Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA-10 MILHÕES DE PENSU RENOVADOS NA MICHELIN DE VALLADOLID

Terça, 04 Agosto 2020 22:47 | Actualizado em Quinta, 23 Novembro 2023 10:16

10 MILHÕES DE PNEUS RENOVADOS NA MICHELIN VALLADOLID


  • Desde o seu arranque, no outono de 1975, a oficina de renovação de pneus de camião da fábrica da Michelin de Valladolid produziu 10 milhões de unidades

A fábrica da Michelin de Valladolid começou a fabricar pneus de turismo a 2 de outubro de 1973. No início de 1975 teve início a segunda fase de construção da instalação fabril, incluindo o arranque da oficina de renovação de pneus de camião e autocarro, que fabricou o seu primeiro pneu renovado no outono de 1975. Em julho de 2020 foi alcançada a cifra de 10 milhões de pneus renovados.

Atualmente, são produzidas na Michelin de Valladolid mais de 60 diferentes medidas de pneus renovados MICHELIN REMIX, com destino a Espanha, Portugal e França. A maioria são “nominativos”, ou seja, que é devolvida ao cliente a sua própria carcaça uma vez renovada. Os pneus MICHELIN REMIX são a referência no mercado pela sua qualidade e fiabilidade. Cumprem o regulamento UNECE R109 e possuem os mesmos índices de carga e de velocidade, assim como as marcações M+S e 3PMSF, que os de origem.

A renovação é um processo de fabrico de pneu que se integra na oferta de produto e serviços da marca MICHELIN para veículos industriais. Consiste na substituição da banda de rolamento gastada por uma nova, o que permite voltar a introduzir os pneus no circuito de distribuição.

Para fabricar os pneus MICHELIN REMIX é utilizado um processo de renovação a quente, em que é realizada a renovação integral do pneu, utilizando unicamente carcaças da própria marca. No desenho e desenvolvimento destes pneus são utilizados a mesma estrutura, os mesmos compostos e o mesmo desenho de escultura que na sua versão original. Estas caraterísticas proporcionam aos pneus renovados uma banda de rolamento com uma geometria (profundidade, largura e desenho) similar à do mesmo pneu quando novo, o que permite alcançar prestações comparáveis, em termos de segurança como de performance.

A renovação: um processo determinante da estratégia da Michelin para a economia circular

A Michelin renova unicamente os pneus para camião, autocarro e avião, pois são os únicos concebidos, desenhados e fabricados para serem renovados, como parte da estratégia da Michelin para a economia circular, cujo objetivo é a criação de valor em cada etapa do ciclo de vida do produto, co, um foco “4R”: Reduzir, Reutilizar, Reciclar e Renovar. A reutilização dos pneus renovados prolonga a sua vida útil, retarda a sua entrada no fluxo de resíduos e beneficia o cliente (alta performance por uma pequena percentagem do custo de um pneu novo), assim como o meio ambiente.

A renovação permite, também, contribuir para um modelo de utilização dos pneus muito mais eco-responsável, ao reduzir o número de pneus novos necessários, o que representa um menor consumo de recursos naturais e da energia necessária para fabricá-los, contribuindo, assim, para um maior respeito pelo meio ambiente. Por comparação com um pneu de camião de gama baixa não renovável, um pneu renovado permite poupar:

  • 70% de recursos naturais (petróleo ...)
  • 29% de uso da terra para o cultivo de héveas (árvore da borracha)
  • 24% de emissões de CO2
  • 21% de contaminação do ar
  • 19% de consumo de água

Tendo em conta os benefícios que acarreta para os utilizadores e para a sociedade, o Grupo MICHELIN apoia todas as iniciativas que fomentem o uso de pneus renovados para camiões, autocarros e autocarros de turismo, sempre que sejam acompanhadas do respeito de todas as normas, regulamentações e recomendações ligadas ao seu fabrico, comercialização e utilização, com o intuito de garantir a qualidade dos pneus e a segurança dos utilizadores.

 

A Michelin ambiciona melhorar de forma sustentável a mobilidade dos seus clientes. Líder do sector do pneu, a Michelin concebe, fabrica e distribui os pneus mais adaptados às necessidades e às diversas utilizações dos seus clientes, assim como serviços e soluções para melhorar a eficácia do transporte. De igual modo, a Michelin oferece aos seus clientes experiências únicas nas suas viagens e deslocações. A Michelin também desenvolve materiais de alta tecnologia para diversas utilizações. Com sede em Clermont-Ferrand (França), a Michelin está presente em 170 países, emprega mais de 127.000 pessoas e dispõe de 69 centros de produção de pneus, que, em 2019, fabricaram 200 milhões de pneus (www.michelin.pt).

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos