Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - MAAT COMEMORA

Segunda, 07 Outubro 2019 10:21 | Actualizado em Terça, 15 Outubro 2019 10:44

O MAAT - Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia, comemora este fim-de-semana o seu 3º aniversário.

No âmbito da parceria atualmente existente entre o Museu e a Volvo, a marca sueca inaugurou ontem uma nova ativação no local evocativa desta data. A escadaria do edifício encontra-se decorada de uma forma muito particular a qual, a partir de determinado ângulo, permite ler as palavras “Cheers to the Road Ahead! #Parabéns MAAT” e desvendar a imagem do Volvo S90 que está entregue ao museu desde o inicio desta parceria.

Museu de Arte, Arquitetura e TecnologiaInaugurado a 5 de Outubro de 2016, o MAAT tem vindo a assumir-se como a nova proposta cultural para a cidade de Lisboa. Um projeto inovador que coloca em comunicação um novo edifício, desenhado pelo atelier de Amanda Levete Architects, e a Central Tejo, um dos exemplos nacionais de arquitetura industrial da primeira metade do século XX, e um dos polos museológicos mais visitados do país.

 

PROGRAMA DE ANIVERSÁRIO

4 OUTUBRO – SEXTA
19h00 Concerto Legendary Tigerman (One Band Man)
Local: Sala dos Geradores

5 OUTUBRO – SÁBADO
11h30 Oficina para famílias Carrinhos Solares (Central Elétrica)
12h00 Visita à exposição Playmode

Na arte contemporânea, a ideia de jogo está presente em mais do que uma dimensão. É parte integrante do processo do artista, que cria, subvertendo ou criando as suas próprias regras, jogando com referências, criando novas formas de pensar a prática artística. Por outro lado, para quem recebe a obra, é fulcral saber que terá de se tornar participante, de modo a entrar no jogo proposto pelo/a artista. A exposição Playmode lança os dados. Cabe-nos mover as peças e descobri-la

 

15h Visita Percurso Monumental (Central Elétrica)

Numa época em que já não vivemos sem eletricidade venha conhecer a fábrica que iluminou Lisboa — a Central Tejo! Surpreenda-se com um espaço único que alia o passado e presente da produção energética e fique a conhecer mais sobre os fenómenos da energia e os desafios ambientais nesta visita interativa!

 

11h00 - 13h00 e 14h00 - 17h00

O que é um Museu? Oficina de Cartazes Tipográficos com a Oficina do Cego

Como se faziam cartazes há cinquenta anos atrás? Utilizando caracteres tipográficos (letras) móveis de madeira e partindo da pergunta "O que é um Museu?", vamos fazer cartazes com palavras ou pequenas frases que reflitam o que é este lugar. Ao longo do dia vamos descobrir que cada cartaz é a partilha das ideias de cada um e o que o seu conjunto forma uma mancha de imagens que representam as ideias de TODOS.

 

16h00 Visita Acessível temática Arquitetura para públicos normo visuais + invisuais ou baixa visão

 

16h00 – 18h00 Arquitetura em Curtas - Festival de Curtas Metragens sobre Arquitetura

As cidades estão a mudar. Brevemente vamos mover-nos em drones e serão eles a construir as nossas casas. Trocaremos a privacidade pela segurança? Será este o futuro a curto prazo? Iremos refletir sobre o tema “Drones e arquitetura, uma mudança disruptiva” na segunda edição do do ciclo Arquitetura em Curtas, com a projeção de uma série de curtas-metragens seguida de uma conversa sobre o papel dos drones na nossa sociedade com especialistas nas áreas da fotografia aérea, da produção audiovisual e da arquitetura.

 

17h00 – 19h00 Performance Palácio Temporário

Alice Joana Gonçalves + Daddy G (Massive Attack)

O mesmo espaço. Dois momentos. O Museu como um palácio temporário. Tensão. Num primeiro acto performativo, Alice Joana Gonçalves apropria-se do espaço público explorando a tensão entre o seu próprio corpo, o espaço exterior e o tempo. Libertação. Num segundo momento, Daddy G (dos Massive Attack) invade o espaço com uma performance musical em que o público participa e, agora, se pode libertar e dançar.

 

19h00 Legendary Tigerman Cine Concerto How To Become Nothing

+ Lançamento Livro + Vinil + Conversa com Paulo Furtado, Rita Lino e José Pedro Cortes

 

 

6 OUTUBRO - DOMINGO

 

11h00 – 12h00  "E Se, De Repente, Tudo Fosse Ao Contrário?" - Estórias Com Asas

Um peixe destemido, um gato-boi com nome de artista e muitos pirilampos. São estes os protagonistas das histórias que se contam. Histórias que nos fazem respirar fundo e dar muitos passos em frente. E se, de repente, tudo fosse ao contrário? Tudo é possível nesta viagem, basta ter imaginação. Em E se, de repente, tudo fosse ao contrário? Fazemos uma viagem ao mundo das histórias e da memória, num ambiente intimista e onírico. Tudo acontece ao redor de uma mesa em constante mutação. Pela voz de diferentes animais contam-se histórias de coragem, determinação, resiliência e reflete-se sobre a ideia de mudança. A luz, a música – original e tocada ao vivo – a manipulação de pequenos objetos, os jogos de sombras e escalas e a palavra são os protagonistas deste espetáculo.

 

11h30 Oficina para famílias Não Acordes o Dragão (Central Elétrica)

Um dragão adormecido espera pela tua visita. Conseguirás passar sem o acordar? Nesta oficina, vem brincar e aprender sobre energia elétrica. Com fios, martelos, chaves e parafusos, irás construir um circuito elétrico simples e depois testá-lo num desafio de perícia e concentração, para o dragão não acordar!

 

Visita Percurso Monumental (Central Elétrica)

Numa época em que já não vivemos sem eletricidade venha conhecer a fábrica que iluminou Lisboa — a Central Tejo! Surpreenda-se com um espaço único que alia o passado e presente da produção energética e fique a conhecer mais sobre os fenómenos da energia e os desafios ambientais nesta visita interativa!

 

15h30 – 17h30 Oficina de artes plásticas para famílias: GAME ON!

Exposição Playmode

 

16h00 – 17h00 Performance Salão para o Século XXI de Isabel Costa

Salão Para o Século XXI é uma peça de Isabel Costa desenvolvida na residência Interferências, na Companhia Olga Roriz, em 2019. Nesta performance, um salão de arte é habitado por seres humanos que gastam o seu tempo a refinar a sua forma de falar, de conversar. Nada existe além dos seus corpos e da natureza escorregadia dos seus pensamentos. Neste salão, privilegiam-se as conversas, o pensamento e o ócio que move o mundo.

 

16h00 Visita Percurso Secreto (Central Elétrica)

O Percurso Secreto desafia os visitantes e conhecerem as zonas da Central Tejo habitualmente fechadas ao público. Descubra os vários andares das caldeiras, a sala dos reóstatos e do tapete de distribuição do carvão, a torre misturadora, o castelo da água, os túneis e outros segredos da central.

 

16h30 | Visita Exposição Angela Bulloch

 

17h00 | Somersby Out Jazz

Four in Jazz e DJ Johnny.

 

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos