Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - VOLVO É NOTICIA

Terça, 03 Novembro 2020 21:25 | Actualizado em Domingo, 26 Novembro 2023 16:23

A Volvo Car Accident Research Team celebra este ano o seu 50º aniversário.

Equipa investiga acidentes realizados em ambiente real.

Conhecidos na Volvo Cars como os detetives internos da empresa são responsáveis pela investigação de acidentes reais, análise dos mesmos para posterior incorporação da aprendizagem em desenvolvimentos futuros de tecnologias de segurança.

“Todo o trabalho árduo e toda a pesquisa da Volvo Car Accident Research Team fazem com que a Volvo Cars seja capaz de assegurar que um trágico acidente de trânsito consiga trazer algo positivo – a construção de automóveis cada vez mais seguros. Ao analisar de perto e ao pormenor o que aconteceu durante cada fase de um acidente, a equipa consegue fornecer informações cruciais sobre o que pode ser melhorado.” Malin Ekholm – Head of Volvo Cars Safety Centre

A Volvo Car Accident Research Team iniciou as suas operações em 1970. Sempre que ocorre um acidente com um automóvel Volvo nos arredores de Gotemburgo, na Suécia, seja de dia ou de noite, a equipa é notificada e tenta chegar o mais rapidamente possivel ao local. Aí chegada, a equipa inicia imediatamente uma investigação, documentando a sequência de eventos de forma o mais detalhada possível.
Isso significa fazer perguntas:

– Qual a força do impacto?
– Com que rapidez os sistemas de segurança ativa atuaram?
– Como estão os passageiros?
– Como estavam as condições metereológicas?
– A que horas ocorreu o acidente?
– Como estavam as marcações da estrada?

Posteriormente, o trabalho continua no escritório: a equipa solicita boletins policiais, tenta entrar em contato com o condutor e, quando possivel, examina o estado da viatura. A equipa tenta também entender, com o apoio dos cientistas de comportamento do Volvo Cars Safety Centre a forma como o condutor vivenciou o acidente.

Por último, são contactas as pessoas envolvidas no acidente para que estas partilhem as suas avaliações médicas, o que permite tomar nota de eventuais lesões sofridas. Estes dados são analisados por especialistas em biomecânica, em cooperação com físicos, para compreender as causas exatas das lesões.

Todos os dados recolhidos são posteriormente codificados e despersonalizados. As conclusões destas pesquisas são a seguir partilhadas com as equipas de desenvolvimento de produto da Volvo, que as utilizam no desenvolvimento e implementação de novas tecnologias em automóveis futuros. A equipa identifica também variáveis que não podem ser resolvidas aos dias de hoje – permitindo que a Volvo Cars permaneça na vanguarda do desenvolvimento de segurança.

Todos os anos, a Volvo Car Accident Research Team investiga in loco entre 30 a 50 acidentes. Nas situações em que não consegue chegar ao local a tempo, tenta, na medida do possivel, mapear os acidentes com o apoio de staff da Volvo e dos serviços de emergência mais próximos do local.

Além disso, a equipa utiliza também outras fontes de informação, como bancos de dados públicos de acidentes, para garantir que as medidas necessárias sejam tomadas.

“A Volvo Car Accident Research Team está longe de ser a única fonte de dados para os nossos especialistas em segurança, mas desempenha um papel muito importante para que nos seja possível entender realmente alguns detalhes. Infelizmente, os acidentes ainda acontecem, mas hoje em dia as consequências são muito mais leves e os ferimentos graves são muito mais raros do que costumavam ser.” – Malin Ekholm.

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos