Velocidade Online

Comércio e Industria - Novidades

COMÉRCIO & INDUSTRIA - NOVO RANGE ROVER EVOQUE 19MY

Quarta, 11 Julho 2018 09:10 | Actualizado em Quinta, 22 Novembro 2018 10:22

LAND ROVER

 

RANGE ROVER EVOQUE 19MY

 

 

L

PACK DE IMPRENSA

 

1.    Design vanguardista

2.    Motores avançados e tecnologia do chassis

3.    Uma arquitetura compacta e sistema de suspensão

4.    Capacidade fora de estrada incomparável

5.    Sistema de Informação e Entretenimento Touch Pro avançado

6.    O Evoque Convertible, o único SUV compacto Premium descapotável do mundo

7.    Sistemas avançados de assistência ao condutor

8.    Concebido e produzido no Reino Unido

 

 

1.    DESIGN VANGUARDISTA

 

O exterior arrojado do Evoque apresenta as diferentes interpretações do design mais clássico do Range Rover, nas quais se incluem o capot em forma de concha, o tejadilho flutuante e as rodas nos cantos dos cantos, reforçando a sua presença em estrada robusta.

 

O design dinâmico é realçado com a linha de cintura de grande impacto, os ombros musculados que fluem ao longo do veículo e o distinto contorno do tejadilho flutuante. O design arredondado criado pelo impressionante contorno da janela é realçado pelos pilares em Black.

 

As rodas nos quatro cantos proporcionam ao Evoque uma presença em estrada objetiva: as abas dos guarda-lamas são amplas, mas bem integradas no conjunto. Os cantos elegantemente esculpidos reduzem visualmente a projeção dianteira e traseira do Evoque.

 

O design dianteiro é uma forte afirmação da identidade do Range Rover, onde sobressaem os traços horizontais e os faróis exclusivos.

 

O elegante exterior transmite um forte sentido de qualidade e luxo com pormenores precisos e atraentes, como o capot e as grelhas laterais. O Range Rover Evoque encontra-se disponível com Faróis Adaptativos em LED para proporcionar uma qualidade excelente de iluminação com os faróis e farolins LED Signature e indicadores de mudança de direção em forma de lâmina.

 

Gerry McGovern, Land Rover Design Director comentou: «O Range Rover Evoque foi o primeiro a estabelecer-se e depois dominou o setor dos SUV compactos, obtendo, assim, um reconhecimento em todo o mundo e um grande sucesso de vendas. O nosso desafio era agora evoluir o Evoque sem diluir o seu carácter especial. Com esta última atualização melhorámos a atração do veículo e, ao mesmo tempo, mantivemos a sua evolução natural.»

 

 

Disponível apenas na carroçaria de Cinco-portas ou Convertible, o design arrojado do Evoque é reafirmado agora com um estilo progressivo, que mantém a sua posição de liderança.

 

McGovern continuou: «Quando o Evoque foi apresentado em 2011, o veículo transformou o conceito da linguagem de design radical do protótipo LRX em realidade, praticamente inalterado. Seis anos depois, o Evoque mantém um design vanguardista e continua a atrair a atenção. A nossa atualização cuidadosa assegura a manutenção do seu estatuto de referência como ícone especial no design automóvel.»

 

Exterior dinâmico e requintado

O para-choques dianteiro de design musculado é dominado pelas entradas de ar inferiores de grandes dimensões. Estas incluem faróis de nevoeiro com um design elegante em LED, posicionados na zona superior das grelhas e com um acabamento Narvik Black, que lhe proporcionam um aspeto atraente e discreto.

 

A atenção ao pormenor prolonga-se às entradas de ar sobre o suporte da matrícula que contribuem também para esse design especial. A grelha dianteira encontra-se disponível em dois designs e três acabamentos de alta qualidade, perfeitamente integrados na exclusiva iluminação LED Signature. A grelha de série distingue-se pelas duas barras horizontais, enquanto o design hexagonal mais distinto está disponível a partir dos acabamentos HSE Dynamic.

 

O spoiler da tampa da bagageira com luzes de stop em LED melhora o design dinâmico, bem como a visibilidade dos veículos que circulam na traseira. Em complemento, as alhetas do tejadilho incorporadas nos veículos com ponto de acesso sem fios dispõem de uma antena 4G integrada, para assegurar uma ótima receção do sinal e acesso à internet de alta velocidade para até oito dispositivos.

 

Para que o futuro cliente disponha de mais opções, a paleta de cores foi alargada para até 11 opções. A paleta Principal é composta pelas seguintes cores: Fuji White, Narvik Black, Yulong White, Indus Silver, Corris Grey e Santorini Black; a paleta Flex inclui as cores, Loire Blue, Firenze Red e Kaikoura Stone, enquanto as opções Premium são Silicon Silver e Carpathian Grey. No Evoque Convertible é acrescentada uma cor única e exclusiva apenas para este modelo, Phoenix Orange.

 

Maximizando a impressionante presença em estrada do Evoque, as versões HSE Dynamic podem ser encomendadas com o Black Pack, que inclui o anagrama em Narvik Black no capot e tampa da bagageira, novos os faróis Xénon Black ou faróis, farolins e luzes de nevoeiro integralmente em LED e as espetaculares jantes de 20 polegadas. As tampas dos pontos de reboque dianteiros e traseiros apresentam também acabamento Narvik Black e as ponteiras de escape completam a atualização visual com um acabamento dinâmico em Black.

 

Em complemento, encontra-se disponível uma gama abrangente de jantes em liga leve de 17 a 20 polegadas, com a opção de um kit de carroçaria de série ou Dynamic que, em conjunto com as duas carroçarias e as onze cores disponíveis, permitem ao cliente do Evoque criar e personalizar o veículo ideal para si.

 

Uma panorâmica nítida da estrada

O Range Rover Evoque foi o primeiro modelo da Jaguar Land Rover a incorporar faróis adaptativos integralmente em LED, proporcionando uma iluminação mais brilhante, com distribuição mais uniforme do feixe, uma vida útil mais longa e consumo de energia inferior. A função adaptativa dos faróis permite o alinhamento automático dos feixes de luz com as solicitações no volante e o acompanhamento das curvas, com melhor iluminação e maior precisão.

 

Os faróis adaptativos Full LED permitiram um design extremamente dinâmico e elegante que inclui os indicadores de mudança de direção. A tecnologia LED continua a ser utilizada nas Luzes Diurnas (DRL) do Evoque integradas nos faróis tradicionais Full LED.

 

Os farolins traseiros em LED são harmoniosamente conjugados com a nova iluminação dianteira LED Signature e o seu arrojado design geométrico para sublinhar o design exterior contemporâneo do Evoque. Os faróis traseiros incluem também a tecnologia DRL com indicadores de mudança de direção integrados.

 

Interior luxuoso

O distinto interior define-se por materiais de qualidade Premium, o tratamento limpo das superfícies e a arrojada intersecção entre os elementos horizontais do painel de instrumentos e as poderosas linhas verticais da consola central. O ecrã táctil é o elemento central do sistema de informação e entretenimento que integra a avançada tecnologia Touch Pro.

 

Os luxuosos bancos dianteiros e traseiros do Evoque mantêm níveis de conforto e de apoio elevados e, ao mesmo tempo, distinguem-se pelo carácter desportivo e técnico, perfeitamente complementados pela linguagem de design exterior progressiva. Uma gama de dois designs de bancos diferentes, cada um com três materiais distintos, encontra-se disponível com quatro níveis de ajustes extremamente sofisticados. Estes incluem desde seis ajustes manuais para o condutor e passageiro dianteiro a bancos luxuosos com catorze ajustes elétricos e função de memória, com quatro ajustes de apoio lombar e apoios integralmente ajustáveis.

 

Ao disponibilizar o luxo dos veículos de grandes dimensões no Land Rover mais compacto, o Evoque foi o primeiro do seu segmento a incorporar bancos dianteiros com função de massagem e uma verdadeira experiência de luxo e conforto. Os bancos com função de massagem podem ser encomendados em conjunto com os bancos elétricos refrigerados e com catorze ajustes com função de memória, incorporados de série na versão HSE. Os cinco programas de massagem diferentes podem ser selecionados e controlados através do ecrã táctil, selecionando vários níveis de estimulação que contribuem para diminuir o cansaço.

 

O design dos painéis das portas dianteiras e traseiras do Evoque contribui para o design de grande impacto dos bancos de estilo simples e contemporâneo: os apoios de braços elegantes com contornos cinzelados e linhas de costura adicionais proporcionam um toque especial. Enquanto as superfícies luxuosas acolchoadas, suaves ao toque, maximizam a tactilidade de qualidade excecional nos painéis das portas.

 

Para o interior, encontram-se disponíveis treze cores muito contemporâneas. Todas as versões incorporam inserções em alumínio polido escovado para realçar o carácter horizontal do painel de instrumentos e as impressionantes linhas verticais da consola central. Nas versões com acabamentos mais dinâmicos, as inserções em alumínio incorporam uma textura Premium para um design de maior impacto.

 

O Range Rover Evoque Convertible inclui também a opção de um interior Lunar / Ivory (nas versões SE Dynamic), em complemento ao interior Ebony.

 

O habitáculo do Evoque foi também maximizado com as opções de packs de iluminação ambiente. Nos acabamentos superiores, estas opções culminam com a possibilidade de personalização pelo condutor de até dezoito modos diferentes de iluminação ambiente, nas quais se incluem Ultra Violet, Amberglow e Racing Red. A iluminação abrange todo o interior, desde a zona inferior dos apoios de braços aos compartimentos das portas dianteiras e traseiras. O condutor terá apenas de selecionar a iluminação que preferir utilizando o ecrã táctil. Se desejar, pode até reduzir a intensidade de iluminação para o mínimo.

 

Seis níveis de acabamentos atraentes: do Pure ao Autobiography

O Range Rover Evoque disponibiliza seis níveis de acabamentos diferentes:

 

·         Pure disponibiliza um material em tecido Grained. O Pure encontra-se disponível exclusivamente na cor Ebony Black com bancos de seis ajustes manuais para o condutor e passageiro dianteiro, enquanto as inserções em alumínio polido realçam o design luxuoso do habitáculo. Os aquecimento dos bancos dianteiros e traseiros encontra-se disponível como opção. No exterior distinguem-se as jantes em liga leve de 17 polegadas.

·         SE adiciona o couro Taurus e os bancos com oito ajustes elétricos para o condutor e passageiro dianteiro que podem ser selecionados nas cores Ebony Black, Almond/Espresso ou Lunar/Cirrus, enquanto, como equipamento opcional, é possível selecionar os bancos de doze ajustes elétricos de doze com função de memória. As jantes distintas em liga leve de 18 polegadas são incorporadas de série.

·         SE Dynamic inclui os Faróis de Xénon com iluminação LED Signature, máximos automáticos, lavagem de faróis, bancos em couro perfurado Grained, bancos dianteiros com 12 ajustes elétricos, sistema de navegação e sensor de qualidade do ar. El interior encontra-se disponible com duas combinações exclusivas: Ebony ou Ivory/Lunar. O kit de carroçaria Dynamic com jantes de 18 polegadas é incorporado de série.

·         HSE introduz o luxuoso couro perfurado Oxford nos bancos e também nos painéis das portas, e os bancos incluem doze ajustes elétricos com função de memória para os dois bancos dianteiros. Opcionalmente, podem ser incorporadas melhorias com os bancos refrigerados de catorze ajustes com função de memória e função de massagem nos bancos dianteiros. As cores e combinações disponíveis são Ebony, Ebony/Ivory ou Lunar/Cirrus. Como equipamento de série, inclui jantes em liga leve atraentes de 19 polegadas e, como opção, é possível encomendar faróis adaptativos Full LED.

·         HSE Dynamic incluí bancos em couro Oxford com debruado e inserções em alumínio texturado disponível em várias cores e combinações únicas: Ebony, Ivory/Lunar, Ebony/Pimento, Ebony/Vintage Tan ou Lunar/Ice que se juntam à gama abrangente de cores interiores do HSE. O kit de carroçaria Dynamic inclui de série as jantes de 19 polegadas.

·         Autobiography apresenta um interior integralmente em couro, com bancos em couro perfurado Oxford, como no HSE, e encostos de cabeça com logótipo em relevo. Em complemento, os bancos incluem catorze ajustes elétricos com função de memória e, opcionalmente, é possível encomendar bancos dianteiros refrigerados com função de massagem e jantes com designs exclusivos.

 

Para o Evoque Convertible encontram-se disponíveis dois níveis de acabamento:

 

·         SE Dynamic inclui grelhas laterais Brunel Silver e também grelhas no capot, grelha dianteira e molduras dos faróis de nevoeiro opcionais Brunel Silver. No habitáculo, o proprietário beneficia de bancos em couro perfurado Grained em dois tons sofisticados Ebony/Ebony, com oito ajustes elétricos (aquecidos como opção).

·         HSE Dynamic: O HSE Dynamic distingue-se no exterior pelos elementos Premium em Narvik Black e pelas do capot em Gloss Black, para uma presença em estrada mais objetiva. Os bancos em couro perfurado Oxford apresentam um elegante debruado contrastante, disponíveis em Ebony/Ebony ou Lunar/Ivory, em complemento aos doze ajustes elétricos. Opcionalmente, encontram-se disponíveis bancos refrigerados de catorze ajustes com função de massagem. O HSE Dynamic é disponibilizado em três cores exclusivas para o revestimento integralmente em couro Oxford: Ebony/Pimento, Ebony/Vintage Tan ou Lunar/Ice.

 

 

2.    TECNOLOGIA AVANÇADA DE MOTORES

 

Encontra-se disponível uma gama de três motores leves e compactos Ingenium de quatro cilindros. Um motor a gasolina com dois níveis de potência e dois diesel com três níveis potência completam a gama de motores. Os três motores cumprem a norma de emissões EU6.

 

Gama completa de motores

 

Motor

Cilindrada

Potência (CV)

Binário (Nm)

CO2 (g/km)*

Ingenium gasolina: Si4 240

2,0 litros

240

365

196

Ingenium diesel: Td4 150

2,0 litros

150

380

152-166

Ingenium diesel: Td4 180

2,0 litros

180

430

163-166

* NEDC dados equivalentes de CO2. Estimativas do fabricante. Apenas para fins comparativos. Os dados reais podem variar

 

Nick Rogers, Executive Director, Product Engineering, Jaguar Land Rover observou: «Os motores Ingenium representam o pilar do investimento da Jaguar Land Rover em termos de inovação tecnológica ambiental no Reino Unido. A inovação ambiental é fundamental para a resolução dessa equação pelos motores Ingenium juntamente com a performance e o requinte que os nossos clientes esperam.»

 

Motores Ingenium diesel

Concebidos em casa pela Land Rover, são produzidos no Centro de Produção de Motores, em West Midland, no Reino Unido, depois de um investimento de 500 milhões de libras. Os motores de 2,0 litros diesel Ingenium são os motores diesel mais eficientes da Land Rover.

 

Concebidos a partir de uma folha em branco, todos os motores Ingenium foram desenvolvidos a partir de um bloco em alumínio de alta resistência, de paredes muito fina e cilindros em ferro fundido para proporcionar um peso muito reduzido, acabamento perfeito e a robustez necessária. O combustível é injetado nas câmaras de combustão a uma pressão de 1.800 bar através do common rail de solenóides, para uma injeção muito precisa com níveis de ruído muito reduzidos e excelentes características na mistura resultante.

 

Os turbos de geometria variável proporcionam uma entrega de binário desde regimes muito baixos e numa gama muito ampla de funcionamento, gerando uma resposta instantânea e uma aceleração poderosa, sempre que necessário.

 

O cumprimento da norma de emissões EU6 foi conseguido utilizando uma série de tecnologias inteligentes para assegurar uma sustentabilidade ambiental excecional. Nestas incluem-se, entre outras, o controlo variável das válvulas de escape, permitindo um aquecimento rápido do catalisador e, consequentemente, uma eliminação consistente das partículas no filtro. A redução catalítica seletiva e a recirculação de gases de escape a baixa pressão reduzem as emissões de NOx.

 

A fricção interna foi reduzida em 17% em comparação com os motores turbo diesel anteriores, resultando no aumento de potência, eficiência e capacidade de resposta. As tecnologias avançadas utilizadas na redução da fricção incluem rolamentos de agulhas nas árvores de cames e veios de equilíbrio, um sistema simplificado de accionamento da came, bombas de óleo e água de fluxo variável, pulverizadores de refrigeração dos pistões com

 

Os engenheiros da Land Rover prestaram especial atenção à redução do peso enquanto mantém uma durabilidade excelente e níveis elevados de requinte. Substituindo os blocos anteriores em ferro, os motores 100% em alumínio são entre 20 e 30 kg mais leves, e a rigidez do bloco e os veios de equilíbrio duplos asseguram níveis de vibrações reduzidos. Os injetores desacoplados e 0,5 mm de ovalização no carreto de acionamento da bomba de injeção contribuem também para o excecional funcionamento silencioso dos motores Ingenium.

 

No entanto, não só os novos motores Ingenium são substancialmente mais leves e mais requintados que os anteriores, como também são mais económicos e fáceis de manter, graças a intervalos de manutenção que variam entre 25.000 e 33.000 km nos modelos com tração integral, com um impacto nulo na sua vida útil.

 

A ampliação dos intervalos de manutenção foi conseguida introduzindo variadas inovações como pistões de baixa fricção que reduzem o consumo de óleo, a utilização de um óleo de elevadíssima qualidade com aditivos e um sistema de filtragem que beneficia de um processo de combustão muito mais limpo. A redução crucial do consumo de combustível do Discovery Sport minimiza os gases de combustão e, desta forma, o número de partículas que o sistema de filtragem tem de eliminar do óleo é reduzido enquanto a melhoria da tecnologia da injeção reduz a possível contaminação de cada cilindro. Como resultado, o filtro de óleo –e, por esse motivo, também o óleo- mantém-se limpo durante mais tempo.

 

O novo sistema de pós-tratamento com o fluido de escape diesel (DEF) AdBlue™, contribui substancialmente para um melhor meio ambiente. O DEF é injetado no sistema de escape para limpar os gases de escape nocivos como as emissões de óxido de nitrogénio. A Redução Catalítica Seletiva (RCS) e a Recirculação dos Gases de Escape (EGR) com circuitos de baixa pressão refrigerados contribuem também para reduzir as emissões de NOx.

 

Motores Ingenium a gasolina de quatro cilindros

A gama do Range Rover Evoque de 2019 incorpora também, pela primeira vez, os motores 2,0 litros de quatro cilindros a gasolina da Jaguar Land Rover. As tecnologias incluem um coletor de escape integrado, um sistema de injeção direta de 200 bar e um motor Turbo de conduta dupla para melhorar a capacidade de resposta e a eficiência do motor.

 

Os motores incluem válvulas de admissão com controlo eletrohidráulico. Esta tecnologia vanguardista permite a elevação variável da válvula, pelo que o controlo da carga que é gerido principalmente pelas válvulas de admissão em vez da borboleta. Assim, são reduzidas as perdas de bombagem, o que permite uma flexibilidade e controlo incomparáveis do fluxo de ar na câmara de combustão, melhorando a potência e o binário, aumentando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões.

 

Integrado na maximização contínua de todos os aspetos do veículo, todos os motores do Evoque encontram-se agora equipados com um filtro de partículas que os tornam ainda mais limpos. Os filtros de circuito fechado integrados no sistema de pós-tratamento retêm até as mais pequenas partículas dos gases de escape. Em condições normais de condução, as partículas retidas são oxidadas para CO2, enquanto o filtro é regenerado sempre que o condutor levanta o pé do acelerador.

 

Todos os motores Ingenium encontram-se disponíveis com tração às duas ou quatro rodas dispõem da mais recente caixa automática de nove velocidades ou da caixa manual de seis velocidades.

 

 

 

3.    ARQUITETURA COMPACTA E SISTEMA DE SUSPENSÃO

 

O Range Rover Evoque é baseado no sistema de suspensão e arquitetura mais pequena da Jaguar Land Rover, que foram desenvolvidos para proporcionar uma dinâmica excecional em estrada e fora de estrada.

 

A estrutura monobloco excecionalmente rígida e leve foi desenvolvida para proporcionar durabilidade e requinte excecionais e, simultaneamente, um desempenho excelente em caso de embate. Foi otimizada recorrendo às mais recentes ferramentas informáticas de simulação multidimensional e utiliza até 18 % de aços especiais de alta resistência e ao boro de resistência ultra-elevada em zonas estratégicas sujeitas a cargas, incluindo os pilares A e B, e as embaladeiras.

 

A redução do peso foi realizada em toda carroçaria e chassis do Evoque, incluindo:

·         Estrutura em aço otimizada da carroçaria com até 18 % de aços ao Boro/de alta resistência nas zonas chave,

·         Guarda-lamas em plástico e conjunto da tampa da bagageira,

·         Painéis do capot e tejadilho em alumínio,

·         Travessa principal em magnésio,

·         Tirantes inferiores dianteiros e mangas de eixos dianteiras/traseiras em alumínio.

 

Instalado numa estrutura muito estável, o sistema de suspensão independente do Range Rover Evoque incorpora torres dianteiras e traseiras com molas helicoidais, em conjunto com subestruturas dianteiras e traseiras isoladas.

 

A combinação de suspensão requintada, comportamento recompensador e Direção Assistida Elétrica (EPAS) proporcionam uma condução extremamente confortável ao Evoque. Esta dualidade inigualável foi conseguida com a instalação da mais recente subestrutura dianteira e casquilhos de suspensão traseira para permitir a máxima eficácia em todas as condições.

 

O Range Rover Evoque continua a disponibilizar três opções de transmissão: Active Driveline, tecnologia revolucionária com tração mediante pedido.

 

A transmissão Active Driveline alterna, de forma inteligente, entre tração às duas ou quatro rodas em apenas 350 milissegundos, conforme as condições do terreno. Dependendo das circunstâncias e quando não é necessário, o veículo utiliza apenas a tração às duas rodas, reduzindo a fricção e aumentando a eficiência. A transmissão Active Driveline maximiza a capacidade em estrada e fora de estrada com a Vetorização do Binário através da Travagem, utilizando duas embraiagens incorporadas em cada lado do diferencial traseiro com controlo eletrónico.

 

As embraiagens distribuem rapidamente o binário para a roda traseira com maior aderência, melhorando a tração em situações de aderência reduzida e aumentando o envolvimento do condutor em estrada.

 

O Evoque protege os seus ocupantes com uma célula de segurança robusta e estável, complementada por um sistema completo de airbags e sistemas de restrição. O pack de segurança para os passageiros inclui um sistema de segurança com airbags para o condutor e passageiro, joelhos, a laterais de cortina e tórax.

 

 

4.    CAPACIDADE FORA DE ESTRADA INCOMPARÁVEL

O Range Rover Evoque proporcionou sempre uma condução excecional em estrada e fora de estrada, com características que lideram o segmento: ângulo de ataque de 25 graus, ângulo de rampa de 22 graus e ângulo de saída de 33 graus (com o kit de carroça de série), bem como uma capacidade de passagem a vau de até 500 mm e um pack completo de tecnologias avançadas todo-o-terreno.

 

Independentemente das condições meteorológicas, o Evoque continua a proporcionar todas as capacidades fora de estrada reconhecidas da Land Rover utilizando um pack de tecnologias único para maximizar a performance e a segurança nas condições mais rigorosas, em estrada e fora de estrada.

 

A tecnologia base é o sistema Terrain Response, que adapta a resposta do motor, caixa de velocidades, diferencial central e os sistemas de estabilidade e de travagem para ir ao encontro das exigências do terreno, otimizando a flexibilidade e maximizando a tração.

 

O Range Rover Evoque dispõe de quatro configurações Terrain Response, selecionáveis através de um controlo na consola central: Geral (condução em estrada e condução fácil fora de estrada), Relva/Gravilha/Neve (piso de aderência reduzida, em estrada e fora de estrada), Lama/Trilhos e Areia. Os veículos equipados com o Sistema Dinâmico Adaptativo disponibilizam um modo adicional Dynamic.

 

O sistema All Terrain Progress Control (ATPC) maximiza o chassis do eficaz sistema de tração às quatro rodas do Evoque com a tecnologia exclusiva do sistema Terrain Response®.

 

O ATPC permite uma velocidade muito baixa - mais lenta que a velocidade normal lenta do veículo, se necessário - e mantém-na automaticamente em ambientes desafiantes fora de estrada, onde os declives muito íngremes, ou o piso irregular e aderência reduzida tornam difícil a condução a uma velocidade ideal.

 

É possível ativar o ATPC desde o arranque ou em movimento, sem utilizar os pedais, exceto para libertar o pedal do travão se o veículo estiver parado. O condutor terá apenas ativar/desativar o ATPC utilizando o botão no centro da consola e programar a velocidade desejada através dos controlos de velocidade de cruzeiro incorporados no volante. O condutor pode então concentrar-se apenas na direção do veículo, ou utilizar o acelerador ou o travão para se sobrepor ao sistema.

 

A velocidade de funcionamento em condução normal ou em marcha atrás varia entre 1,8 km/h e 30 km/h. O ATPC minimiza o trabalho do condutor para assegurar que a capacidade de condução fora de estrada mundialmente reconhecida da Land Rover está mais acessível que nunca.

 

O sistema de Sensores de Passagem a Vau (Wade Sensing™) elimina a incerteza da profundidade da água

Todos os veículos Evoque disponibilizam de uma profundidade de passagem a vau de até 500 mm, uma vantagem inestimável em situações de fora de estrada ou numa estrada inundada. Utilizando a informação dos sensores incorporados nos espelhos, o sistema de Sensores de Passagem a Vau (Wade Sensing™ informa o condutor da profundidade da água com uma ilustração visual no ecrã táctil de 10 polegadas do veículo e um sinal sonoro que aumenta em resposta ao aumento de profundidade. O condutor pode visualizar a profundidade da água, bem como a profundidade que o veículo pode transpor em segurança.

 

 

 

5.    SISTEMA DE INFORMAÇÃO E ENTRETENIMENTO TOUCH PRO AVANÇADO

 

Um conjunto avançado de sistemas de entretenimento e assistência ao condutor mantém o Evoque na vanguarda da inovação tecnológica.

 

O sistema de Informação e Entretenimento Touch Pro otimiza a conectividade do veículo com uma capacidade de resposta rápida e intuitiva. Introduzido desde o lançamento do Range Rover Evoque Convertible, encontra-se disponível como opção também na versão Cinco-portas. A configuração melhorada é proporcionada através do ecrã táctil intuitivo de 10 polegadas de alta definição.

 

O ecrã táctil funciona como um smartphone e o ecrã principal pode ser personalizado: é possível adicionar qualquer imagem como fundo de ecrã, bem como widgets para criar atalhos para as suas características preferidas. É possível adicionar também páginas principais adicionais. Em complemento, o ecrã aceita os gestos mais conhecidos utilizados no seu smartphone, como os gestos de aumentar, e tudo isto num ecrã super panorâmico com formato de 21:9 e uma resolução de 1280 x 542 pixéis.

 

A navegação por satélite beneficia da funcionalidade de navegação por estimativa “Dead-reckoning”, que posiciona com precisão o veículo, inclusive, quando os sinais de GPS já não podem ser recebidos.

 

A utilização de uma ligação de dados permite, inclusivamente, uma melhor funcionalidade e melhor utilização dos sistemas de localização. Antes de iniciar a sua viagem, o condutor pode selecionar o seu percurso e enviá-lo para o veículo a partir do seu smartphone, graças ao InControl Connect Pro. O Evoque disponibiliza o planeamento de percursos e percursos porta-a-porta incluindo o sistema de transportes públicos. Commute Mode aprende os seus percursos diários para que lhe possa sugerir automaticamente percursos alternativos, a fim de evitar congestionamentos, utilizando a informação de trânsito em tempo real. Arrival Mode apresenta uma ilustração interativa de 360º do seu destino quando se encontrar a 200 metros deste e sugere-lhe os lugares de estacionamento mais próximos.

 

O utilizador pode deslizar para selecionar mais dois ecrãs que proporcionam acesso a uma grande variedade de funcionalidades como o ponto de acesso sem fios, os sensores de estacionamento, os dados sobre consumo ECO, os sensores de passagem a vau e as configurações de controlo de climatização dos bancos traseiros.

 

O Reconhecimento de Voz e o Reconhecimento de Textos SMS estão também disponíveis com o sistema de navegação por satélite. Isto permite introduzir um destino novo através da utilização da voz ou fazer uma chamada, ou selecionar uma estação de rádio com um só comando de voz.

 

O sistema de Som Digital Meridian Surround de 11 altifalantes de alta qualidade inclui de série a opção atualização para um Sistema de Som Surround de 825 W e 17 altifalantes. Este sistema de som de elevada qualidade inclui um subwoofer e um amplificador que integra um moderno processador digital, que disponibiliza a mais recente tecnologia em termos de qualidade de som. Ambos os sistemas foram concebidos especificamente para complementar a acústica única do interior do Evoque. O sistema Touch Pro proporciona também entretenimento nos bancos traseiros com ecrãs de oito polegadas e aucultadres sem fios.

 

O sistema InControl Touch Pro original é incorporado de série em todos os veículos Evoque e funciona através de um ecrã táctil de oito polegadas com botões laterais.

 

 

 

Conectividade total com o InControl Apps

InControl Apps pode ser encomendado com ambos os sistemas de informação e entretenimento integrado na opção InControl Connect Plus Pack e permite a conectividade com um smartphone Apple ou Android ao veículo através da ficha USB e acesso a muitas aplicações otimizadas para utilização em veículos através do ecrã táctil.

 

Foi também incluído um conjunto de tecnologias InControl™, por exemplo:

·         Wi-Fi Hotspot que permite a conectividade sem fios para até oito dispositivos 4G e acesso à internet.

·         InControl™ Protect permite ao proprietário solicitar assistência em viagem ou enviar um pedido de emergência automaticamente, se algum dos airbags for insuflado.

·         InControl™ Secure apresenta a condição do veículo através da aplicação para smartphone. O proprietário pode verificar se o veículo está trancado ou destrancado e, se estiver destrancado, pode trancá-lo remotamente; pode ativar remotamente os faróis e a buzina para o ajudar a encontrar o veículo; pode aquecer ou refrigerar previamente o habitáculo antes de iniciar a sua viagem; localizar o veículo se for roubado e, em complemento, o sistema pode avisar automaticamente o proprietário através de uma mensagem SMS.

 

 

6.    EVOQUE CONVERTIBLE – O ÚNICO SUV COMPACTO PREMIUM DESCAPOTÁVEL DO MUNDO

O Range Rover Evoque Convertible é o primeiro SUV descapotável compacto de luxo do mundo e o primeiro Range Rover descapotável de produção em série. Posicionado no topo da gama, o descapotável aumenta a atração da família Evoque, levando a marca Land Rover a novos clientes que procuram uma combinação de luxo e requinte sem capota.

 

As equipas de engenharia  e design da Land Rover avaliaram cuidadosamente todos os sistemas de capota disponíveis antes de optarem pela sofisticada capota Webasto em tecido com recolha em Z

 

A arquitetura de arcos tencionados complementa as proporções do Evoque. O vidro traseiro com desembaciador montado à face proporciona uma insonorização superior para o máximo requinte. O sistema da capota do Evoque Convertible pode ser aberto em apenas 18 segundos e fechado em 21 segundos ao premir o botão oculto incorporado na consola central. Permite também abrir ou fechar as quatro janelas em simultâneo para maior conforto.

 

Além disso, é possível instalar um defletor de ar traseiro, que maximiza o requinte quando a capota está recolhida.

 

As vantagens da conceção da capota em tecido poliacrílico de cinco camadas, em comparação com outras opções de capotas, são a redução de peso que melhora o centro de gravidade e a possibilidade de abrir e fechar até uma velocidade de 48 km/h. A bagageira espaçosa de 251 litros mantém-se inalterada, quer a capota esteja aberta ou fechada.

 

Disponível exclusivamente em Ebony Black, a luxuosa capota em tecido do Evoque Convertible alude às linhas distintas do tejadilho contrastante opcional do Evoque Cinco-portas.

 

Quando a capota está aberta, os painéis discretos articulados incorporados na traseira do habitáculo ocultam o mecanismo, assegurando a manutenção das linhas limpas e contemporâneas do Evoque.

 

Em caso de capotamento, o Evoque Convertible aciona automaticamente um sistema de proteção anticapotamento - Roll-Over Protection Device (RPD) - que também aciona duas barras de alumínio em 90 milissegundos, para criar uma célula de segurança para os passageiros.

 

O Range Rover Evoque Convertible apresenta um espaço interior moderno com quatro lugares caracterizados pelos materiais luxuosos e suavidade das suas superfícies. O tablier minimalista apresenta uma arquitetura que justapõe as linhas horizontais do painel de instrumentos com as linhas verticais da consola central. Todos os Evoque Convertible incluem dois bancos traseiros fixos, com um porta-objetos central e altifalantes.

 

O volume interior encontra-se entre os melhores em comparação com outros descapotáveis convencionais. A ampla bagageira disponibiliza 251 litros de espaço de carga, com capota aberta ou fechada. Caso seja necessário, encontra-se disponível uma abertura especial para transportar esquis ou objetos longos.

 

Os bancos do Evoque Convertible proporcionam conforto e apoio excecionais, mantendo um design desportivo e técnico. Os painéis das portas reforçam esta sensação contemporânea e limpa, com linhas de contorno revistas, costuras visíveis e apoios dos braços mais acolchoados para maior conforto e requinte visual.

 

Quando é ativado o fecho centralizado, o porta-luvas é também fechado para maior segurança, inclusivamente com a capota recolhida.

 

Alan Volkaerts, Range Rover Evoque Vehicle Line Director, observou: «Produzir um Range Rover descapotável implicou vários desafios técnicos, incluindo a manutenção da rigidez torsional quando a capota está recolhida, a criação de uma proteção anticapotamento num veículo preparado para uma inclinação de até 35 graus, ou proporcionar o requinte luxuoso do habitáculo exigido pelos clientes Range Rover.

 

O programa exaustivo de testes assegura que todos os objetivos definidos inicialmente foram cumpridos. O Evoque Convertible é não apenas o primeiro descapotável Premium do mundo perfeito para todas as estações, como é também um verdadeiro Land Rover.»

 

Os reforços e apoios no chassis foram adaptados para assegurar uma rigidez torsional comparável à do modelo Cinco-portas. Dessa forma, foi possível tornar a condução em estrada e fora de estrada quase igual à do Cinco-portas.

 

Os ângulos de ataque, rampa e de saída de 19,0, 18,9 e 31,0 graus, respetivamente, proporcionam uma capacidade todo-o-terreno digna notável. O Evoque Convertible pode também superar inclinações de até 35 graus, subir declives de 45 graus e, inclusivamente, permitir profundidade de passagem a vau de água de até 500 mm.

 

 

7.    SISTEMAS AVANÇADOS DE ASSISTÊNCIA AO CONDUTOR

 

O Evoque incorpora uma gama completa de sistemas avançados de assistência, incluindo o Monitor de Ângulo Morto e a Deteção Traseira de Veículos, o Head-Up Display, o Aviso de Saída de Faixa, o Reconhecimento de Sinais de Trânsito, a Travagem Autónoma de Emergência e a Assistência à Manutenção na Faixa com Monitor da Condição do Condutor, para a sua segurança e conforto.

 

Conveniência absoluta: Tampa da bagageira acionada por gestos

A conveniência do condutor é demonstrada com a tecnologia «Gesture Tailgate», pela tampa da bagageira acionada por gestos. O sistema disponibiliza uma solução quando nos aproximamos da bagageira com as mãos ocupadas. O sistema encontra-se disponível com acesso sem chave e sistema de estacionamento, permitindo ao proprietário abrir e fechar a tampa da bagageira com um simples movimento do pé sob ambos os lados do para-choques traseiro do veículo.

 

Os sensores foram incorporados nos cantos do para-choques traseiro e permitem o acionamento a partir do passeio, inclusivamente com um atrelado. Quando o condutor movimenta o pé sob o para-choques, a tampa da bagageira abre-se, permitindo colocar os objetos no interior da bagageira, sem ser necessário pousá-los no chão para a abrir a bagageira.

 

A capacidade do reboque do Evoque de até 1.800 kg não é afetada por este sistema. O condutor pode optar por fechar a bagageira com o pé, a chave ou o botão situado na tampa.

 

Sensores de Estacionamento 360 graus

Exclusivo do Evoque Convertible, os Sensores de Estacionamento 360 graus permitem ao condutor monitorizar virtualmente objetos em redor do veículo, proporcionando confiança em condições de espaço reduzido, como em silos automóveis, e funcionam até uma velocidade de 16 km/h.

 

 

 

 

A Travagem Autónoma de Emergência evita ou minimiza o impacto de uma colisão

Operacional entre 5 e 80 km/h, a Travagem Autónoma de Emergência auxilia o condutor a evitar acidentes a velocidades inferiores a 50 km/h e a reduzir consideravelmente as consequências de um impacto entre 50 e 80 km/h.

 

O sistema utiliza uma câmara estéreo instalada ao lado do espelho retrovisor interior para monitorizar obstáculos que representem um risco de colisão, como uma fila de veículos parados. Se o sistema deteta uma provável colisão, avisa o condutor através de um aviso sonoro e visual. Se o condutor não tomar qualquer ação, o sistema aplica os travões com a potência máxima e imobiliza o veículo de forma controlada e autónoma.

 

A Travagem Autónoma de Emergência encontra-se disponível com a Assistência à Manutenção na Faixa e o Aviso de Saída de Faixa.

 

Assistência à Manutenção na Faixa para segurança máxima

O sistema de Assistência à Manutenção na Faixa e o Aviso de Saída de Faixa permitem uma condução mais segura e descontraída, pois avisam o condutor quando este começa a desviar-se da sua faixa. A Assistência à Manutenção na Faixa auxilia o condutor a manter-se na faixa correta de forma ativa, corrigindo, inclusivamente, a direção.

 

Se a Assistência à Manutenção na Faixa deteta que o condutor está a mudar de faixa involuntariamente, o sistema inicia uma ligeira pressão na direção para que o veículo retome a sua faixa. O Aviso de Saída de Faixa foi concebido para não ser um sistema intrusivo: se os indicadores de mudança de direção são ativados, o sistema não entra em funcionamento e o condutor consegue superar facilmente a força de correção. O sistema pode desligar-se completamente.

 

Monitor da Condição do Condutor: um aviso prévio do cansaço do condutor

O cansaço de um condutor é uma das principais causas dos acidentes de trânsito.

O sistema do Monitor da Condição do Condutor baseia-se nas ações do condutor no volante. Se o sistema deteta que o movimento do volante é impreciso e típico de um condutor que não está atento à estrada, automaticamente emite um aviso sonoro e visual no painel de instrumentos.

 

Líder em sistemas de tração e de estabilidade

No coração dos sistemas de tração e de estabilidade do Evoque encontramos uma sofisticada unidade de controlo eletrónico que monitoriza permanentemente a o veículo e que pode adaptar individualmente os travões e o binário do motor, aplicando a pressão necessária a cada uma das rodas, para otimizar o comportamento e permitir ao condutor assumir o controlo do veículo em situações difíceis.

 

A unidade de controlo analisa sinais variados, como a velocidade de cada rodas, a aceleração sobre o eixo vertical, a acelerações longitudinal e lateral, a velocidade do veículo, a relação selecionada, a pressão de travagem, a posição do acelerador e a configuração dos sistemas do Controlo de Descida de Declives e Terrain Response.

 

A gama completa de sistemas de controlo de tração e estabilidade inclui:

·         Controlo Dinâmico de Estabilidade (DSC)

·         Controlo de Estabilidade da Inclinação (RSC)

·         Sistema de Controlo de Tração (TCS)

·         Sistema de Assistência à Estabilidade do Atrelado (TSA)

·         Hill Start Assist (HSA)

·         Controlo de Descida de Declives (HDC) e Gradient Release Control® (GRC)

·         Controlo do Travão Motor (EDC)

 

Para segurança acrescida, o Evoque beneficia dos mais recentes sistemas eletrónicos ativos de segurança, incluindo:

·         Sistema de Travagem Antibloqueio (ABS)

·         Distribuição Eletrónica da Força de Travagem (EBD)

·         Luzes de Travagem de Emergência (EBL)

·         Travagem Assistida de Emergência (EBA)

·         Controlo de Travagem em Curva (CBC)

 

 

8.    CONCEBIDO E PRODUZIDO NO REINO UNIDO

Concebido e produzido no centro de excelência da Jaguar Land Rover, em Gaydon, no Reino Unido, todo o processo de fabrico do Evoque é realizado na reconhecida fábrica de Halewood, que foi apoiada pelo Fundo de Desenvolvimento Regional do Reino Unido.

 

Para informação mais detalhada visite: www.media.landrover.com

Mais vídeos de alta resolução em: www.broadcast.jaguarlandrover.com

 


 

* Estimativas do fabricante

 

Sobre a Land Rover

 

Desde 1948 a Land Rover produz autênticos veículos 4x4 que representam a sua verdadeira capacidade através de toda a sua gama. Cada Defender, Discovery Sport, Range Rover, Range Rover Sport, Range Rover Velar e Range Rover Evoque redefine o seu segmento no mundo dos SUV, com mais de 80% da sua ampla gama de modelos exportados para mais de 100 países.

 

 


 

 


 

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos