e posteriormente incluído na coleção de itens de luxo Lexus, “Crafted”, e exibido no The LOFT, o primeiro lounge de aeroporto Lexus, em parceria com a Brussels Airlines, no Aeroporto Internacional de Bruxelas.

As conquistas de Yoshimoto espelham bem a missão Lexus Design Award: descobrir e apoiar novos talentos que promovam a existência de uma vida melhor, através do design – o objetivo do 'Design por um Amanhã Melhor'.

“O mote para 2013 foi 'movimento', tema que captou imediatamente a minha atenção”, explicou Yoshimoto. "Quando as inscrições abriram, estava a fazer o Doutoramento no Royal College of Art no Reino Unido, sob a tese 'Pulsação e Ritmo'. Como a minha pesquisa girava em torno da incorporação de movimentos alternados e movimentos repetitivos como elementos de design, o tema era perfeito.”

A exposição pública dos trabalhos finais tendo a Lexus como anfitriã durante a Semana de Design de Milão – um dos eventos de maior prestígio do calendário internacional de design – foi, para Yoshimoto, importante atrativo. “Como estudante, o apoio de uma marca conhecida à escala global foi uma excelente oportunidade. Mas, mais especial ainda, foi saber que aquilo em que a Lexus acredita como marca é também o que mais valorizo como designer”, continua.

A mentoria oferecida aos finalistas é uma das maiores mais-valias do Lexus Design Award. Em 2013, Yoshimoto desenvolveu as suas ideias e o protótipo de Inaho sob a orientação do designer de renome mundial Sam Hecht.

“Foi a minha primeira interação prática com um designer, e por isso uma oportunidade inestimável. Trabalhou connosco, não como um professor ou um designer famoso, mas como um membro da equipa. Pressionou-nos e desafiou-nos constantemente, levando a que explorássemos ideias e possibilidades cada vez mais amplas. Houve algumas discussões apaixonadas, e tudo isso resultou numa experiência avassaladora de crescimento para ambos, a equipa e Inaho."

O conselho de Yoshimoto a todos os que pensam candidatar-se ao Lexus Design Award é perentório: “Façam-no. Vejam o que fez por mim! Abriu portas, estimulou o meu crescimento pessoal e profissional de muitas maneiras e impulsionou a minha carreira. E a minha relação com a Lexus ainda hoje é forte e permanente.”

 “Só por si, oferece uma oportunidade incrível de mostrarmos a nossa marca num palco mundial. O que fazemos com essa oportunidade, só depende de nós”.

Olhando para o futuro, Yoshimoto vê imensas possibilidades, sem limites de materiais ou escala. Com recurso à sua formação em engenharia, quer explorar tecnologias pouco conhecidas e a forma como podem ser aplicadas em novas áreas de design. "Pegar na semente, elaborar um conceito e uma narrativa em torno dela e colaborar para dar vida ao conceito é o que me entusiasma", conclui.

As inscrições para o Lexus Design Award 2020 encerram a 14 de outubro de 2019. Para informação adicional e para saber como participar, por favor visite www.LexusDesignAward.com

Para mais informação sobre a marca Lexus consulte: www.lexus.pt


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos