Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - NISSAN RE-LEAF

Quinta, 01 Outubro 2020 10:27 | Actualizado em Quinta, 21 Março 2024 20:59

Nissan RE-LEAF, a energia quando e onde é necessária

O revolucionário protótipo da Nissan oferece uma solução no rescaldo de desastres naturais, oferecendo um abastecimento eficaz com a sua bateria móvel, de forma a apoiar as operações até à recuperação de energia

a Nissan revelou o seu protótipo de automóvel 100% elétrico de resposta a emergências, concebido para um abastecimento móvel de energia após desastres naturais ou eventos climatéricos extremos.

O protótipo designado RE-LEAF1) é baseado no automóvel de passageiros Nissan LEAF, o primeiro automóvel elétrico de produção em massa a nível mundial.

Para alem das modificações que lhe permitem transitar em estradas cobertas por destroços, o RE-LEAF possui fichas de carregamento à prova de água montadas diretamente no exterior do automóvel, o que permite que os dispositivos de 110-230 V sejam alimentados a partir da bateria de iões de lítio de alta capacidade do automóvel.

O RE-LEAF pode ser conduzido até ao centro de uma zona de desastre e fornecer um abastecimento totalmente móvel de energia para apoio no processo de recuperação. O sistema de gestão de energia integrado pode colocar em funcionamento equipamento médico, de comunicações, iluminação e outros aparelhos de suporte de vida.

Os desastres naturais são a principal causa das falhas de energia. Um relatório do Banco Mundial de 2019 detetou que os choques naturais e alterações climáticas causaram 37% das falhas na Europa entre 2000 e 2017 e 44% das falhas de energia nos EUA, no mesmo período.

Quando ocorre um desastre, o tempo para que o abastecimento elétrico seja recuperado é normalmente de 24 a 48 horas, de acordo com a gravidade dos danos. Durante esse período, os automóveis elétricos podem ser usados para fornecer abastecimento móvel de emergência e com emissões zero.

O RE-LEAF foi criado para demonstrar o potencial dos automóveis elétricos na recuperação de desastres. Embora o automóvel seja apenas um protótipo de trabalho, a tecnologia existe para ser usado no mundo real. No Japão, a Nissan tem utilizado o LEAF para fornecer abastecimento e transporte de emergência após desastres naturais desde 2011 e a empresa formou parcerias com mais de 60 autoridades locais para apoiar os esforços de ajuda em situações de desastre.

Através da Partilha de Energia Nissan, os VE funcionam como baterias de armazenamento móvel para abastecerem casas e a sociedade com eletricidade, criando um modelo de energia distribuível que pode ser usado para ajudar a estabilizar o abastecimento e procura de eletricidade.

Helen Perry, Diretora de Automóveis de Passageiros Elétricos e Infraestrutura para a Nissan na Europa, comentou: «Através da Mobilidade Inteligente da Nissan estamos constantemente a explorar formas de os automóveis elétricos puderem melhorar as nossas vidas, para além do transporte de pessoas e cargas com emissões zero. Protótipos como o RE-LEAF mostram a aplicação possível de VE na gestão de desastres e demonstram que a tecnologia mais inteligente e limpa pode ajudar a salvar vidas e a fornecer uma maior resiliência para o futuro».

«Os automóveis elétricos estão a emergir como uma das tecnologias que pode melhorar a resiliência no setor da alimentação de energia. A disponibilidade de milhares de VE em estado de prontidão, quer como automóveis de apoio nos desastres naturais, quer para serem ligados à rede através da ligação do automóvel à rede elétrica (V2G), traduz-se na disponibilidade de uma central elétrica virtual capaz de responder de imediato para manter o abastecimento de energia durante uma falha grave da rede», concluiu Helen Perry.

O RE-LEAF utiliza a capacidade de carregamento bidirecional do Nissan LEAF, uma funcionalidade de série do modelo desde a sua introdução em 2010. Isso significa que o LEAF pode não só "extrair" energia para recarregar a sua bateria de alta capacidade, como também a pode "enviar" de volta para a rede através da V2G (ligação do automóvel à rede elétrica) ou diretamente para outros dispositivos eletrónicos através da tecnologia V2X (Vehicle-to-everything).

Ao atuar como uma estação de alimentação portátil, a mais recente geração Nissan LEAF e+ com uma bateria totalmente carregada de 62 quilowatts-hora (kWh) pode fornecer eletricidade suficiente para alimentar um lar médio europeu durante seis dias.

Como automóvel de recuperação em desastres naturais, o RE-LEAF pode alimentar vários dispositivos simultaneamente. Alguns exemplos de consumos com 230V são detalhados abaixo:
•  Martelo pneumático elétrico durante 24 horas – 36kWh
•  Ventilador de pressão durante 24 horas – 21,6kWh
•  Tacho de sopa de 10 litros durante 24 horas – 9,6kWh
•  Ventilador de cuidados médicos intensivos durante 24 horas – 3kWh
•  Projetor LED de 100 watt durante 24 horas – 2,4kWh

Depois de a eletricidade ser restaurada na área, os VE podem ser recarregados e fornecer transporte com emissões zero, até 385km2) com uma só carga de bateria para o Nissan LEAF e+.

Nissan RE-LEAF ao pormenor
O RE-LEAF suporta os três "R" de prontidão em caso de desastre: fornecer uma resposta de emergência, ajudar a recuperação humanitária e melhorar a resiliência da comunidade para o futuro.

O esquema de cor âmbar do RE-LEAF faz jus à antiga palavra grega para âmbar – electron – a origem da palavra "eletricidade". Esta combinação com o azul da Mobilidade Inteligente da Nissan reflete as capacidades de ligação do protótipo. A barra de luzes LED montada no tejadilho também possui luzes âmbar para alertar os outros utilizadores rodoviários da aproximação do automóvel.

Para melhor permitir que o automóvel navegue nas estradas onde podem existir obstruções ou destroços caídos, a altura de condução do RE-LEAF foi elevada cerca de 70mm para 225mm e recebeu uma “proteção do cárter” personalizada para proteger o painel do piso do automóvel. As vias mais amplas (+90mm na dianteira e +130mm na traseira), as cavas das rodas personalizadas, as palas de guarda-lamas e os pneus todo-o-terreno em jantes de desporto motorizado com 17”, aumentam a sua capacidade de progressão em terrenos difíceis.

A ampla capacidade e elevada fiabilidade da bateria de iões de lítio do LEAF assegura uma alimentação estável para apoio de vários dispositivos com alimentação de rede. O sistema de gestão de energia integrado oferece uma saída de potência da bateria do RE-LEAF de até 230V. Existem três tomadas: dois conectores exteriores à prova de água para fácil acesso e uma tomada doméstica interna montada na bagageira.

Os assentos traseiros foram removidos e o piso nivelado para permitir o armazenamento de equipamento essencial. Uma divisória personalizada também separa os assentos dianteiros da área de carga.

Depois do RE-LEAF chegar a uma zona de desastre, um tampo personalizado estende-se da bagageira com um ecrã LED de 32” e uma alimentação dedicada cria um conector operacional para a gestão de comunicações e do processo de recuperação.

Depois de restaurada a alimentação, o RE-LEAF pode ser recarregado usando três perfis de carregamento, mesmo com tomadas domésticas, se não estiver disponível uma infraestrutura EV nas vizinhanças imediatas.

Tipo de carregador

Capacidade da bateria de 40kWh

Capacidade da bateria de 62kWh

Tomada doméstica de 3,7kW

11,5 horas (0-100%)

18 horas (0-100%)

7kW Tipo 2

7,5 horas (0-100%)

11,5 horas (0-100%)

50kW CHAdeMO

60 minutos (20-80%)*

90 minutos (20-80%)*

* O tempo de carregamento indicado é baseado na carga inicial de 20% e no uso de um carregador rápido CHAdeMO (50 KW). O tempo pode variar de acordo com as condições de carregamento, incluindo tipo e estado do carregador, temperatura da bateria, bem como temperatura ambiente no ponto de utilização.

Especificações técnicas do RE-LEAF


Modelo base

Nissan LEAF Tekna

Pneus

Pneus todo-o-terreno BF Goodrich Baja 225/65/17

Jantes

Compomotive MO5 8” x 17”

Cavas

Cavas amplas personalizadas GRP Composite 40mm

Distância ao solo

225mm

Vias (dianteira/traseira)

1.830mm/1.890mm (aumento de 90mm/130mm)

Para ver um vídeo do protótipo RE-LEAF em ação, clique aqui

As modificações do automóvel foram efetuadas pela RJN, uma empresa de desporto motorizado e engenharia, sendo a gestão do projeto efetuada pela GTA Global Ltd.

Junte-se ao movimento "Eletrificar o Mundo" da Nissan no Facebook, Twitter e Instagram, assim como ao utilizar a hashtag #ElectrifyTheWorld. Para saber mais sobre o Nissan LEAF 100% elétrico visite https://www.nissan.pt/veiculos/novos-veiculos/leaf.html. Pode também seguir-nos no FacebookInstagramTwitter e LinkedIn e ver os nossos vídeos mais recentes no YouTube.

1) "R" refere-se aos três elementos de prontidão em caso de desastre: Resposta, Recuperação e Resiliência
2) Norma WLPT

# # #

APÊNDICE
Num relatório de 2016 da US National Association of State Energy Officials foi destacado o potencial dos VE na sequência dos desastres naturais, sendo afirmado: «A capacidade de fornecer energia onde esta é necessária, mesmo a uma escala local, pode ser um recurso incalculável em situações de emergência».

Em 2019, as Nações Unidas comunicaram que os desastres relacionados com a crise climática estão agora a surgir a uma taxa de uma semana e que nas duas últimas décadas foi observado um aumento de 151% de perdas económicas diretas devido a desastres relacionados com as alterações climáticas.

Para saber mais sobre como a Nissan utilizou os seus VE para apoiar a recuperação em caso de desastre no Japão, clique aqui.

Referências:
•   World Bank Group, ‘STRONGER POWER: Improving Power Sector Resilience to Natural Hazards’, (2019): https://openknowledge.worldbank.org/bitstream/handle/10986/31910/Stronger-Power-Improving-Power-Sector-Resilience-to-Natural-Hazards.pdf
•   UN Office for Disaster Risk Reduction, ‘UN 20 Year Review: earthquakes and tsunamis kill more people while climate change is driving up economic losses’, (Outubro de 2018): https://www.undrr.org/news/un-20-year-review-earthquakes-and-tsunamis-kill-more-people-while-climate-change-driving
•   UK Power, ‘Average gas and electric usage for UK households’: https://www.ukpower.co.uk/home_energy/average-household-gas-and-electricity-usage
•   National Association of State Energy Officials: Initiative for Resiliency in Energy through Vehicles, ‘Electric Vehicles and Emergency Response,’ (June, 2016): https://www.carmart.ch/wp-content/uploads/2018/11/iREV-EV-Case-Study.pdf

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos