Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - DUNLOP REALIZA TESTES PARA MELHORAR

Terça, 26 Fevereiro 2019 16:05 | Actualizado em Sábado, 21 Setembro 2019 02:25

DUNLOP REALIZA TESTES PARA MELHORAR A SUA PERFORMANCE NAS PROVAS DE RESISTÊNCIA DO VLN

 – A Dunlop levou a cabo um programa de testes dos pneus que vai introduzir no Campeonato de Resistência Alemão VLN, com o intuito de dar um novo passo em frente em termos de performance.

Após uma bem sucedida temporada no campeonato baseado no Nürburgring Nordschleife, onde os carros equipados com pneus Dunlop obtiveram várias vitórias em 2018, o fabricante de pneus esteve no Autódromo Internacional do Algarve, em Portugal, para testar novas ideias e conceitos para a temporada de 2019.

O circuito costeiro foi escolhido por vários motivos. Em primeiro lugar, porque no inverno possui um clima similar ao de Nürburgring na primavera. E, em segundo lugar, porque o traçado apresenta uma série de curvas, inclinações, elevações e ângulos de camber que permitem aos engenheiros de pneus reproduzir as forças sofridas no notoriamente exigente circuito alemão.

Três dias de testes intensos

Durante três dias, 11 carros diferentes participaram nos testes. Para os carros de GT3, que competem na categoria superior SP9 do VLN, a Dunlop testou novas especificações nos novos modelos dos Audi R8 LMS, BMW M6 e Mercedes-AMG GT. Em 2018, os pneus Dunlop foram utilizados para vencer duas corridas, ambas com um Porsche 911 GT3 R, e um dos objetivos era reproduzir este elevado nível de performance em outros modelos de automóveis.

Os regulamentos do VLN permitem um número limitado de especificações de pneus dianteiros e traseiros por cada tipo de carro em cada temporada, oferecendo aos fabricantes de pneus uma ampla margem para inovar e introduzir novas tecnologias. É esta liberdade técnica que leva a Dunlop a desenvolver, segundo Alexander Kühn, Diretor da Dunlop Motorsport para automóveis na Europa: "Demos um passo em frente durante estes testes, e validamos novas especificações, que esperamos utilizar na primeira parte da temporada”.

“O nosso objetivo foi ampliar a janela de operação da gama de pneus. O circuito de Nürburgring tem um clima notoriamente instável, e é importante possuir uma janela que possa cumprir com as exigências, desde temperaturas de um só dígito a uma pista extremamente quente. Nesse sentido, estou certo de que demos um passo em frente”.

GT4 torna-se numa área de estudo para a Dunlop

A categoria GT4 conta com carros que estão mais próximos das especificações de produção. Uma variada gama de veículos, incluindo modelos tão distintos como o BMW M4, o Porsche Cayman e o Aston Martin Vantage. Após dois anos a reger a categoria com uma fórmula de controlo de pneus, a organização do VLN abriu a classe a todos os fabricantes de pneus.

Kühn está entusiasmado com a batalha entre os fabricantes de pneus nesta categoria: "A Dunlop possui muita experiência em GT4 e em corridas de turismos, e estamos a adaptar a tecnologia com provas dadas em outras categorias à nossa gama de pneus para o VLN. No ano passado, na classe de produção SP8, o Racing One Ferrari 458 equipado com pneus Dunlop dominou, vencendo todas as corridas. A nossa experiência neste programa foi aplicada a toda a nossa gama de GT4".

A Dunlop foi escohida para equipar a categoria de Turismos 'TCR' com a sua mais recente geração de pneus de competição, e os testes no Algarve serviram para avaliar as especificações para esta categoria. No TCR, será utilizada uma especificação standard 265/660 R18 numa ampla gama de carros, incluindo o Audi RS3 LMS, o Hyundai i30 N, o Opel Astra, o Seat Cupra e o Volkswagen Golf GTI. O objetivo da Dunlop nesta classe é garantir que a especificação do pneu oferece a mesma performance a todos os participantes.

Também esteve presente nos testes o Revolution Sports Prototype, que completou mais de 1000 quilómetros antes da sua estreia no Troféu Revolution monomarca do Reino Unido este ano. A Dunlop foi eleita como fornecedor único de pneus, e finalizou a especificação do pneu para o ligeiro veículo de 440 cv/tonelada (2,27 kg/cv) nestes testes.

A Dunlop regressará ao Autódromo do Algarve no final de março para testar as últimas especificações de pneus para as European Le Mans Series.

 

Sobre a Dunlop

A Dunlop é um dos principais fabricantes mundiais de pneus de altas e ultraelevadas prestações, detendo um impressionante palmarés de sucessos nos desportos motorizados.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos