Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - 10 COISAS QUE TEM DE SABER

Terça, 13 Fevereiro 2018 12:42 | Actualizado em Sábado, 26 Maio 2018 05:16

10 coisas que tem que saber para conduzir em segurança no inverno

Ninguém gosta de ficar parado na estrada, sobretudo no inverno, pelo que se deve assegurar de que tem os conhecimentos necessários e de que o seu veículo se encontra sempre nas melhores condições.

1. Conheça o seu carro
Conduzir em condições adversas requer algum conhecimento do comportamento do seu veículo. Mas mesmo que considere que o conhece como ninguém e que tem perícia suficiente, deve conduzir com precaução para poder controlar ou parar o seu veículo em segurança.

2. Regule a pressão dos pneus
Se a temperatura for baixa, a pressão dos pneus desce proporcionalmente. Por exemplo, se um pneu for enchido a 2 bar (29 psi) a 20 °C, a pressão pode baixar para 1,8 bar (26 psi) a 0 °C. Deve portanto encher os pneus à pressão mais adequada de acordo com a temperatura.

3. Verifique o para-brisas

Um pequeno toque no para-brisas pode, em condições climáticas extremas, estilhaçar o vidro na totalidade. Deste modo, deve verificar a integridade do para-brisas do seu veículo e, em caso de necessidade, proceder à sua substituição.

4. Prepare-se para a neve
Se for conduzir em estradas com neve, deve antecipadamente aprender a colocar e retirar as correntes de forma eficiente. Lembre-se de guardar na sua viatura um par de luvas e uma boa lanterna, para auxiliar no processo. Durante a condução na neve, lembre-se de acelerar e desacelerar lentamente; é o melhor método para garantir a tração da viatura e evitar derrapagens.

5. Controle as derrapagens
Para evitar uma derrapagem numa curva, deve pressionar suavemente o travão antes de entrar na curva e girar gradualmente o volante. Lembre-se que enquanto realiza a curva não deve travar nem acelerar.

Se o carro derrapar, mantenha a calma, mantenha os pés afastados dos pedais e vire o carro na direção em que o carro está a derrapar. Por exemplo, se você estiver a deslizar para a esquerda, gire suavemente o volante para a esquerda, para anular o deslize.

6. Desligue o Cruise Control
Se estiver a conduzir numa autoestrada, assim que começar a chover, deve desligar o cruise controlpara estar mais atento às condições da estrada e poder desacelerar e travar de forma mais imediata.

7. Torne-se visível no nevoeiro
Antes de mais, deve conhecer a localização do interruptor das luzes de nevoeiro. As luzes de nevoeiro frontais são mais amareladas e estão direcionados para baixo, permitindo cortar de forma mais eficiente a neblina e iluminar a estrada.

8. Evite áreas inundadas e aquaplanagens
Pela incerteza da profundidade das "poças de água” deve evitar atravessar este tipo de zonas. Mas se tiver que acontecer, conduza com uma mudança inferior para ganhar mais tração, e deve evitar realizar travagens durante estes momentos para que a viatura não entre em derrapagem.

Se a profundidade for mais elevada, a água pode ser sugada para a válvula de admissão de ar e, em seguida, o motor poderá parar. Depois de atravessar estas zonas, deve pressionar o travão abruptamente, para criar fricção e calor, o que poderá ajudar a secá-lo. Verifique através dos retrovisores, antes de pressionar o travão, se pode fazê-lo!

9. Verifique o sistema de refrigeração
Certifique-se de que tem a quantidade adequada de líquido de refrigeração no seu veículo e que é suficiente para suportar as temperaturas que vier a enfrentar. Deve consultar o manual do proprietário do seu veículo para recomendações específicas sobre o líquido.

10. Faça um check-up ao seu carro

Se tiver alguma dúvida ou se necessitar de ajuda especializada, visite uma das oficinas Midas localizadas nos postos Galp ou outra perto de si.
Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos