Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - PERIGO DE USAR EQUIPAMENTOS

Segunda, 20 Novembro 2017 17:13 | Actualizado em Quinta, 19 Abril 2018 19:25

OPEN alerta os consumidores sobre o perigo de usar equipamentos de diagnóstico ilegais.

Perigo de usar equipamentos de diagnóstico ilegais


Na sua estreita colaboração com a CAPA (Comissão de Anti-Pirataria Automóvel), a OPEN decidiu emitir uma circular aos seus membros informando sobre o perigo, as consequências e como reconhecer os produtos de diagnóstico ilegal.

Após a entrada em vigor da última reforma do Código Penal, o uso de software ilegal, uma ofensa contra a propriedade industrial e intelectual, é punido com quatro anos de prisão pela infração básica, que pode ser de até seis anos, se eles derem circunstâncias agravantes.

Quem explora economicamente, no todo ou em parte, um trabalho intelectual, com o objetivo de obter um benefício económico direto ou indireto, será punido. Enquadrando neste caso as oficinas que utilizam equipamentos falsificados de hardware e software.

Além disso, o uso desses equipamentos é um crime que responderá pessoalmente, de acordo com a última reforma do Código Penal, o administrador de fato ou direito da pessoa jurídica ou agindo em nome ou representação legal ou voluntária.

Como conhecer o produto legal
1.- Saiba quem vende o produto para saber se é um distribuidor autorizado
2.- Procurar informações sobre o produto e as suas características para as fontes do produto
3.- Dúvida de preços baixos em comparação com o resto das ofertas do mesmo produto

Vantagens e consequências do uso de equipamentos originais
- Ajuda ao desenvolvimento, inovação e melhoria do produto. Isso pode ser reduzido pelo uso de cópias ilegais, deixando inoperante a atividade das empresas que desenvolvem este equipamento, o que significaria que apenas a informação dos veículos poderia estar disponível através dos fabricantes do mesmo, o que prejudicaria as oficinas independentes.

- A qualidade do produto exigido pelo fabricante desses equipamentos significa que está garantida para o seu uso correto, evitando danos ou riscos para o consumidor. Ao usar equipamentos piratas, a qualidade do produto é reduzida, aumentando o risco de manipulação do trabalho que esse elemento deve realizar.

- A oficina é responsável perante a lei pelo uso e / ou distribuição desses equipamentos ilegais. Seja qual for o benefício económico, direto ou indireto, o dono da loja irá responder por um crime contra a propriedade intelectual e / ou industrial, punível com uma pena de quatro a seis anos de prisão.

- A última das consequências é o dano à imagem que faz o uso de equipamentos de diagnóstico falsificados num setor já diminuído pelo grande número de oficinas ilegais que existem.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos