Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - CAMO A INDUSTRIA DOS CAMIÕES

Quarta, 23 Dezembro 2020 10:15 | Actualizado em Terça, 09 Janeiro 2024 03:21

CAMO A INDÚSTRIA DOS CAMIÕES E DOS VEÍCULOS INDUSTRIAIS ESTÁ A ADOTAR A ECONOMIA CIRCULAR


No seio da indústria dos camiões e dos veículos industriais existe um impulso para reciclar tanto quanto possível, do metal a peças, passando pelos pneus. Os fabricantes estão a tentar abandonar o sistema linear de produzir-utilizar-descartar' e passar para um sistema muito mais sustentável.  Passar para uma economia circular, e começar a 'reduzir-reutilizar-reciclar' proporciona enormes benefícios para o meio ambiente, mas tem, também, vantagens económicas. 

Ao longo da vida útil de um veículo industrial, existem muitas oportunidades para manter os componentes e os materiais no seu máximo valor e uso. 

No processo de fabrico

Muitos fabricantes de veículos industriais fazem um grande esforço para incluir material reciclado durante o processo de fabrico de um veículo. Estes materiais podem ser, normalmente, encontrados no interior, especialmente plásticos reciclados e outros materiais que compõem o painel frontal. 

Por exemplo, a DAF Trucks garnate que cada uma das suas peças de plástica está especialmente marcada para que, quando um veículo chegue ao final da sua vida útil, essas peças de plástico possam ser claramente identificadas e recicladas juntamente com os plásticos do mesmo género. Seguidamente, estes plásticos reciclados serão utilizados em veículos novos. 

Reparar e reutilizar 

Mesmo as peças e os componentes podem ser reparados e reutilizados. Por exemplo, o fabricante de camiões e autocarros MAN recolhe motores usados e outros produtos, e volta a manufaturá-los para poder vendê-los aos clientes que procuram uma opção de reparação acessível para um veículo industrial. Tal proporciona enormes benefícios ambientais, mas, também, uma grande poupança económica. Segundo a MAN, pode reduzir os custos em cerca de 30% por componente, e reduz o consumo de energia em 80%. 

Muitos fabricantes, consideram, agora, a opção de reacondicionar uma peça durante o processo de design. Isto significa que, para alguns fabricantes, como a DAF, mais de 90% de um camião pode ser reutilizado. Esta prática sustentável não só beneficia o meio ambiente, como significa uma poupança económica em 90% das peças de um camião, dado que as mesmas serão utilizadas noutra função.  

Até os consumíveis são parte da economia circular 

Mesmo as peças consumíveis, como os pneus, são, cada vez mais, sustentáveis, e muitos fabricantes oferecem um serviço de recauchutagem para aumentar a vida útil do pneu. A Goodyear oferece aos seus clientes de veículos industriais o Multiple Life concept, que permite pagar a recauchutagem, sem ter que se adquirir pneus novos. Algo que ajuda as frotas a obterem uma maior quilometragem dos seus pneus e contribui para reduzir a pegada de carbono. 

O processo de redesenho, recauchutagem e reescultura da Goodyear pode mais do que duplicar a vida útil de um pneu, reduzindo, assim, em aproximadamente 75% o custo de um novo, uma poupança tanto para o fabricante como para o proprietário do veículo. A Goodyear afirma que a performance é similar à de um produto novo, o que significa que o camião ou autocarro continua a beneficiar de uma baixa resistência ao rolamento, de uma melhoria da eficiência de combustível e de uma redução das emissões, assim como de uma elevada quilometragem, mantendo o custo por quilómetro baixo. 

Deste modo, menos carcaças são destruídas, pois até as que chegan ao final da sua vida podem ser utilizadas para outros fins. Quando termina a sua vida útil, os pneus são transformados em outros produtos de borracha, ou utilizados para produzir energia em outras indústrias. 

A tecnologia e a economia circular 

Monitorizar a saúde de um veículo industrial é primordial para a sustentabilidade nesta indústria. É necessário saber quando um componente ou consumível tem que ser revisto, porque, se um desses elementos supera a condição necessária para o reacondicionamento ou reparação, o círculo é interrompido. 

Para muitas frotas, tal significa utilizar tecnologia para verificar o estado do veículo e os seus elementos. Por exemplo, o programa Proactive Solutions oferece leitores automáticos de alta tecnologia e ferramentas práticas de acompanhamento de frotas. Desta forma, ajudam os gestores de frotas e os fornecedores de serviços a determinar o momento adequado para trocar, reesculturar ou recauchutar um pneu para prolongar a sua vida útil. Nem demasiado cedo, nem demasiado tarde para salvar a carcaça para a sua recauchutagem. 

Adotar a economia circular não só faz sentido na perspetiva da sustentabilidade, mas também empresarial. Ao reciclar, reutilizar e reacondicionar peças e materiais, podem ser poupados recursos ao longo da cadeia de fornecimento, juntamente com um claro benefício ambiental.

 

Acerca de The Goodyear Tire & Rubber Company

A Goodyear é uma das maiores empresas do mundo do sector do pneu. Emprega cerca de 62 000 pessoas e fabrica os seus produtos em 46 instalações em 21 países de todo o mundo. Os seus centros de inovação em Akron (Ohio), e em Colmar-Berg (Luxemburgo), esforçam-se por desenvolver produtos e serviços de última geração, que marcam o padrão da indústria em termos de tecnologia e desempenho.

Para mais informação sobre a Goodyear e os seus produtos, visite www.goodyear.pt

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos