Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO&INDUSTRIA - STELLANTIS E TOTALENERGIES ACOLHEM MERCEDES BENZ

Sábado, 25 Setembro 2021 03:25 | Actualizado em Terça, 26 Outubro 2021 10:09

Stellantis e TotalEnergies acolhem a Mercedes-Benz como novo sócio da Automotive Cells Company (ACC) e aumentam os seus objetivos de capacidade de produção, no mínimo, para 120 GWh até 2030.

 


 

·         A Mercedes-Benz torna-se acionista da ACC, em parte idêntica à da Stellantis e à da TotalEnergies, detendo cada entidade um terço do capital.

·         A Mercedes-Benz trará o seu know-how tecnológico e industrial à Automotive Cells Company (ACC).

·         Os parceiros vão acelerar o desenvolvimento da ACC, apontando a uma capacidade mínima de 120 GWh na produção de células, até 2030.

 

 

A Stellantis, a TotalEnergies e a Mercedes-Benz concluíram um acordo com vista à integração da Mercedes-Benz como novo sócio da Automotive Cells Company (ACC). Na sequência desta entrada, os parceiros comprometeram-se a aumentar a capacidade industrial da ACC para um mínimo de 120 GWh até 2030. A operação está sujeita à finalização dos acordos definitivos, bem como às condições habituais de conclusão e aprovação por parte das autoridades competentes.

 

A ACC resulta da iniciativa levada a cabo em 2020 pela Stellantis e pela TotalEnergies, em conjunto com a sua subsidiária Saft, e que conta com os apoios das autoridades francesas, alemãs e europeias, com vista à criação de um ‘campeão’ europeu de baterias para veículos elétricos. A chegada da Mercedes-Benz à ACC demonstra os méritos desta iniciativa e os progressos industriais alcançados desde o ano passado, que serão, assim, reforçados.

 

A ACC tem como objetivo desenvolver e produzir baterias e módulos para veículos elétricos com um foco na segurança, desempenho e competitividade, garantindo, ao mesmo tempo, o mais elevado nível de qualidade e a menor pegada de carbono. O novo objetivo em termos de capacidade da ACC mobilizará um investimento superior a 7 mil milhões de euros, que será apoiado por subvenções públicas e financiado por capitais próprios e empréstimos.

 

A criação deste ‘campeão’ europeu de baterias irá ajudar a Europa a enfrentar os desafios da transição energética na mobilidade e a garantir a segurança do aprovisionamento de um componente fundamental para a indústria automóvel de veículos elétricos.

 

A ACC contará com o apoio de três parceiros de eleição, conjugando:

  • A profunda experiência tecnológica no desenvolvimento de baterias através da Saft, uma subsidiária da TotalEnergies, que conta com mais de 100 anos de experiência na vertente das baterias e dos sistemas de baterias de longa duração;

  • A Stellantis, um líder mundial de mobilidade, cuja missão é fornecer tecnologia de vanguarda para garantir liberdade de circulação para todos, através de soluções de mobilidade diferenciadoras, acessíveis, versáteis e sustentáveis;

  • A experiência em investigação e desenvolvimento da Mercedes-Benz e o seu suporte ao crescimento da capacidade de produção da ACC, através nos padrões de qualidade de referência da marca.

 

“A chegada da Mercedes-Benz como novo acionista é um marco importante para a ACC”, comentou Yann Vincent, Diretor Geral da ACC. "Trata-se de um grande voto de confiança expressa pela Mercedes-Benz no nosso roteiro tecnológico e na competitividade dos nossos produtos. Esta adesão irá reforçar, significativamente, o potencial de negócio da ACC, sustentando o seu plano de crescimento ambicioso. Reforça, também, o nosso contributo para com um futuro elétrico e sustentável.”

 

“A Mercedes-Benz está a implementar um plano de transformação muito ambicioso e este investimento marca um passo estratégico no nosso caminho rumo à neutralidade carbónica. Com a ACC, iremos desenvolver e produzir, de modo eficiente e na Europa, módulos e baterias que estejam perfeitamente adaptados às exigências dos nossos modelos”, referiu Ola Källenius, Presidente da Daimler AG e Mercedes-Benz AG. “Esta nova parceria permite-nos garantir os nossos aprovisionamentos, alavancar economias de escala e fornecer aos nossos clientes uma tecnologia de baterias de nível superior. Além disso, podemos ajudar a assegurar que a Europa continue no centro da indústria automóvel, incluindo na era da mobilidade elétrica. Com a Mercedes-Benz como novo parceiro, a ACC visa pelo menos duplicar a capacidade das suas instalações europeias, de forma a apoiar a competitividade industrial da Europa na conceção e fabrico de baterias.”

 

“Damos as boas-vindas à Mercedes-Benz, como parceiro estratégico que partilha o nosso compromisso de fortalecer e desenvolver a liderança da ACC”, disse Carlos Tavares, CEO da Stellantis. “A estratégia de eletrificação da Stellantis decorre a toda a velocidade e este anúncio é mais um passo para sermos líderes em veículos totalmente elétricos, com as nossas 14 marcas empenhadas em oferecer aos clientes as melhores soluções elétricas. Este consórcio assenta na combinação das nossas competências técnicas e sinergias industriais, e continua a garantir que a Stellantis lidera o modo como o mundo se move, da forma mais eficiente, acessível e sustentável.”

 

“Estamos muito satisfeitos por acolher a Mercedes-Benz como novo sócio da ACC. Tal demonstra a credibilidade da nossa iniciativa há um ano com a Stellantis e reforça, claramente, a nossa ambição de criar um campeão europeu de baterias. Juntos, reunimos todas as competências necessárias para contribuir para o desenvolvimento sustentável da mobilidade. Este novo passo é mais uma demonstração da transformação da TotalEnergies numa empresa multienergias e do nosso desejo de expandir a nossa presença no campo da mobilidade elétrica. A TotalEnergies contará, assim, com a reconhecida experiência da sua subsidiária Saft em matéria de baterias e no savoir-faire industrial dos nossos parceiros, para responder ao forte crescimento dos veículos elétricos na Europa”, declarou Patrick Pouyanné, Presidente e Diretor Geral da TotalEnergies.

 

Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos