Velocidade Online

Comércio e Industria - Tecnica

COMÉRCIO & INDUSTRIA - PNEUS ENCARECEM

Terça, 13 Fevereiro 2018 15:38 | Actualizado em Sábado, 22 Setembro 2018 01:53

Os pneus encareceram metade em relação ao IPC* em 2017

O preço dos pneus, em Espanha, aumentou apenas 0,6% no ano passado, cinco décimos a menos do que o CPI geral, de acordo com os dados do INE recolhidos pela MKD Automotive Solutions.

Um dos componentes de maior rotação nos veículos são os pneus. Este elemento fundamental na segurança dos automóveis é, sem dúvida, um dos grandes esquecidos pelos condutores quando se trata de cuidar deles (verificar periodicamente a sua pressão, o padrão de piso) e substitui-los quando chega a hora.

De acordo com o cálculo da Direcção-Geral do Tráfego (DGT), cerca de mais de um milhão de veículos, 5%, circulam com defeitos graves nos pneus, principalmente por ter uma profundidade do desenho abaixo do mínimo legal de 1,6 mm; têm desgaste irregular devido a uma má suspensão ou alinhamento incorreto; e circulam com uma pressão errada.

No entanto, esta aparente necessidade de substituir os pneus em centenas de milhares de veículos não se traduziu numa demanda maior por pneus de reposição pelo menos se os dados do Instituto Nacional de Estatística forem levados em consideração. Recolhidos pela MKD Automotive Solutions, a plataforma tecnológica para a gestão eficiente da manutenção de frotas de automóveis de empresas de aluguer de automóveis, seguradoras e empresas de mobilidade.

Desta forma, os preços dos pneus subiram apenas 0,6% em 2017, o que é cinco décimos abaixo do IPC, que fechou no ano passado em 1,1%. Além disso, esses dados chamam ainda mais atenção, se possível, quando o preço das peças sobressalentes de automóveis apresentou um aumento de 4,5%. Claro, o preço dos lubrificantes, outro elemento do alto volume de negócio nos veículos, também teve um bom desempenho em 2017 para registar uma queda de 0,2% no ano passado.


Facebook
Facebook
Visitas
Visitantes em linha
contador gratuito de visitas Total de visitas
Contacte-nos