Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - VOLVO APRESENTA CONCEPT

Quinta, 06 Setembro 2018 01:25 | Actualizado em Domingo, 08 Dezembro 2019 10:35

Volvo apresenta o concept 360c.

Para quê voar quando pode ser conduzido?

Imagine um mundo onde fosse possível realizar longas viagens sem necessitar de perder tempo nas longas filas de espera dos aeroportos. Um mundo onde, em alternativa, fosse possível utilizar a sua própria cabine privada em 1ª classe, que fosse ter consigo a casa e o levasse diretamente ao seu destino enquanto dorme, lê, relaxa, trabalha, em total privacidade e segurança.

MOBILIDADE AUTÓNOMA, ELÉCTRICA, CONECTADA E SEGURA

É esta visão para o futuro da mobilidade que a Volvo Cars apresentou hoje ao revelar o Volvo 360c. Assente numa visão holística na qual o modo de viajar é autónomo, elétrico, conectado e seguro. O 360c pode abrir novos e emergentes mercados para a Volvo Cars, por exemplo na multimilionária indústria de transporte aéreo.

O 360c tem como base um automóvel completamente autónomo, totalmente elétrico, e sem necessidade de condutor humano. Este concept car consegue maximizar o espaço disponível através de um design inovador com ausência de volante, pedais e de motor de combustão. Assim, é possível reinventar a disposição tradicional dos passageiros em filas de 2 ou 3 pessoas.

4 DISPOSIÇÕES POSSIVEIS NO INTERIOR

Ambiente para dormir, trabalhar, relaxar e espaço de entretenimento.

 

O 360c apresenta 4 disposições possíveis para veículos de condução autónoma - todos com capacidade de reinventar a forma como as pessoas viajam. Apresenta também uma proposta inovadora e global sobre a forma como os modelos autónomos poderão comunicar com todos os outros utilizadores da estrada.

“O negócio irá mudar nos próximos anos e a Volvo deverá ser capaz de liderar essa mudança na nossa indústria. A condução autónoma irá possibilitar dar o próximo grande passo em matéria de segurança e abre a possibilidade a novos modelos de negócio muito interessantes no qual as pessoas poderão passar tempo de qualidade no automóvel a fazer o que verdadeiramente lhes interessa.”

Håkan Samuelsson, president and CEO of Volvo Cars.

 

 

O 360c representa um concorrente alternativo para as viagens aéreas de curta distância, uma indústria multibilionária composta por companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e outros fornecedores de serviços.

As viagens relativamente curtas, nas quais a distância entre a origem e o destino é de cerca de 300 km serão aquelas com maior potencial para um modo de viajar disruptivo e alternativo.

Estima-se que, só nos Estados Unidos, mais de 740 milhões de passageiros tenham utilizado voos domésticos no último ano. Se incluirmos, para além do tempo efetivo de transporte, o tempo gasto no aeroporto, na segurança, ou em tempos de espera, trajetos como New York - Washington DC, Houston - Dallas e Los Angeles - San Diego demoram mais tempo a realizar pelo ar do que por automóvel.

“Os voos domésticos parecem excelentes quando compramos o bilhete mas, na realidade, não é bem assim. O 360c representa o que poderá ser um novo passo na indústria. Ao disponibilizarmos uma cabine privada onde podemos desfrutar de conforto superior e tranquilo e acordar frescos, na manhã seguinte, no destino, poderemos vir a concorrer com os maiores fabricantes mundiais de aeronaves.”

Mårten Levenstam - Senior Vice President - Corporate Strategy - Volvo Cars.

Para além dos potenciais grupos de novos clientes para o negócio da Volvo Cars, o 360c traz consigo implicações para o futuro da mobilidade, do planeamento das cidades, das infraestruturas e da pegada ecológica das sociedades modernas. Este novo concept reinventa, não só a forma como as pessoas viajam mas também a forma como elas interagem com a família e os amigos durante as mesmas, e como elas podem vir a ganhar tempo enquanto viajam nas cidades do futuro.

 

“Por norma, os concept de veículos autónomos têm a tendência para ser mais uma amostra tecnológica do que uma imagem da forma como as pessoas os irão utilizar. Sendo a Volvo uma marca centrada nas pessoas, o nosso foco está na vida diária dos nossos clientes e em como a poderemos tornar  melhor. O 360c é o próximo passo dessa abordagem.”

Robin Page - Senior Vice President - Design - Volvo Cars.

 

O 360c representa um primeiro, mas convicto, passo para alargar a discussão em torno do potencial de transformação das sociedades em vários sentidos, trazido pelas tecnologias da condução autónoma.

 “Em 1903, quando os Irmãos Wright desafiaram o céu, eles não faziam ideia sobre como seria o transporte aéreo moderno. Nós não sabemos como será o futuro da condução autónoma, mas terá um impacto profundo na forma como as pessoas viajam, na forma como desenhamos as nossas cidades, e na forma como utilizamos as infraestruturas. O 360c é um ponto de partida, mas teremos mais ideias e mais respostas à medida que formos aprendendo mais. M.Levenstam.

 


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos