Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA

Terça, 29 Junho 2021 10:14 | Actualizado em Quinta, 23 Novembro 2023 17:44

Em Portugal, 7 em 10 dariam preferência a comprar um carro produzido em território nacional

Segurança, robustez e conforto na estrada são critérios indispensáveis na compra de um veículo.

Em tempos de crise sanitária, a questão económica continua, mais do que nunca, a ser preponderante no processo de aquisição de um veículo. A fim de reduzir os custos com o automóvel, os consumidores têm tentado conjugar diversos critérios.
 
O Observador Cetelem Automóvel 2021 procurou saber que medidas os inquiridos tomam para diminuir os custos da compra. Foi possível identificar que há inquiridos que abdicam de veículos maiores (32%), que optam por veículos usados (27%) e que escolhem marcas menos conhecidas/low-cost (26%). Por outro lado, a segurança (9%), a robustez (10%) e o conforto na estrada (10%) constituem um trio ao qual os inquiridos consideram difícil de abdicar. 
 
De referir ainda que são poucos os inquiridos dispostos a sacrificar a proteção ambiental – apenas 14% referiram estar disponíveis para abdicar dessa preocupação para reduzir os custos. A sua reflexão vai ainda mais longe, com o desejo de que os veículos menos poluentes sejam favorecidos. Este favorecimento teria por base a redução do IVA (para 81% dos inquiridos), o apoio dos organismos e administrações locais através de compras preferenciais (78%) e condições preferenciais de circulação (67%).
 
Por fim, existe ainda uma aparente preocupação sobre o localismo (atenção à origem da produção/país onde o carro é feito) na escolha do automóvel – 74% dos inquiridos dizem que privilegiariam comprar um carro produzido ou montado, total ou parcialmente, no seu próprio pais. Em Portugal, esse número é de 68%. 
 
Metodologia:
As análises económicas e de mercado, bem como as projeções, foram realizadas em parceria com a empresa de estudos e consultoria C-Ways, especializada em marketing de antecipação.
O trabalho de campo quantitativo foi conduzido pela Harris Interactive de 2 a 11 de setembro de 2020 em 15 países: África do Sul, Alemanha, Bélgica, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos da América, França, Itália, Japão, Holanda, Polónia, Portugal, Reino Unido e Turquia.
No total, foram entrevistadas 10.000 pessoas online (método de recolha CAWI), com idade entre 18 e 65 anos, representativas de cada país. A representatividade da amostra é assegurada pelo método quotas (sexo, idade). Foram entrevistadas 500 pessoas em cada país, exceto em França onde se realizaram 3 mil entrevistas.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos