Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - MEIO SÉCULO PARA O MASERATI BORA

Segunda, 15 Março 2021 07:26 | Actualizado em Sábado, 25 Novembro 2023 09:59

MASERATI BORA CUMPRE 50 ANOS


 A Maserati celebra o Bora, o primeiro automóvel de estrada com motor montado em posição central traseira da história da marca do Tridente, tal como o MC20 é o primeiro veículo com motor montado em posição central traseira da nova Era.

O vento do Maserati Bora sopra ao longo de 50 anos de história, e alcança a aurora de uma nova fase para a marca: todos os novos modelos partilham a exclusividade, a desportividade e o caráter único que sempre caraterizaram o construtor de Modena, e o Bora também deixou como legado a colocação do seu motor, introduzida pela primeira vez no Tipo 63 (1961), inicialmente retomada no MC12 e, agora, um atributo determinante no novo MC20.

Passaram exatamente 50 anos desde 11 de março de 1971, quando o Salão Internacional do Automóvel de Genebra serviu de pano de fundo à estreia do Maserati Bora, que foi produzido até 1978, com 564 unidades construídas, para além do espetacular Boomerang, protótipo de um coupé criado por Giugiaro, com engenharia futurística e uma carroçaria de formas extremamente acutilantes.

Seguindo a tendência que tinha já revolucionado os monolugares de Fórmula 1 durante os anos anteriores, a Maserati pediu a Giorgetto Giugiaro, da Italdesign, para criar um automóvel desportivo com motor montado em posição central traseira, e com performance, design, conforto e segurança melhorados.

O motor era o testado e comprovado V8 de 4700 cc, capaz de produzir 310 cv às 6000 rpm (a que se juntou a unidade de 4900 cc dois anos mais tarde), montado longitudinalmente num subchassis instalado na monocoque.

Entre as distintivas características deste modelo incluíam-se as óticas dianteiras escamoteáveis, para reduzir a resistência aerodinâmica, o diferencial de projeção no eixo traseiro, a suspensão independente às quatro rodas (pela primeira vez num Maserati), os travões de disco, a embraiagem a seco de prato único, a caixa de velocidades de cinco relações e os amortecedores telescópicos.

O Bora combinava conforto e performance, e tinha uma velocidade máxima superior a 280 km/h, garantindo um fantástico prazer de condução, graças à resposta excecionalmente ágil do motor e ao silencioso interior.

Se a conceção mecânica do veículo levava a assinatura de Giulio Alfieri, a aerodinâmica e o estilo foram da autoria de Giorgetto Giugiaro, que criou um coupé de dois lugares com base em linhas simples e elegantes, que conferiam ao Bora uma aparência equilibrada.

A abordagem era futurista, com uma secção dianteira baixa, fina, quase afilada, para cortar o ar, ao passo que a grelha frontal incluía duas tomadas de ar retangulares com o Tridente ao centro. As laterais absolutamente esguias eram divididas por uma aplicação em borracha preta, enquanto que a traseira terminava numa cauda truncada.

O resultado foi um automóvel que definiu uma tendência, com formas fluidas, perfeito para o espírito rock&roll dos anos de 1970, e que ainda hoje delicia os seus adeptos.

 

Maserati S.p.A.

A Maserati produz uma completa gama de automóveis únicos, com uma extraordinária personalidade, que os torna imediatamente reconhecíveis onde quer que seja. Graças ao seu estilo, à sua tecnologia e à sua inata exclusividade, satisfazem os gostos mais exigentes e refinados, e são um ponto de referência na indústria automóvel. Uma tradição de automóveis de sucesso, cada qual redefinindo o conceito de automóvel desportivo italiano em termos de design, performance, conforto, elegância e segurança, atualmente disponíveis em mais de setenta mercados a nível internacional.  Embaixadores deste legado são o topo de gama Quattroporte, a berlina desportiva Ghibli, agora disponível em versão híbrida, e o Levante, o primeiro SUV concebido pela Maserati, tudo modelos marcados pela utilização dos melhores materiais e de soluções técnicas de excelência superlativa. Uma gama completa, que inclui motores V6 e V8 a gasolina, híbrido de quatro cilindros e V6 turbodiesel, com tração traseira ou integral. Recentemente, o prestígio da gama foi ulteriormente incrementado com a introdução da nova Coleção Trofeo, composta pelo Ghibli, pelo Quattroporte e pelo Levante equipados com o poderoso motor V8 de 580 cv. O topo da gama é o novo superdesportivo MC20, animado pelo revolucionário motor V6 Nettuno, que incorpora tecnologias derivadas da F1, agora disponibilizadas, pela primeira vez, numa unidade motriz de um automóvel de produção em série. Atualmente, a gama da Maserati é produzida em três fábricas: Ghibli e Quattroporte são construídos em Grugliasco (Turim), na Fábrica Avvocato Giovanni Agnelli (AGAP), e o Levante na Fábrica de Mirafiori, em Turim. O novo superdesportivo MC20 é produzido em Modena, na histórica fábrica da Viale Ciro Menotti.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos