Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - SEGUNDO O OBSERVADOR CETELEM

Sexta, 14 Fevereiro 2020 02:21 | Actualizado em Quarta, 05 Agosto 2020 18:57

DADOS DO OBSERVADOR CETELEM AUTOMÓVEL 2020

 

58% dos portugueses recorrem ao car sharing para poupar dinheiro

 

  • Entre motoristas e passageiros, o principal motivo para aderir a um serviço de boleias é económico
  • O aspeto social da partilha de automóvel é claramente sublinhado pelos inquiridos entre os 18 e os 34 anos
  • Em Portugal, 26% estariam dispostos a partilhar o seu carro com uma empresa privada

 

A opção pelo car sharing é fortemente marcada pelas questões económicas, quer no caso do passageiro ou do motorista. Para 51% dos passageiros a principal motivação para aderir a esta forma de mobilidade é a redução de custos, motivo partilhado por 44% dos condutores. A dimensão ecológica vem em segundo lugar para ambos: 35% passageiros e 38% nos condutores.

 

África do Sul, Turquia e Brasil têm o maior número de passageiros e motoristas que fazem partilha de automóvel por razões económicas. Por outro lado, os alemães e principalmente os japoneses não estão incluídos nessas considerações.

 

A dimensão geracional revela uma divergência igualmente profunda. A Geração Y (57%) é muito mais propensa do que os mais velhos (41%) a considerar a partilha do automóvel para ganhar dinheiro. Já os inquiridos mais velhos são mais propensos a indicar questões ambientais. No entanto, o aspeto social da partilha de automóvel também é claramente sublinhado pela Geração Y (18%), quer se trate de passageiros ou de condutores. Por outro lado, não existe uma grande diferença entre os habitantes das áreas urbanas e os das áreas rurais. As razões para a partilha de automóvel são quase idênticas, tendo como prioridade a questão económica.

 

A partilha de automóvel em Portugal

 

No caso nacional, também a parte económica é predominante. No caso dos condutores, a maioria dos nacionais refere a possibilidade de ganhar dinheiro (51%), preocupações ambientais (42%) ou ajudar outras pessoas (31%).

Já para os passageiros, e à semelhança das percentagens globais, o principal motivo é a possibilidade de poupar dinheiro (58%), seguido de motivos ambientais (40).

Questionados sobre a possibilidade de partilharem o seu veículo com uma empresa privada, 26% dos portugueses estaria disposto a fazê-lo até sete vezes por mês, tendo como principal motivação a possibilidade de ganhar dinheiro (41%). Já entre que indicam não querer fazê-lo, 22% referem que leva muito tempo a gerir. 

 

Metodologia

Para o Observador Cetelem Automóvel 2020, as análises económicas e de marketing, bem como as previsões, foram realizadas em colaboração com a empresa de estudos e consultoria C-Ways (www.c-ways.com). As entrevistas no terreno foram conduzidas pela Harris Interactive, durante os meses de agosto e setembro de 2019, na Africa do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia. No total, foram inquiridos pela CAWI 10 000 indivíduos em 15 países. Com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, fazem parte das amostras representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método de quotas (sexo, idade). Em Portugal foram realizadas 500 entrevistas.

 

Sobre o Cetelem

Cetelem é a marca do Banco BNP Paribas Personal Finance, presente em Portugal desde 1993. Líderes europeus, estamos presentes em mais de 30 países de 4 continentes, empregando mais de 20 mil pessoas.

Em Portugal contamos com mais de 740 colaboradores e servimos anualmente mais de 1,37 milhões de clientes e estamos presentes em mais de 4000 estabelecimentos de parceiros de negócio. Cartões de crédito, crédito pessoal, soluções automóvel e seguros são os principais produtos comercializados pelo Cetelem e estão disponíveis aos consumidores em cetelem.pt, por telefone e nos estabelecimentos comerciais dos principais parceiros em Portugal, além de serem disponibilizados nas nossas lojas no Porto e em Lisboa.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos