Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - VERIFIQUE O LIQUIDO REFRIGERANTE NO INVERNO

Sexta, 15 Dezembro 2017 07:29 | Actualizado em Sexta, 08 Novembro 2019 11:44

Verifique o líquido refrigerante no Inverno

Elementos como a bomba de água e até os pistões ou a junta de cabeça podem ser afetados por um nível inadequado do líquido refrigerante.

A queda significativa nas temperaturas que está a afectar grande parte da Espanha também afeta a "saúde" do nosso carro. Um dos componentes que assume especial importância com a chegada do frio é o líquido refrigerante ou anticongelante. Mante-lo no nível adequado ajuda no bom funcionamento do sistema de refrigeração, incluindo a bomba de água.

O líquido refrigerante do veículo desempenha uma função fundamental, pois é responsável pela absorção de parte do calor gerado nos motores de combustão interna na sua operação. Este líquido percorre o circuito interno do motor evitando o sobreaquecimento das partes principais, uma vez que um excesso de temperatura pode derreter os pistões, a junta da cabeça ou mesmo causar uma explosão interna.

líquido refrigerante é composto principalmente de água e uma série de aditivos que proporcionam propriedades anticongelantes (evitando no inverno que o circuito fique congelado e se parta quando as temperaturas caem abaixo de 0ºC), além de propriedades antioxidantes e anticorrosivas.

Nesse sentido, "deixar o nível de líquido refrigerante cair abaixo do recomendado, não o substituir a cada dois anos ou 40.000 km, seja lá o que for anterior, ou usar um líquido de má qualidade pode afetar diretamente a vida de outro componente fundamental da sistema de refrigeração do veículo: a bomba de água ", diz Stephane Hayes, Responsável de Marketing das Industrias Dolz.

Hayes lembra que a bomba de água funciona para assegurar uma circulação constante do líquido refrigerante e possibilitar o sistema de refrigeração para manter o equilíbrio térmico do motor.

Assim, este processo garante as condições adequadas de operação do bloco do motor para completar optimamente a combustão, aumentar o desempenho do veículo, facilitar a eliminação da poluição e melhorar a boa lubrificação do motor.

Por este motivo, a Hayes recomenda verificar o nível de anticongelante pelo menos uma vez por mês, especialmente nesta época do ano.

"Fazer isso é muito simples. Uma vez que o veículo é colocado sobre uma superfície plana, só é necessário abrir o capô do carro, localizar o reservatório do líquido e ver se o seu nível está entre o máximo e o mínimo. Claro, para a nossa segurança, devemos executar esta operação com o motor frio. "

O chefe de Marketing do fabricante espanhol de bombas de água diz que "se o nível cair muito rapidamente isso pode significar que há vazamento no circuito, por isso é importante ir a uma oficina de reparação para verificar esta possível perda de líquido, o que pode causar uma quebra ainda maior ".

Hayes lembra que o líquido refrigerante pode perder as suas propriedades ao longo do tempo e aconselha "use apenas o refrigerante recomendado pelo fabricante do veículo e, em caso de dúvida, vá para os profissionais da oficina, que iram reabastecer com o líquido apropriado para o nosso carro. "
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos