Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - LUMILEDS OEM

Domingo, 28 Abril 2019 23:45 | Actualizado em Sexta, 08 Novembro 2019 11:39

Dirk Vanderhaeghen, Diretor Sénior da Lumileds OEM

"O veículo elétrico e autónomo oferece grandes oportunidades de futuro para a iluminação automóvel, mas é necessário atualizar a regulação para incentivar a inovação contínua" - Entrevista com Dirk Vanderhaeghen, Diretor Sénior da Lumileds OEM, empresa que fabrica e vende a marca de iluminação Philips.
Na entrevista Dirk Vanderhaeghen, Diretor Sénior da Lumileds OEM, destaca as oportunidades de futuro que oferece a iluminação de veículos elétricos e autónomos, e salienta a importância de atualizar a regulamentação para apoiar a inovação contínua.

Graduado em 1992 com o mestrado em Engenharia Eletrónica pela Universidade de Ghent (Bélgica). Ingressou na Philips Lighting em 1995 e trabalhou em diferentes áreas de aplicação de iluminação especial e iluminação para projeção digital. Em 2005, ingressou na Philips Automotive Lighting em Aachen (Alemanha). Entre 2009 e 2013, trabalhou para a Lumineds em San José (Califórnia, Estados Unidos). Em meados de 2013, regressou à Alemanha, onde atualmente é responsável pela estratégia de mercado para o negócio automóvel OEM.

"Estamos a investigar as possibilidades de interconectar os sistemas de iluminação com outros dispositivos, como câmaras. Como diretor sénior de estratégia de mercado para os OEMs, o meu trabalho consiste em avaliar as tendências em aplicações e traduzi-las em opções de exploração de tecnologia. Colaborarei com os nossos parceiros para determinar oportunidades de inovação que nos permitam criar novas aplicações baseadas em tecnologias óticas e eletrónicas inovadoras”.

Quais são os principais desafios que enfrenta um fabricante de sistemas de iluminação automóvel?

"No mercado premium, os fabricantes de automóveis querem destacar-se através de soluções inovadoras. Oferecemos-lhes novas tecnologias que proporcionam um maior desempenho e diferenciação graças às suas caraterísticas ampliadas".

"No mercado em massa, estamos focados no desenvolvimento de soluções modulares económicas que permitam a execução eficiente de projetos de inovação na indústria global de iluminação automóvel".

"Ao desenvolver novas tecnologias, é importante monitorizar cuidadosamente a evolução das regulamentações que regem o futuro do mercado automóvel. Acreditamos que a regulamentação deve ser revista e atualizada de forma oportuna para que seja possível industrializar e comercializar as novas soluções de iluminação digital que os veículos automatizados exigirão”.

Quais são as linhas de trabalho atuais da Lumileds?

"No mercado de luxo, estamos a desenvolver uma nova linha de produtos LED de alta luminescência para que as óticas possam ser miniaturizadas ainda mais para permitir perfis de iluminação ainda mais finos, melhorando o estilo dos faróis".

"No mercado em massa, estamos a aumentar a eficiência elétrica das soluções de iluminação dos automóveis, reduzindo o consumo de energia das baterias e minimizar os custos gerais de fabricação; é uma tendência impulsionada pelos fabricantes de automóveis em geral através do uso de soluções modulares e mais padronizadas".

A fabricação de automóveis está a passar por um período de evolução para enfrentar os desafios da mobilidade futura. Como se concretiza essa evolução no caso da iluminação dos veículos?

"Estamos a precisar do aparecimento de faróis digitais de alta resolução, que integram várias características relacionadas com o controlo automático dos faróis. Atualmente, os sistemas de controlo de iluminação padrão distribuem o fluxo luminoso exclusivamente para a área do feixe de condução, que se ilumina. No entanto, a nova tecnologia de feixes de condução adaptativos direciona o feixe de luz dos faróis, dependendo dos obstáculos na estrada".

"A inteligência artificial pode melhorar os sistemas de iluminação de veículos autónomos refinando os parâmetros de deteção e tornando-os mais sensíveis a perigos externos, como peões".

"Os faróis digitais combinam efetivamente a visão baseada no raciocínio humano com a inteligência artificial, o que torna possível obter uma iluminação mais definida. Este tipo de iluminação melhora o desempenho das câmaras, por exemplo, permitindo uma melhor deteção de obstáculos, marcas, sinais, utilizadores da estrada e outros veículos".

"A sinalização dinâmica através de um display ou ecrã para futuros veículos autónomos é um exemplo do verdadeiro potencial de evolução no design e na funcionalidade que contribuirá para melhorar a segurança rodoviária".

Qual é a sua principal missão como o máximo responsável pela estratégia de mercado para os clientes OEM da indústria automóvel?

"A Lumileds é uma empresa global que fornece soluções de iluminação em diversos âmbitos de aplicação, incluindo o setor automóvel (LED e lâmpadas de halogênio e de xenón convencionais). Desenvolvemos novas soluções de iluminação para faróis e aplicações de sinalização para os automóveis do futuro".

"As megatendências e as rápidas mudanças nas aplicações para faróis e sinalização fazem com que seja essencial que ofereçamos novas soluções técnicas para melhor satisfazer as necessidades dos fabricantes de automóveis".

Sobre a Lumileds

Para as empresas automóveis, de mobilidade, conectividade e iluminação que exigem soluções de iluminação inovadoras, a Lumileds é uma líder global que emprega mais de 9.000 colaboradores nas suas equipas que operam em mais de 30 países. Os parceiros da Lumileds com os seus clientes expandem os limites da luz.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos