Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - SECTOR DAS PEÇAS DE REPOSIÇÃO

Quarta, 24 Fevereiro 2021 12:37 | Actualizado em Quinta, 16 Novembro 2023 04:27

Setor de peças de reposição para turismos crescerá 3% em 2021 e 6,2% no industrial em Espanha

Carlos Martín, secretário-geral da espanhola Ancera, garante que será um ano de tímida recuperação e transição até o segundo semestre de 2022, ano em que os números de 2019 serão recuperados em Espanha.

No primeiro relatório de 2021, a Associação dos Revendedores de Equipamentos, Peças, Pneus e Acessórios Automóveis (Ancera) garante que a faturação do setor de distribuição de peças de reposição multimarcas crescerá 3,1% em 2021 e 6,2% para veículos industriais. Além disso, aponta o relatório, consegue travar a desaceleração económica durante os meses de março e abril com uma atividade média anual em relação a 2019 de 88,8% nos turismos e 91,8% nos veículos industriais.

Carlos Martín, secretário-geral da Ancera, afirma que a declaração de setor essencial foi uma medida de choque que impediu um novo colapso da atividade e prevê que 2021 "vai ser um ano de tímida recuperação e transição até o segundo semestre de 2022, onde chegaremos aos números de atividade de 2019. A incerteza continuará a marcar o primeiro semestre deste ano, que será a continuidade dos últimos meses de 2020 ”.

Uma análise detalhada da evolução do setor em 2020 reflete uma queda e recuperação da atividade em forma de V no setor do turismo desde a segunda quinzena de março, até ao final de maio, atingindo valores superiores a 2019 durante os meses de verão e, posteriormente, estabilizando em níveis de atividade próximos de 90%.

Ancera acrescenta que o setor de peças sobressalentes para veículos industriais teve um comportamento mais linear em 2020, com queda da atividade em março e abril menos acentuada do que nas peças para turismo, uma vez que o transporte não parou tanto e permitiu que a distribuição de peças para veículos industriais crescesse progressivamente, após atingir um mínimo de 64% da atividade, até atingir 91,8% no ano.

Esses são os números mais marcantes da pesquisa realizada em mais de 1.600 pontos de venda de peças de reposição para turismo e 210 para veículos industriais durante a primeira quinzena de janeiro deste ano.

Em relação ao desemprego no setor, o relatório observa que "a pandemia afetou o emprego no setor do turismo, com um aumento de 5% no desemprego e de 13,7% nos veículos industriais”.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos