Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - FALTA DE SEGURANÇA TORNA APLICAÇÕES DE CAR SHARING

Terça, 04 Setembro 2018 22:28 | Actualizado em Domingo, 22 Setembro 2019 22:47

Falta de segurança torna aplicações de car sharing vulneráveis a ataques

 

  • Investigadores da Kaspersky Lab examinaram o nível de segurança de 13 aplicações de car sharing de fabricantes internacionais – incluindo empresas russas, norte-americanas e europeias

  • Os especialistas descobriram que todas as aplicações incluem várias falhas que possibilitam aos hackers ganhar controlo dos veículos partilhados, quer através de um ataque furtivo ou com o perfil de um outro utilizador

  • Assim que obtem acesso ao automóvel através da aplicação, um hacker pode fazer quase tudo – até roubar o próprio veículo ou as informações nele contidas, causando danos severos.

 

As aplicações são desenvolvidas para facilitar a vida dos utilizadores e tornar as transações mais convenientes. Este conceito transformou-se e evoluiu com o aparecimento das aplicações de partilha (“sharing”), que tornam diferentes serviços - deste entrega de refeições a táxis e partilha de carro – mais baratos e eficientes. Mas, enquanto as aplicações de car sharing são inestimáveis para aqueles com baixos rendimentos, já que eliminam a necessidade de pagar por um veículo e pela sua manutenção, são ao mesmo tempo um fator de risco para os seus utilizadores e fabricantes.

Para compreender a extensão do problema, investigadores da Kaspersky Lab testaram 13 aplicações de car sharing, desenvolvidas por grandes fabricantes de diferentes mercados e que, de acordo com as estatísticas do Google Play, foram transferidas mais de um milhão de vezes. A investigação descobriu que cada uma das aplicações examinadas continha vários riscos de segurança. Além disso, foram também detetados utilizadores maliciosos que já monetizam várias contas roubadas de aplicações de car sharing.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos