Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - TAXIS ELECTRICOS JAGUAR I PACE

Sábado, 27 Junho 2020 11:51 | Actualizado em Sexta, 10 Julho 2020 14:36

TAXIS ELÉTRICOS JAGUAR I-PACE

NA PRIMEIRA ESTAÇÃO DE CARREGAMENTO SEM FIOS

DE ALTA POTÊNCIA DO MUNDO

 

·         A Jaguar Land Rover junta-se à Câmara Municipal de Oslo para implementar um projeto de estações de carregamento sem fios para táxis.

·         Os parceiros do projeto são a empresa de tecnologia dos estados unidos Momentum Dynamics, o operador de pontos de carregamento Fortum Recharge e a empresa de táxis Cabonline/NorgesTaxi.

·         Graças à iniciativa ElectriCity, Oslo será a primeira cidade do mundo a instalar plataformas de carregamento por indução de alta potência.

·         Todos os táxis da capital norueguesa irão circular sem emissões antes do primeiro trimestre de 2024.

 

 A Jaguar Land Rover aceitou colaborar com a Câmara Municipal de Oslo para criar a primeira frota de táxis com carregamento sem fios de alta potência. No programa, batizado "ElectriCity", o fabricante internacional de automóveis irá trabalhar em parceria com várias entidades - empresa de táxis escandinava Cabonline (NorgesTaxi AS), o operador de pontos de carregamento mais importante da região, Fortum Recharge, a empresa de tecnologia dos Estados Unidos, Momentum Dynamics, e a Câmara Municipal de Oslo - para construir uma infraestrutura de carregamento de alta potência para táxis na capital norueguesa.

Será o primeiro sistema de carregamento sem fios de alta potência para táxis elétricos do mundo. Em complemento, ao disponibilizar um modelo de infraestrutura de carregamento que poderá ser implementada quase em qualquer local, irá impulsionar a implementação global de veículos elétricos. Fortum Recharge, que será encarregada da instalação e eletrificação do projeto, identificou a necessidade de otimizar a experiência de carregamento dos taxistas de Oslo e conseguiu que a Momentum Dynamics participasse para integrar a infraestrutura de carregamento sem fios.

A Jaguar Land Rover irá colocar 25 veículos Jaguar I-PACE à disposição da Cabonline, a maior rede de táxis da Escandinávia. O SUV de alta performance da marca foi concebido para possibilitar a tecnologia de carregamento sem fios da Momentum Dynamic, sendo ideal para impulsionar a iniciativa. Uma equipa de engenheiros e técnicos da Momentum Dynamics e da Jaguar Land Rover testou a solução, enquanto a Cabonline se comprometeu a utilizar a frota como parte do programa ElectriCity de Oslo.

Os taxistas necessitam de uma grande eficiência de utilização, pelo que o sistema de carregamento não os deverá desviar da rota durante a sua jornada de trabalho. No solo dos locais de largada e recolha de passageiros serão instalados conjuntos de várias placas de carregamento de 50 a 75 kW cada uma. Desta forma, os táxis adaptados poderão ser carregados enquanto esperam pelo próximo passageiro. O sistema, que não utiliza cabos e é instalado sob o solo, não necessita de contacto físico entre o carregador e o veículo, é ativado automaticamente e proporciona uma média de 6 a 8 minutos de energia por cada carregamento de até 50 kW. 

Cada táxi recebe cargas múltiplas durante o dia quando regressa ao ponto de largada e recolha, pelo que mantém um nível elevado de carga da bateria, podendo funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana sem restrições de autonomia.

A parceria com o programa ElectriCity de Oslo integra o compromisso da Jaguar Land Rover para com uma sociedade mais segura e saudável, reduzindo, simultaneamente, as emissões. Através da inovação contínua para adaptar os seus produtos e serviços a um mundo em constante evolução, a companhia impulsiona a estratégia Destination Zero, que tem como objetivo um futuro com zero emissões, zero acidentes e zero engarrafamentos.

O Prof. Sir Ralf Speth, Chief Executive da Jaguar Land Rover, afirmou: "Temos muito orgulho no nosso historial de eletrificação e assumimos o compromisso de produzir veículos elétricos que sejam de utilização fácil e simples. O setor dos táxis é perfeito para testar o carregamento sem fios e a mobilidade elétrica de longa distância em geral. Esta plataforma de carregamento de alta potência, intrinsecamente segura e eficiente, será crucial para as frotas de veículos elétricos, dado que a infraestrutura será mais eficiente que atestar um veículo convencional. É com grande satisfação que nos juntamos à ElectriCity e continuamos a liderar na tecnologia de veículos elétricos - trata-se de um grande passo em frente na nossa estratégia Destination Zero".

Oslo será a primeira zona metropolitana do mundo a instalar estações de carregamento sem fios de alta potência com tecnologia de indução para táxis elétricos; o objetivo é que o seu sistema de táxis deixe de gerar emissões muito brevemente, em 2024. A Noruega quer ir mais além, dado que foi apresentada uma lei para que todos os veículos novos vendidos no país sejam zero emissões a partir de 2025.

Arild Hermstad, vice-presidente da Câmara de Oslo, com tutela do Ambiente e Transportes, declarou: “É com grande prazer que recebemos contribuições de entidades privadas que nos ajudam a tornar a nossa ideia realidade. Integrado no compromisso de reduzir as emissões em 95% até 2030, devemos implementar variadas medidas entusiasmantes, mas o transporte continua a ser um desafio. Ao melhorar a infraestrutura e otimizando o carregamento para o setor dos táxis, temos a segurança de que todos os táxis de Oslo serão de zero emissões a partir de 2024. Para atingir o nosso objetivo, o setor público, os políticos e as empresas privadas devem trabalhar em conjunto, como ocorre neste projeto."

 


Sobre a Jaguar Land Rover

A Jaguar Land Rover (JLR) é o maior fabricante automóvel do Reino Unido. A marca desenvolveu-se em torno de duas marcas icónicas: a Land Rover, o principal fabricante mundial de veículos premium todo-o-terreno; e a Jaguar, uma das marcas mais importantes do mundo no fabrico de berlinas de luxo e veículos desportivos.

A JLR tem como ambição permanente a criação de produtos líderes em todas as gamas, para que os seus clientes possam usufruir dos mesmos durante toda a vida. A procura dos nossos produtos é cada vez maior em todo o mundo. Em 2019, a Jaguar Land Rover vendeu mais de 557.706 veículos em 127 países.

A marca emprega mais de 260 mil pessoas, entre fornecedores, concessionários e empresas locais. São uma empresa britânica que conta com dois grandes centros de design e engenharia, três instalações de fabrico de veículos, um Engine Manufacturing Centre (Centro de Produção de Motores) e, brevemente, com um Battery Assembly Centre (Linha de Montagem de Baterias). Atualmente, têm fábricas na China, Brasil, Índia, Áustria e Eslováquia. Contam ainda com sete centros tecnológicos: no Reino Unido, situados em Manchester, Warwick (NAIC) e Londres; e a nível internacional: Shannon (Irlanda), Portland (Estados Unidos da América), Budapeste (Hungria) e Changshu (China).

A JLR apresenta uma carteira de produtos eletrificados em toda a gama de modelos, que inclui veículos totalmente elétricos, híbridos plug-in (PHEV) e micro-híbridos (MHEV). Em complemento, continuamos a disponibilizar modelos com os motores mais modernos a gasolina e diesel, proporcionando ainda mais opções. A estratégia abrangente da marca, a procura emocionante de veículos líderes no mercado e o enfoque inovador na tecnologia e mobilidade, vão continuar a conduzir para Destination Zero, a missão da JLR na mobilidade do futuro com zero emissões, zero acidentes e zero engarrafamentos.

Para informação mais detalhada relativa a Destination Zero, visitar : https://www.jaguarlandrover.com/2019/destination-zero .

 

Sobre a Câmara Municipal de Oslo

As competências abrangentes da Câmara Municipal de Oslo incluem educação, instituições culturais e eventos, serviços de saúde, serviços sociais e renovação urbana, como vias locais, transporte local, questões ambientais e urbanismo.

A partir de 2020, todos os veículos de transporte público de Oslo irão utilizar energia renovável e, a partir de 2028, serão de zero emissões. Estas medidas serão benéficas para o clima, o meio ambiente local, o desenvolvimento urbano e a saúde pública. A longo prazo, as soluções sem emissões serão também as mais rentáveis. Os elétricos e metros de Oslo já utilizam energia renovável e está a proceder-se à implementação da eletrificação em autocarros e barcos. Espera-se que os meios de transporte especiais, como os miniautocarros e os táxis, deixem de gerar emissões a partir de 2024.

 

Sobre a Cabonline

Cabonline é a empresa de táxis mais importante dos países nórdicos, dado que inclui mais de 3.000 empresas de táxis e cerca de 5.700 veículos na Suécia, Noruega, Finlândia e Dinamarca. Cabonline engloba várias marcas de renome, como a TaxiKurir, Norgestaxi, TOPCAB, Kovanen, Taxi Skåne, Taxi Väst, Umeå Taxi, Sverigetaxi e Taxi 4x27. Através da Cabonline, as empresas de táxis têm acesso a contratos atrativos com clientes, desfrutam de desenvolvimento tecnológico líder no setor e podem tirar partido de economias de escala, um serviço eficiente e uma infraestrutura partilhada. As receitas do grupo ascendem a 6.500 milhões de SEK com 45.000 corridas de táxi por dia. Mais informação disponível em www.cabonlinegroup.com.

 

Sobre a Momentum Dynamics

Momentum Dynamics é o líder de mercado no desenvolvimento de tecnologia original para sistemas automáticos de carregamento sem fios eficiente para o setor automóvel e transportes. A tecnologia para o mundo real, utilizada pela Momentum Dynamics, demonstra a capacidade e necessidade de uma carga automática e rápida de veículos elétricos sempre possível. O sistema da Momentum tem sido testado ao longo de vários anos em autocarros urbanos, com níveis de potência efetiva superiores a 300 kW num sistema capaz de disponibilizar 450 kW. A Momentum Dynamics aposta na inovação tecnológica de classe mundial e recebeu múltiplos reconhecimentos pela competência dos seus engenheiros e cientistas, como o prémio pela Melhor empresa tecnológica emergente de 2019, atribuído pela revista Mechanical Engineering.

 

Sobre a Fortum Recharge

Recharge é uma empresa pioneira no setor da mobilidade elétrica que, desde 2011, gere a rede pública de carregamento de veículos elétricos Fortum Charge & Drive. Este operador de pontos de carregamento líder nos países escandinavos tem mais de 1.300 carregadores públicos e gere 1.400 carregadores adicionais na Noruega, Finlândia e Suécia. No que respeita a veículos elétricos, o mercado escandinavo é um dos mais avançados e onde se verifica o crescimento mais rápido do mundo, e Recharge impulsiona a transição para uma frota de automóveis totalmente elétricos ao disponibilizar serviços de carregamento fiáveis e de utilização fácil em locais atrativos. Recharge é propriedade da Infracapital, a divisão de investimentos de capital em infraestrutura da M&G Plc (63 %), e da Fortum, uma empresa de energia limpa (37 %). A M&G Plc integra o índice FTSE 100 da Bolsa de Londres e é uma das empresas de gestão de investimentos mais importantes do Reino Unido.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos