Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA-NOVA ERA PARA A MASERATI JÁ COMEÇOU

Quinta, 10 Setembro 2020 16:16 | Actualizado em Domingo, 19 Novembro 2023 13:11

MMXX: TEMPO PARA SER AUDAZ. A NOVA ERA DA MASERATI NEW COMEÇA COM UM EVENTO SEM PRECEDENTES


. A Nova Era da Maserati inaugura-se com um evento espetacular, único no seu género, algo nunca visto na indústria automóvel. Esta noite, as luzes do palco mundial da mobilidade acenderam-se sobre a marca do Tridente, e o “MMXX: Time to be Audacious” assinalou o início de uma nova fase na história na marca. Um novo despontar, reforçado pela Estreia Mundial do superdesportivo MC20.

“Estamos orgulhosos por inaugurar a nossa nova era, mas ainda mais orgulhosos da atmosfera que se respira esta noite no Circuito de Modena”, sublinhou Davide Grasso, CEO da Maserati. “Para a nossa marca, este é um tempo de construção: o tempo de olhar em frente e construir o nosso futuro”.

“Estamos a colocar a primeira pedra do nosso amanhã, e estamos a fazê-lo juntos, guiados pela nossa paixão, única pelo nosso design e inovadora por natureza”, prosseguiu Davide Grasso.

O evento teve lugar no Circuito de Modena, porque Modena, Casa da Maserati há mais de 80 anos, é, também, o coração do Motor Valley de Itália e o epicentro da paixão e do amor pela excelência e pela performance automóvel.

O espetáculo foi tanto real como virtual (disponível em cinco idiomas: inglês – idioma do evento –, italiano, espanhol, coreano e japonês), e foi acompanhado à distância por dois eventos similares simultâneos, em Nova Iorque e em Tóquio.

O espetáculo, cujo emocionante argumento foi contado de forma vibrante, foi concebido para inspirar, e para evitar celebrações e formatos de lançamento de produto convencionais.

Foi uma autêntica imersão na alma da marca, ao mesmo tempo celebrando e revelando a sua identidade totalmente renovada. Uma sucessão de imagens anamórficas, realidade aumentada e atuações ao vivo, integradas em palco através de figurinos, música e tecnologia de vanguarda.

O ritmo foi intenso e cinemático, criando um fluxo permanente de momentos diferentes, que orientaram os espetadores, tanto os presentes no circuito como os que assistiam via live streaming, no sentido de uma nova e contemporânea visão da marca do Tridente, abrindo caminho para o momento mais alto da noite: a Estreia Mundial do novo superdesportivo.

O espetáculo ao pormenor

Um palco monumental foi montado para a ocasião no centro da pista de Modena: com 23 m de altura, tinha 33 m de largura e 30 m de profundidade, e uma plataforma central rotativa com 500 cm de diâmetro.

Acima do palco estava colocado um massivo ecrã de LED, uma espécie de monólito com uma área total de 630 m2, garantindo uma excelente visibilidade para os convidados sentados quer nas duas tribunas, quer na zona de “drive-in”, bem como para os que entusiasticamente acompanhavam os procedimentos via streaming.

Quarenta e quatro automóveis da Maserati de todas as épocas foram posicionados de forma radial, criando um evocativo cinema drive-in e acomodando parte da audiência. Atrás destes, convidados VIP e a imprensa estavam sentados nas tribunas, em conformidade com as normas anti-COVID.

Este teatro temporário acolheu um espetáculo fluído e nada convencional, que foi a súmula do passado, do presente e do futuro da Maserati.

DJ System Olympia fez a introdução para os convidados no local, levando-os numa viagem com início em Modena, em antecipação do espetáculo propriamente dito. Música eletrónica acompanhou um fluxo de momentos da história da Maserati, que surgiram no ecrã enquanto uma sucessão de pilotos, corridas e modelos emblemáticos: passado, presente e futuro encontraram-se numa cronologia não linear, criando um impacto altamente simbólico e uma experiência que foi absolutamente avassaladora deste o primeiro momento introdutório.Tudo começou com som, baseado (também visualmente) numa interpretação do distintivo rugido da marca, estabelecendo um paralelo com o bater de um novo coração: o ronco do motor Nettuno, assinalando o início do espetáculo e o despertar do espírito Maserati.

A grande abertura esteve a cargo de dois bateristas. A performance teve início no palco com um “sistema de som humano”: os bateristas eram metade homem, metade máquina – as suas identidades estavam escondidas por fatos e capacetes de piloto, uma vez que os seus instrumentos falavam por si. A batida tornou-se, gradualmente, cada vez mais forte, e cada vez mais irresistível. O fogo estava aceso.

Era chegado o momento da celebração. Um Brand Movie especialmente produzido para o efeito contou a história da Maserati de A a Z, o seu espírito e o seu empenho permanente na busca pela performance, pela inovação e pela exclusividade. As imagens surgiram ao ritmo do alfabeto, elencando o que a Maserati tem sido, e aquilo que irá ser no futuro.

A banda sonora, composta por Sandro Mussida, fundiu-se com a solenidade de um coro contemporâneo, com a participação de Bjorn Thorarensen, que apareceu em cena, e com a vanguardista eletrónica de Lorenzo Senni. Tudo invocando a Estreia Mundial do superdesportivo MC20.

O coro era potência em estado puro, o exemplo perfeito de engenharia humana e de diferentes vozes em harmonia.

Tal como a inovação se encontra com a manufatura na construção de um Maserati, também agora a música eletrónica de Lorenzo Senni integrava-se na perfeição com as vozes, estilos clássico e moderno fundindo-se, inovação e tradição alcançando o equilíbrio ideal.

Teve, então, início a Estreia Mundial propriamente dita do novo superdesportivo: o automóvel surgiu de uma outra dimensão, inicialmente enquanto um holograma, após o que o veículo real assumiu o seu lugar no placo. As portas do tipo asa de borboleta abriram-se para apresentar Mr. JWW, Personalidade do Mundo Automóvel, e Andrea Bertolini, Piloto de Referência da Maserati.

Este foi o momento mais alto da noite, com o MC20 a ser o rei do evento. Davide Grasso, Chief Executive Officer da Maserati, e uma representação dos funcionários, tomaram os seus lugares no palco.

A Família Maserati inaugurou oficialmente a sua nova era.

O evento foi concebido e produzido pela FeelRouge Worldwide Shows.

Graças a tecnologias de última geração, todo o evento foi exibido quer ao vivo, que através de live streaming, com a ajuda de efeito especiais de realidade aumentada.

Nove câmaras fixas e cinco móveis cobriram os distintos pontos de vista, controladas por uma dupla equipa de produção de 15 pessoas, necessária para a gestão simultânea do evento do vivo e da experiência em casa.

Partindo de Modena, a energia do “MMXX: Time to be Audacious” também cruzou os oceanos, graças a dois eventos similares simultâneos destinados aos clientes e à imprensa japonesa e americana.

Um autêntico Cinema Drive-in foi montado a meio da noite na base da Torre de Tóquio (iluminada a azul escuro para a ocasião), permitindo à audiência assistir e participar no evento ao vivo de Modena em Tóquio, e deslumbrar-se com a revelação do MC20.

No New York’s Classic Car Club, em Manhattan, os convidados foram encantados pelo clímax crescente do evento transmitido ao vivo a partir de Itália, que culminou com a apresentação local do novo superdesportivo.

 

O evento em números
1 evento (real e digital)
5 idiomas disponíveis para o evento digital
2 eventos similares simultâneos a partir de Nova Iorque e de Tóquio

1 palco monumental
23 m de altura
33 m de largura
30 m de profundidade
1 plataforma rotativa com 500 cm de diâmetro

1 ecrã de LED gigante
630 m2 de área total (ecrãs de LED com 26x18 m e um ecrã de LED de topo com 13x13 m)

Para a audiência:
44 automóveis da Maserati colocados para formar um cinema drive-in
2 tribunas de 21x19 m (cada qual sentando 200 pessoas, em conformidade com as normas Covid)

Bastidores e produção:
24 dias de trabalhos de produção no local
44 camiões articulados utilizados para o transporte de carga

450 holofotes motorizados no sistema de iluminação
24 altifalantes acústicos K1 L, 24 altifalantes acústicos K2 L, 12 altifalantes sub K1 Sub e 24 altifalantes Ks28 no sistema de som
9 câmaras de TV fixas e móveis, coordenadas por uma dupla equipa de produção de 15 pessoas

Staff e logística
10 gabinetes de operações no local
285 pessoas a trabalhar no local
4000 cápsulas de café consumidas
4536 garrafas de água bebidas
7500 refeições (almoços e jantares)


Artistas

Sandro Mussida (Sound designer)
Sandro Mussida compôs a banda sonora original para o evento “MMXX: Time to be Audacious”.

Compositor e intérprete de música eletrónica nascido em Londres, que também toca múltiplos instrumentos, possui uma impressionante experiência, que vai do sound design à condução de orquestras, passando pela instalação de bandas sonoras e atuações ao vivo.
Figura notável do panorama internacional da música electroacústica, levou a cabo vários projetos de monta com o coletivo musical baseado em Londres TQS, e enquanto sound designer para espetáculos ao vivo.

Lorenzo Senni (Warp Music)
Lorenzo Senni é um músico experimental italiano. É bem conhecido no mundo da música eletrónica pela sua estética distintiva e brilhante. Lorenzo Senni assinou pela Warp em 2016, e o seu EP "Persona" recebeu a prestigiante “Honorary Mention” na Prix Arts Electronica, um dos mais conhecidos e antigos prémios anuais de música e cultura eletrónica. Fundador da Presto !? Record, editou inúmeros álbuns de artistas de renome internacional, incluindo DJ Stingray, Florian Hecker, Palmistry, Evol...
Também compôs inúmeras peças musicais para filmes e para o teatro.

Bjorn Thorarensan
Bjorn Thorarensan é um tenor e regente de coro.
Os seus projetos mais célebres incluem a Medulla de BJORK, da qual foi diretor vocal.

 

Maserati S.p.A.

A Maserati produz uma completa gama de automóveis únicos, com uma extraordinária personalidade, que os torna imediatamente reconhecíveis onde quer que seja. Graças ao seu estilo, à sua tecnologia e à sua inata exclusividade, satisfazem os gostos mais exigentes e refinados, e são um ponto de referência na indústria automóvel. Uma tradição de automóveis de sucesso, cada qual redefinindo o conceito de automóvel desportivo italiano em termos de design, performance, conforto, elegância e segurança, atualmente disponíveis em mais de setenta mercados a nível internacional.  Embaixadores deste legado são o topo de gama Quattroporte, a berlina desportiva Ghibli, agora disponível em versão híbrida, e o Levante, o primeiro SUV concebido pela Maserati, tudo modelos marcados pela utilização dos melhores materiais e de soluções técnicas de excelência superlativa. Uma gama completa, que inclui motores V6 e V8 a gasolina, híbrido de quatro cilindros e V6 turbodiesel, com tração traseira ou integral. Recentemente, o prestígio da gama foi ulteriormente incrementado com a introdução da nova Coleção Trofeo, composta pelo Ghibli, pelo Levante e pelo Quattroporte equipados com o poderoso motor V8 de 580 cv. O topo da gama é o novo superdesportivo MC20, animado pelo revolucionário motor V6 Nettuno, que incorpora tecnologias derivadas da F1, agora disponibilizadas, pela primeira vez, numa unidade motriz de um automóvel de produção em série. Atualmente, a gama da Maserati é produzida em três fábricas: Ghibli e Quattroporte são construídos em Grugliasco (Turim), na Fábrica Avvocato Giovanni Agnelli (AGAP), e o Levante na Fábrica de Mirafiori, em Turim. O novo superdesportivo MC20 é produzido em Modena, na histórica fábrica da Viale Ciro Menotti.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos